Quem tem medo do "Opus postumum"?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Kant e-prints (Online) |
Texto Completo: | https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1284 |
Resumo: | O artigo toma como referência a recepção do Opus postumum de Kant pelos filósofos brasileiros. Discute-se o argumento da senilidade de Kant nos textos tardios como justificativa para a pouca produção de teses e artigos em torno desta obra em contraposição a aqueles que a enfrentam como parte da obra de Kant e mais, como acabamento da Filosofia transcendental. Depois, apresentam-se, em linhas gerais, alguns dos argumentos da ‘escola semântica’, que faz uma interpretação sistemática da Filosofia de Kant, em que o homem aparece como o terceiro termo que liga as partes da Filosofia transcendental, garantidor da exequibilidade das ideias da razão. “Quem tem medo do Opus postumum?” toma Kant como exemplo para fazer uma provocação à nossa relação com a tradição da História da filosofia e à maneira como produzimos pensamento filosófico no Brasil. |
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Quem tem medo do "Opus postumum"?KantOpus postumumrecepção de filosofias no BrasilO artigo toma como referência a recepção do Opus postumum de Kant pelos filósofos brasileiros. Discute-se o argumento da senilidade de Kant nos textos tardios como justificativa para a pouca produção de teses e artigos em torno desta obra em contraposição a aqueles que a enfrentam como parte da obra de Kant e mais, como acabamento da Filosofia transcendental. Depois, apresentam-se, em linhas gerais, alguns dos argumentos da ‘escola semântica’, que faz uma interpretação sistemática da Filosofia de Kant, em que o homem aparece como o terceiro termo que liga as partes da Filosofia transcendental, garantidor da exequibilidade das ideias da razão. “Quem tem medo do Opus postumum?” toma Kant como exemplo para fazer uma provocação à nossa relação com a tradição da História da filosofia e à maneira como produzimos pensamento filosófico no Brasil.Centre for Logic, Epistemology, and the History of Science (CLE)2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1284Kant e-prints; v. 13 n. 1 (2018); 74-93Kant e-Prints; Vol. 13 No. 1 (2018); 74-931677-163Xreponame:Kant e-prints (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/1284/1050Copyright (c) 2018 Kant e-Printsinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiza, Suze2021-10-14T03:55:26Zoai:www.cle.unicamp.br/eprints/:article/1284Revistahttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/PUBhttps://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/oaiclekant@unicamp.br||danielomarperez@hotmail.com||daniel.omar.perez@pq.cnpq.br1677-163X1677-163Xopendoar:2021-10-14T03:55:26Kant e-prints (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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