Kant e Putnam: rumo à construção de um realismo crítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Kant e-prints (Online) |
Texto Completo: | https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/kant-e-prints/article/view/465 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é mostrar que, para além das notórias semelhanças na orientação gnoseológica básica, as principais teses e métodos críticos de Hilary Putnam em sua argumentação contra o “realismo metafísico” têm uma grande influência e analogia com as teses e estratégias argumentativas kantianas. Para começar, há uma analogia no caráter bifrontal da discussão que Putnam leva adiante contra o realismo metafísico e contra o relativismo cultural; com a dupla polêmica que o Idealismo Transcendental de Kant desenvolveu, por um lado, contra o realismo indireto de Descartes e Locke e, por outro, contra o idealismo subjetivo de Berkeley. Em segundo lugar, Putnam sustentará que o realismo metafísico e o relativismo cultural se irmanam porque, ao desconhecerem as condições reais de construção e validação do conhecimento, pretenderão um falso apoio objetivo que, ao fracassar enquanto tal, remonta a ambas posições a adesão a explicações metafísicas infundadas. Analogamente, Kant resumirá seu duplo enfrentamento em um diagnóstico comum para seus dois contendores: falta de reconhecimento das condições epistêmicas do conhecimento. Por um lado, mostra as consequências céticas da análise de Hume e, por outro, procura mostrar as consequências idealistas que derivam da teoria newtoniana do espaço e do tempo. Como consequência disso, depois de analisar outras inovações gnoseológicas de Kant, proponho que, ao final deste artigo, estejamos em condições de derivar algumas observações metafilosóficas sobre certas modalidades gerais na evolução do pensamento filosófico. |
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