Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Cláudio Leite, 1982-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637586
Resumo: Orientador: Maria Filomena Gregori
id UNICAMP-30_010ce6c9372feccd5e7ed08871c7a64e
oai_identifier_str oai::1095258
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performanceSalvador and São Paulo artists : intersecting disability with the performance artDeficiência físicaPerformance (Arte)CorpoGêneroPhysical DisabilityPerformance artBodyRightsOrientador: Maria Filomena GregoriTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, o Brasil foi território de questionamentos importantes no campo das artes, que implicaram em interpelações conceituais e funcionais do corpo. Este período histórico é exemplar do estudo a partir do qual apresento o trabalho de três artistas brasileiros, com deficiência física: Edu O., de Salvador (BA), e Estela Lapponi e Roger Migliorini, de São Paulo (SP). A questão geral é pensar o entrecruzamento entre biografia, trajetória e repertório como fatores que implicam tensionamentos na experiência e na percepção da deficiência física. Me deterei ao âmbito da arte da performance em seus modos de criar saberes e práticas que, em consonância com a experiência do artista em suas redes, em diferentes espaços, desestabiliza os significados dados ao corpo, criando uma perspectiva que provoca fissuras em certas normatividades corporais. Para tanto, apresento a obra de arte como política corporal, nesse cenário recente das artes, que é marginal, com vistas a pensar o que ele apresenta de novo para o campo dos Estudos de Gênero, se somando ao debate existente sobre corpo e direitos. Esse contexto produziu duas alterações sensíveis para o objetivo do estudo que apresentarei: uma delas foi a abertura dos artistas e suas obras para a esfera pública, desdobrando, nesse caso específico, na ideia de arte como direito, ampliando a plural relação entre arte e política; a outra foi a diversificação das noções de corpo a partir de técnicas, métodos e saberes, que tornou possível o reconhecimento e a legitimação de uma diversidade corporal, para responder às novas significações produzidas pelas políticas do movimento. Diante disso, a arte da performance foi responsável por subsidiar novos repertórios de ativismo, fazendo a crítica aos paradigmas artísticos, governamentais e não governamentais e aos movimentos sociais em seu enfrentamento dos impedimentos sociais colocados através de doenças e lesões, transformando-os em crítica cultural e num pensamento que considera o corpo enquanto plataforma de resistência política a partir da construção de tecnologias de gênero que tensionam normatividades e suas precariedadesAbstract: Between the end of the 1960s and the beginning of the 1970s, Brazil was the territory of important questions in the field of the arts, which implied conceptual and functional interpellations of the body. This historical period is exemplary of the study from which I present the work of three Brazilian artists with physical disabilities: Edu O., of Salvador (BA), and Estela Lapponi and Roger Migliorini, of São Paulo (SP). The general question is to think of the interweaving between biography, trajectory and repertoire as factors that imply tensions in the experience and perception of the physical disability. I will dwell on the scope of performance art in its ways of creating knowledge and practices that, in harmony with the artist's experience in their networks, in different spaces, destabilizes the meanings given to the body, creating a perspective that causes cracks in certain body normativities. To this end, I present the work of art as corporal politics in this recent landscape of the arts, which is marginal, in order to think what it presents again for the field of Gender Studies, adding to the existing debate on body and rights. This context produced two sensitive changes for the purpose of the study that I will present: one of them was the opening of artists and their works to the public sphere, unfolding, in this specific case, the idea of art as law, expanding the plural relation between art and politics ; the other was the diversification of notions of body from techniques, methods and knowledge, which made possible the recognition and legitimation of a bodily diversity, in order to respond to the new meanings produced by the policies of the movement. Thus, the art of performance was responsible for subsidizing new repertoires of activism, criticizing artistic, governmental and non-governmental paradigms and social movements in their confrontation of social impediments posed by diseases and injuries, transforming them into cultural criticism and in a thought that considers the body as a platform of political resistance from the construction of gender technologies that strain normativities and their precariousnessDoutoradoCiências SociaisDoutor em Ciências SociaisFAPESP2013/23971-1[s.n.]Gregori, Maria Filomena, 1959-Nascimento, Silvana de SouzaCerqueira, Amanda Patrycia Coutinho de,Rodrigues, Carolina CantarinoFrança, Isadora LinsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeandro, Cláudio Leite, 1982-20192019-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (128 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637586LEANDRO, Cláudio Leite. Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP): entrecruzando deficiência à arte da performance. 2019. 1 recurso online (128 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637586. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095258Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T16:12:56Zoai::1095258Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-25T16:12:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
Salvador and São Paulo artists : intersecting disability with the performance art
title Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
spellingShingle Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
Leandro, Cláudio Leite, 1982-
Deficiência física
Performance (Arte)
Corpo
Gênero
Physical Disability
Performance art
Body
Rights
title_short Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
title_full Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
title_fullStr Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
title_full_unstemmed Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
title_sort Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP) : entrecruzando deficiência à arte da performance
author Leandro, Cláudio Leite, 1982-
author_facet Leandro, Cláudio Leite, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregori, Maria Filomena, 1959-
Nascimento, Silvana de Souza
Cerqueira, Amanda Patrycia Coutinho de,
Rodrigues, Carolina Cantarino
França, Isadora Lins
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Cláudio Leite, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência física
Performance (Arte)
Corpo
Gênero
Physical Disability
Performance art
Body
Rights
topic Deficiência física
Performance (Arte)
Corpo
Gênero
Physical Disability
Performance art
Body
Rights
description Orientador: Maria Filomena Gregori
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637586
LEANDRO, Cláudio Leite. Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP): entrecruzando deficiência à arte da performance. 2019. 1 recurso online (128 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637586. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637586
identifier_str_mv LEANDRO, Cláudio Leite. Artistas de Salvador (BA) e São Paulo (SP): entrecruzando deficiência à arte da performance. 2019. 1 recurso online (128 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637586. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095258
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (128 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152433897472