Infância e educação no início do século XX : materialidades, práticas e representações. O acervo da Creche Baroneza de Limeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla de, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641235
Resumo: Orientador: Maria do Carmo Martins
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spelling Infância e educação no início do século XX : materialidades, práticas e representações. O acervo da Creche Baroneza de LimeiraChildhood and education at the beginning of the 20th century in the city of São Paulo : materialities, practices and representations. The collection of Creche Baroneza de LimeiraEducaçãoHistória culturalCultura materialInfânciaEducação infantilCreches - Séc. XXEducationCultural historyMaterial CultureChildhood ChildDaycare center - 20th centuryOrientador: Maria do Carmo MartinsTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho aborda, pela perspectiva da história cultural da educação, o surgimento das creches no Brasil a partir do acervo documental, artefatos e espaço edificado de uma instituição denominada Creche Baroneza de Limeira, criada no início do século XX, em São Paulo. Buscando compreender como as práticas de atendimento à infância são representadas, tomando a cultura material como um dos seus elementos fundamentais, percebe-se como os artefatos contribuem para configurar formas de educar as crianças em um ambiente institucionalizado. Tais artefatos são compreendidos no âmbito das produções culturais e contribuem para o entendimento de significados atribuídos à produção histórica da infância. A partir dos materiais encontrados no acervo (mobiliário, fotografias, livros de matrículas, atas de reuniões e relatórios) compreendem-se os diversos discursos produtores de práticas sociais e representações sobre um modelo educativo de educar e cuidar das crianças dentro de uma creche. O recorte temporal vai de 1905, quando a Associação "Gotta de Leite" foi criada, mantendo posteriormente seu trabalho atrelado à creche, até 1950, quando ocorrem alterações na instituição por mudanças em seu espaço físico. Em diálogo com a abordagem teórico-metodológica de Escolano Benito (2016) pautada na etno-história das instituições educativas, entende-se que os objetos-vestígios (objetos-huella) do passado carregam consigo representações e significados que, na intersecção com seu contexto cultural de produção e uso, são apropriados pelo historiador do presente. Ao estabelecer tais conexões, realiza-se um percurso arqueológico de investigação que permite a instauração de um sujeito construído a partir das memórias e experiências institucionais. No caso da Creche Baroneza de Limeira, seu acervo, compreendido à luz de Escolano como um sítio arqueológico, foi organizado em categorias e, cada uma delas analisada em seus contextos. Como resultado, foram identificadas uma série de representações sobre a infância do início do século XX, pautada nos discursos médicos e religiosos, trazendo inclusive a reflexão de que estas instâncias criavam modelos de atuação, ora colocados em disputa, ora atuando em concomitância, em uma estreita relação entre educação e assistência. A presença de beneméritas representantes das tradicionais famílias cafeeiras paulistas, participando da configuração da creche e defendo-a como inovadora, em prol de um projeto civilizador, também emergiu de forma marcante na materialidade e na organização dos trabalhos desse local. Tal abordagem e, a disposição em pesquisar as práticas e as representações da infância por sua materialidade, vem ao encontro das pesquisas históricas da educação que buscam diversificar as fontes e repensar as formas como a creche foi assumindo seu lugar educativo na sociedade contemporâneaAbstract: The current work approaches, from the perspective of the cultural history of education, the emergence of daycare centers in Brazil from the documentary collection, artifacts and built space of an institution called Creche Baroneza de Limeira, created in the early 20th century, in São Paulo. Seeking to understand how childcare practices are represented, taking material culture as one of its fundamental elements, one realizes how artifacts contribute to configure ways of educating children in an institutionalized environment. Such artifacts are understood within the scope of cultural productions and contribute to the understanding of the meanings attributed to the historical production of childhood. From the materials found in the collection (furniture, photographs, registration books, minutes of meetings and reports) it is possible to understand the various discourses producing social practices and representations about an educational model of educating and caring for children within a daycare. The time cut goes from 1905, when the "Gotta de Leite" Association was created, later keeping its work tied to the daycare, until 1950, when changes occurred in the daycare due to changes in its physical space. In dialogue with the theoretical-methodological approach of Escolano Benito (2016) based on the ethno-history of educational institutions, it is understood that the objects-vestiges (objetos-huella) of the past carry with them representations and meanings that, at the intersection with their cultural context of production and use, are appropriated by the historian of the present. When establishing such connections, it happens an archaeological investigation course, which allows the establishment of a subject constructed from institutional memories and experiences. In the case of Creche Baroneza de Limeira, its collection, understood in the light of Escolano as an archaeological site, was organized into categories and each of them analyzed in their contexts. As a result, a series of representations about childhood from the beginning of the 20th century were identified, based on medical and religious discourses, including the reflection that these instances created models of action, sometimes put into dispute, sometimes acting in concomitance, in a close relationship between education and assistance. The presence of benefactors women representatives of the traditional coffee families from São Paulo, participating in the daycare's configuration and defending it as an innovator, in favor of a civilizing project, also emerged in a remarkable way in the daycare's materiality and organization. This approach, and the tendency to research practices and representations of childhood due to its materiality, is in line with the historical researches of education that search to diversify the sources and rethink the ways in which the daycare has assumed its educational place in contemporary societyDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Martins, Maria do Carmo, 1964-Pinto Junior, ArnaldoSouza, Gizele deCorrêa, Priscila KaufmannSilva, Vera Lucia Gaspar daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Carla de, 1982-20202020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (258 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641235OLIVEIRA, Carla de. Infância e educação no início do século XX: materialidades, práticas e representações. O acervo da Creche Baroneza de Limeira. 2020. 1 recurso online (258 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641235. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164370Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-05T14:06:10Zoai::1164370Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-05T14:06:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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