Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616465
Resumo: Orientador: Hernandes Faustino de Carvalho
id UNICAMP-30_030b48c7f6f45c10ed113a3553e2923d
oai_identifier_str oai::835223
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celularCreation, application and evaluation of RPG-based classes for cell biology teachingJogos de representaçãoJogos de fantasiaAprendizagem por atividadesJogos em gruposBiologia celular - Estudo e ensinoTheatrical gamesRole-playng gameActivity learningGames groupsCellular biology - Study and teachingOrientador: Hernandes Faustino de CarvalhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de BiologiaResumo: O aluno que se envolve com seu processo de aprendizagem aprende melhor. A partir dessa premissa, nosso objetivo no presente estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar uma nova ferramenta didática em disciplinas de Biologia Celular, baseada em aulas com RPG (roleplaying game). O RPG é um sistema de jogo cooperativo onde os participantes têm objetivos comuns e precisam atuar em grupo para alcançá-los. Aplicado à educação, acreditamos que funciona como um facilitador da aprendizagem ativa, sendo o aluno o construtor de seu conhecimento enquanto participa da aula, orientado pelo professor. A criação e aplicação dessas aulas constitui desafio estimulante para professores, e a formação de professores também constituiu foco dentro desse estudo. A metodologia incluiu: pesquisas teóricas sobre o assunto a ser trabalhado na aula (um processo celular como síntese de ATP, por exemplo) e subsequente criação da aula na forma de uma aventura; testes das aulas criadas; aplicação das aulas a alunos de nível superior em diferentes cursos em três diferentes universidades; avaliação dos resultados através de notas em provas regulares das disciplinas, questionários, construção de mapas conceituais, depoimentos dos alunos e dos professores participantes, e observações dos alunos durante as aulas. Também foi avaliada a retenção do conteúdo em médio prazo, pela aplicação de um teste sem aviso prévio, um ano após a aula ter sido ministrada. Para comparar as médias de desempenho dos alunos as turmas foram divididas de forma que, enquanto metade dos alunos participou da aula com uso do RPG (GRPG), a outra metade participou de uma aula expositiva "tradicional" (GC). GC e GRPG tiveram notas iguais nas avaliações formais, exceto por uma questão na qual o GC teve melhor desempenho, embora ambos os grupos tenham tido notas muito baixas. Na avaliação de médio prazo, o GRPG foi melhor em duas questões. A maioria dos alunos que participaram do GRPG considerou que essa é uma boa metodologia didática que deve ser utilizada em sala de aula; entende que ela deve ser utilizada como ferramenta complementar à aula expositiva; sentiu-se estimulada a ler mais sobre os temas das aulas. Os alunos sentiram-se mais seguros em responder questões sobre os temas de Biologia Celular após as aulas com RPG. A análise dos mapas conceituais, construídos pelos alunos antes e depois da aula com RPG, permitiu concluir que novos conceitos foram incorporados à teia de conhecimento dos alunos, e que houve melhora significativa na forma como os conceitos foram correlacionados nos mapas. Professores e estudantes (voluntários e bolsistas, de graduação e pós-graduação), que atuaram como professores nas aulas consideraram essa ferramenta didática como um bom instrumento de aprendizagem. Nós concluímos que a aula com RPG é uma metodologia didática que pode trazer benefícios em termos da construção de conteúdos em Biologia Celular e é um potencial promotor da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de habilidades como cooperação e criatividadeAbstract: Student who gets involved with their learning process learns better. Starting from this premise, the aim of this study was to develop, implement and evaluate a new teaching method in the disciplines of cell biology, the RPG-based class. The RPG (role-playing game) is a cooperative game where the players have common goals and must work together actively to achieve the goals. Each student builds his own knowledge while participating in the classroom guided by the teacher. Creating and implementing these classes was an exciting challenge for teachers, and teacher training using this approach was also a focus of this study. The methodology included: theoretical research on the topics of cellular biology (a cellular process such as ATP synthesis, for example) and the subsequent creation of the class in the form of an RPG adventure, testing the created classes, and applying the material to students of higher education in three different universities. The students attended either an RPG-based class (GRPG) or a lecture (GC) on specific cellular biology topics. Pre- and post-class questionnaires, conceptual maps, regular exam scores and on an unannounced test one year later (medium-term retention) were compared to assess student attitudes and learning in the two groups. The evaluation also consisted of testimonials from students, interviews with participating teachers, and observations of students during class. GC scored better than GRPG in 1 of 20 regular exam questions, but the score for this one question was very low in both groups. In the medium-term evaluation the RPG group showed higher scores on 2 of 22 questions and left fewer questions unanswered. Most students who participated in the GRPG considered that this is a good teaching/learning method, that it should be used as a complementary tool to lecture, and felt more confident and encouraged to read more about the class topics. The analysis of concept maps constructed by students before and after school, shows that new concepts were incorporated into the web of knowledge of students, and a significant improvement in the concepts' connections were established as assessed by concept maps. Teachers and students who acted as teachers in the RPG-based classes considered this a good teaching/learning tool, and were willing to apply this tool in their own classrooms. Our results showed that RPGs is quantitatively as good as formal lectures, but can be an educational tool that gives students the chance to learn actively and potentially lead to a better retention of the acquired knowledgeDoutoradoBiologia CelularDoutor em Biologia Celular e Estrutural[s.n.]Carvalho, Hernandes Faustino de, 1965-Cortelazzo, Angelo LuizMermelstein, Claudia dos SantosGalembeck, EduardoGama, OatríciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de BiologiaPrograma de Pós-Graduação em Biologia Celular e EstruturalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616465RANDI, Marco Antonio Ferreira. Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular. 2011. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616465. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/835223porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:25:52Zoai::835223Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:25:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
Creation, application and evaluation of RPG-based classes for cell biology teaching
title Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
spellingShingle Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965-
Jogos de representação
Jogos de fantasia
Aprendizagem por atividades
Jogos em grupos
Biologia celular - Estudo e ensino
Theatrical games
Role-playng game
Activity learning
Games groups
Cellular biology - Study and teaching
title_short Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
title_full Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
title_fullStr Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
title_full_unstemmed Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
title_sort Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular
author Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965-
author_facet Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Hernandes Faustino de, 1965-
Cortelazzo, Angelo Luiz
Mermelstein, Claudia dos Santos
Galembeck, Eduardo
Gama, Oatrícia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos de representação
Jogos de fantasia
Aprendizagem por atividades
Jogos em grupos
Biologia celular - Estudo e ensino
Theatrical games
Role-playng game
Activity learning
Games groups
Cellular biology - Study and teaching
topic Jogos de representação
Jogos de fantasia
Aprendizagem por atividades
Jogos em grupos
Biologia celular - Estudo e ensino
Theatrical games
Role-playng game
Activity learning
Games groups
Cellular biology - Study and teaching
description Orientador: Hernandes Faustino de Carvalho
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616465
RANDI, Marco Antonio Ferreira. Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular. 2011. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616465. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616465
identifier_str_mv RANDI, Marco Antonio Ferreira. Criação, aplicação e avaliação de aulas com jogos cooperativos do tipo RPG para o ensino de biologia celular. 2011. 131 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616465. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/835223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189064654454784