Mulheres da Terra que alimentam a vida : espaços e tempos formativos da educação em saberes, em Nazaré Paulista (SP)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12059 |
Resumo: | Orientador: Norma Silvia Trindade de Lima |
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Mulheres da Terra que alimentam a vida : espaços e tempos formativos da educação em saberes, em Nazaré Paulista (SP)Women of the Earth who feed life : spaces end times for education in knowledge, in Nazaré Paulista (SP)EducaçãoMulheresEcologia agrícolaTrabalhadoras ruraisEcologiaEducationWomenAgroecologyWomen agricultural laborersEcologyOrientador: Norma Silvia Trindade de LimaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho traz como tema central as Mulheres da Terra e os saberes e conhecimentos que possuem, relativos à sua experiencia como mulheres rurais em Nazaré Paulista. Para averiguar como se constituíram como mulheres rurais, em um território que tem grande importância para a segurança hídrica e é responsável pelo fornecimento e abastecimento de água para a vida humana em grandes metrópoles paulistas, foram contatadas mulheres com mais de 60 anos. A condição de idade (acima de 60 anos) e local de vida (área rural) permitiu registrar como foram impactadas as mulheres rurais pelas grandes transformações havidas no território, decorrentes de obras estatais, como a construção de reservatórios de água e de rodovia. A metodologia adotada foi a pesquisaformação, que permite uma abordagem respeitosa e participativa, reconhecendo o processo como potencializador de novos conhecimentos, resultantes da partilha das narrativas. As narrativas e memórias se somaram às memórias da pesquisadora, que participou com sua (auto) biografia, amparada nas obras de Bragança (2014, 2018) e Abrahão (2016). A evidência da relevância dos saberes e conhecimentos tradicionais e ancestrais foi constatada, principalmente por serem fundamentais para as vidas em um território marcado pela Mata. A perspectiva adotada para a pesquisa é decolonial e foi amparada com as obras de Acosta (2016) e Krenak (2019, 2020, 2021 e 2022), trazendo o conceito de Bem Viver e a potencialidade das vidas que estão na Mata e que são essenciais para o cotidiano das Mulheres da Terra. A urgência para o trabalho é por serem os conhecimentos e saberes tradicionais e ancestrais esquecidos, quando há expansão do modo de vida urbano em áreas rurais. A narrativa das participantes, com a recepção das memórias de vida, priorizou o relato de como se formaram e se constituíram as experiências de vida dessas mulheres na Terra. O estudo denota que o processo educativo acontece nos tempos e espaços não formais (canteiros, hortas, conversas e encontros de fim de tarde) e pode ser considerado como movimento de resistência das Mulheres da Terra, de descolonialização dos sujeitos, dos saberes e conhecimentos e de prática educacional decolonial. O estudo permite uma amplitude na concepção da ecologia dos saberes, além de estabelecer outras perspectivas, tendo como referência o conceito de Bem Viver. A obra de Coccia (2018, 2020) explicita a potencialidade das plantas, como um elemento importante nas vidas em estão na Mata. Dada a urgência das mudanças climáticas e alterações nas vidas que decorrem da forma como os biomas são conservados, a Agroecologia e os conhecimentos de plantas e sua utilização são parte relevante do cotidiano das Mulheres da Terra e se somam ao vasto repertório tradicional e ancestral que vicejam no território de Nazaré Paulista. Para dialogar com a questão de gênero, foram consideradas as obras de pesquisadoras latinas, sob a perspectiva decolonialAbstract: This work has as its central theme the Women of the Earth and their knowledge related to their experience as rural women in Nazaré Paulista. To find out how they constituted themselves as rural women, in a territory that is of great importance for water security and is responsible for the supply of water for human life in large metropolises in São Paulo, women over 60 years old were contacted. The condition of age (over 60 years old) and place of living (rural area) allowed recording how rural women were impacted by the major transformations in the territory, resulting from public constructions, such as the water reservoirs and a highway. The methodology adopted was research-training, which allows a respectful and participatory approach, recognizing the process as a potentiator of new knowledge, resulting from the sharing of narratives. The narratives and memories were added to the memories of the researcher, who participated with her (self) biography, supported by the works of Bragança (2014, 2018) and Abrahão (2016). Evidence of the relevance of traditional and ancestral knowledge and knowledge was found, mainly because they are fundamental to lives in a territory marked by the Forest. The perspective adopted for the research is decolonial and was supported by the works of Acosta (2016) and Krenak (2019, 2020, 2021 and 2022), bringing the concept of Good Living and the potentiality of the lives in the Forest and that are essential for the daily life of the Women of the Earth. The urgency for this work is because traditional and ancestral knowledge are forgotten when there is expansion of the urban way of life in rural areas. The narrative of the participants, with the reception of life memories, prioritized the report of how the life experiences of these women on Earth were formed and constituted. The study denotes that the educational process takes place in non-formal times and spaces (flower beds, vegetable gardens, conversations and late-afternoon meetings) and can be considered as a movement of resistance by the Women of the Earth, of decolonialization of subjects, knowledge and decolonial educational practice. This study allows to expand the conception of the ecology of knowledge, in addition to establishing other perspectives, having as reference the concept of Good Living. Coccia's work (2018, 2020) turns explicit the potential of plants, as an important element in the lives existing in the Forest. Given the urgency of climate change and changes in lives that result from the way biomes are conserved, Agroecology and knowledge of plants and their use are a relevant part of the daily life of the Women of the Earth, added to the vast traditional and ancestral repertoire that flourish in the territory of Nazaré Paulista. In order to dialogue with the gender issue, the works of Latin female researchers were considered, from a decolonial perspectiveMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Lima, Norma Silvia Trindade de, 1960-Bragança, Inês Ferreira de SouzaMwewa, Christian MulekaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Analice Assunção de Souza, 1957-20232023-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (164 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12059NUNES, Analice Assunção de Souza. Mulheres da Terra que alimentam a vida: espaços e tempos formativos da educação em saberes, em Nazaré Paulista (SP). 2023. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12059. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346257Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T15:39:32Zoai::1346257Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-30T15:39:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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