Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Katharine Rafaela Diniz, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633813
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
id UNICAMP-30_03940fdcd1cdf441396abd2ce4285529
oai_identifier_str oai::1014610
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hackerA research-intervention creating "free and open source 3D animation" in a public school : education, cinema and hacker ethicEscolas públicasCinemaSoftware livreÉticaHackerBlender (Programa de computador)Public schoolsCinemaFree and open source softwareEthicHackerBlender (Computer program)Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque MirandaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa - intervenção acompanha experimentações estéticas entre cinema e animação 3D de código livre que se deram no ambiente escolar. Elas faiscaram através de/impulsionadas por/provocadas por práticas colaborativas de criação - em contato com plataformas virtuais como Blend Swap e Blender Cloud - entre estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Francisco Álvares, situada em Campinas - SP. Feitos com software livre e compartilhados através de licenças Creative Commons, os exercícios de experimentação serviram-se de princípios da Ética Hacker e da noção de dispositivo de criação de imagens apresentada por Cezar Migliorin, para propor reflexões sobre desvios e linhas de fuga que possam surgir na elaboração de projetos abertos quando submetidos a linhas de controle e linhas de abertura. Apoiando-se nas "Pistas do método da cartografia", organizadas por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia, e na ideia de "Igualdade das Inteligências", discutida por Jacques Rancière, observou-se que gestos de experimentação de uma comunidade escolar podem oferecer rearranjos e lançar novos desafios às redes de criação que as culturas de desenvolvimento colaborativo virtuais têm construído até agora. Com esta pesquisa, vislumbra-se contribuir para o debate sobre o lugar da criação e das tecnologias dentro da escola, ao sugerir pistas de potências estéticas escolares para o cinema e para a computação gráficaAbstract: This work of research - intervention follows a series of aesthetic experiments in a field between cinema and 3D animation on free code that took place in the school environment. They were flashed through / driven by / sparked by collaborative creative practices - in touch with virtual platforms like Blend Swap and Blender Cloud - among Middle School and High School students from State School Prof. Francisco Álvares, in Campinas - SP. Made with free software and shared under Creative Commons licenses, the experimental exercises used principles of Hacker Ethics and the notion of image creating devices presented by Cezar Migliorin, to propose reflections on deviations and lines of flight that may arise in the elaboration of open projects submitted to control lines and opening lines. Guided by "The Cartographic Method of Research-Intervention", organized by Eduardo Passos, Virginia Kastrup and Liliana da Escóssia, and the idea of "Equality of Intelligences", discussed by Jacques Rancière, it was observed that gestures of experimentation of a school community can offer rearrangements and present new challenges to the creative networks that the collaborative virtual development cultures have built so far. It is expected that this research may contribute to the debate on the role of creation and technologies within the school, by suggesting clues of the school's aesthetic potencies for the creation on cinema and computer graphicsMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES[s.n.]Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque, 1965-Pretto, Nelson de LucaOliveira Junior, Wencesláo Machado deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Katharine Rafaela Diniz, 1988-20182018-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 251 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633813NUNES, Katharine Rafaela Diniz. Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker . 2018. 1 recurso online ( 251 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633813. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014610Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-28T15:17:39Zoai::1014610Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-28T15:17:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
A research-intervention creating "free and open source 3D animation" in a public school : education, cinema and hacker ethic
title Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
spellingShingle Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
Nunes, Katharine Rafaela Diniz, 1988-
Escolas públicas
Cinema
Software livre
Ética
Hacker
Blender (Programa de computador)
Public schools
Cinema
Free and open source software
Ethic
Hacker
Blender (Computer program)
title_short Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
title_full Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
title_fullStr Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
title_full_unstemmed Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
title_sort Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker
author Nunes, Katharine Rafaela Diniz, 1988-
author_facet Nunes, Katharine Rafaela Diniz, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque, 1965-
Pretto, Nelson de Luca
Oliveira Junior, Wencesláo Machado de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Katharine Rafaela Diniz, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas
Cinema
Software livre
Ética
Hacker
Blender (Programa de computador)
Public schools
Cinema
Free and open source software
Ethic
Hacker
Blender (Computer program)
topic Escolas públicas
Cinema
Software livre
Ética
Hacker
Blender (Programa de computador)
Public schools
Cinema
Free and open source software
Ethic
Hacker
Blender (Computer program)
description Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-04-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633813
NUNES, Katharine Rafaela Diniz. Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker . 2018. 1 recurso online ( 251 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633813. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633813
identifier_str_mv NUNES, Katharine Rafaela Diniz. Uma pesquisa-intervenção criando "animação 3D livre" numa escola pública : educação, cinema e ética hacker . 2018. 1 recurso online ( 251 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633813. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014610
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 251 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189125888147456