A convivência como promotora da autonomia moral : construção de instrumentos de avaliação em escolas de ensino médio
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641408 |
Resumo: | Orientadores: Telma Pileggi Vinha, Juliana Aparecida Matias Zechi |
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A convivência como promotora da autonomia moral : construção de instrumentos de avaliação em escolas de ensino médioThe coexistence as a promoter of moral autonomy : building instruments of assessment in high school institutionsConvivência - Aspectos morais e éticosÉticaAdolescentes - CondutaConvivência escolarInstrumentos de medidaCoexistence - Moral and ethical aspectsEthical coexistence at schoolAdolescents - ConductSchool coexistenceMeasuring instrumentsOrientadores: Telma Pileggi Vinha, Juliana Aparecida Matias ZechiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As escolas brasileiras têm enfrentado problemas de convivência recorrentes, como indisciplina, violência, bullying, entre outros, apresentando dificuldades para lidar com eles. Ao mesmo tempo, buscam favorecer o desenvolvimento sociomoral e emocional, particularmente a autonomia moral, nem sempre sabendo ao certo como promovê-los e construir uma convivência na instituição educativa que possa ser qualificada como ética e democrática. Entende-se que esta forma de convivência ocorre, quando no dia a dia, nas ações da escola e em situações de conflitos, as soluções são baseadas em valores vinculados ao diálogo, à participação cooperativa, à justiça, ao respeito e à solidariedade. Uma convivência em que se repudiam soluções autoritárias, submissas, violentas ou individualistas e se promovam a participação nas decisões, na discussão e elaboração de regras e a formação de sujeitos autônomos, de consciência crítica, que, baseados nos princípios morais, avaliam cotidianamente as normas, atitudes e tradições. O objetivo desta pesquisa é a construção de instrumentos de medida adequado à realidade das escolas brasileiras, para avaliar a qualidade da convivência na perspectiva de estudantes, docentes e equipe gestora de Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Temos como objetivos específicos: elaborar itens para a construção dos instrumentos de medida na perspectiva de estudantes, docentes e equipe gestora; analisar a validade de conteúdo dos instrumentos de medida, por meio da análise de especialistas; aplicar um piloto em escola pública e aperfeiçoar a elaboração dos itens. A pesquisa configura-se em um estudo qualitativo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, baseada na teoria construtivista. Para esse fim, realizou-se, inicialmente, um levantamento bibliográfico para identificação e análise de instrumentos que embasaram este estudo. A partir da análise, que considerou o objetivo de cada instrumento, sua estrutura, os indicadores e dimensões contempladas, os itens elaborados, a quem era direcionado, sua pertinência, os problemas e limitações encontradas, elaborou-se os instrumentos para estudantes, docentes e equipe gestora. Tais instrumentos, foram criados em conjunto com o grupo de pesquisadores do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Unicamp / Unesp). Posteriormente, realizou-se reuniões com os pesquisadores do GEPEM, que contribuíram como especialistas na área, para revisão e reescrita dos itens. Aplicou-se um estudo piloto, de modo virtual, com estudantes, docentes e equipe gestora de escola pública, visando verificar a pertinência, redação e compreensão dos itens dos instrumentos e o tempo aproximado que cada pessoa levou para responder o questionário. Os instrumentos, compostos de itens em formato Likert de quatro pontos, estão organizados em sete dimensões inter-relacionadas: relações interpessoais na escola; regras, resolução de conflitos e sanções; problemas de convivência: manifestações perturbadoras e manifestações violentas; condutas de risco e sofrimento emocional; convivência, competências socioemocionais e valores morais como objeto de conhecimento; espaços de convivência, participação e protagonismo dos jovens e espaços coletivos de participação na escola e família, escola e comunidade (território), há também dados de contexto e perfil. O questionário voltado aos estudantes é composto por 261 itens; o destinado aos docentes apresenta 250 itens; e o para a equipe gestora é constituído por 229 itens. Pretende-se que os instrumentos possam contribuir para que a escola obtenha informações úteis para a elaboração e avaliação de propostas de intervenção para a melhoria da qualidade da convivência, bem como possam ser empregados por redes de educação, de forma a fornecer informações para as suas unidades escolares e orientar Políticas Públicas.Abstract: Brazilian schools have been facing recurrent problems of coexistence, such as indiscipline, violence, bullying and, among others, they have been presenting difficulties in dealing with them. Concurrently, they seek to favor socio-moral and emotional development, in particular the moral autonomy, not always knowing exactly how to promote them and how to build coexistence in the educational institution that can be qualified as ethical and democratic. It is understood that this form of coexistence occurs, when daily, in school actions and in situations of conflict, solutions are based on values linked to dialogue, cooperative participation, justice, respect and solidarity. Such coexistence in which authoritarian, submissive, violent, or individualistic solutions are repudiated and the participation in decisions, in the discussion and elaboration of rules and the formation of autonomous, critically aware subjects are promoted, the evaluations of the norms on a daily basis, attitudes and traditions are based on moral principles. This research aims to building measuring instruments which are appropriate to the reality of Brazilian schools, to assess the quality of coexistence from the perspective of students, teachers and the management team of high schools in public and private institutions. We have as specific objectives: to elaborate items for the construction of the measuring instruments from the perspective of students, teachers and management team; to analyze the content validity of the measuring instruments through the analysis of specialists; to apply a pilot version in a public school and to improve the elaboration of the items. The present research has been designed as a qualitative study which was done through bibliographic research, based on the constructivist theory. In order to do so, a bibliographic survey was initially carried out to identify and analyze the instruments that supported this study. The development of these tools for students, teachers and management teams, were based on the analysis that comprehended the objective of each instrument, its structure, the indicators and dimensions contemplated, the items elaborated, to whom it was directed, its pertinence, the problems and the limitations encountered. Such instruments were created alongside the group of researchers from GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Unicamp / Unesp). Subsequently, meetings were held with researchers from GEPEM, who contributed as experts in the field to review and rewrite the items. A pilot study was applied, in a virtual way, with students, teachers and public school management teams, aiming to verify the pertinence, writing and understanding of the items of the instruments and the approximate time that each person would take to answer the questionnaire. The instruments, composed of items in a Likert four-point format, are organized into seven interrelated dimensions: interpersonal relationships at school; rules, conflict resolution and sanctions; coexistence problems: disturbing manifestations and violent manifestations; risk behaviors and emotional distress; coexistence, socio-emotional competences and moral values as an object of knowledge; spaces for coexistence, participation and empowerment of young people and collective spaces for participation in school and family, school and community (territory), there is also context and profile data. The questionnaire for students consists of 261 items; the one for teachers has 250 items; and the one for the management team consists of 229 items. It is intended that the instruments can contribute in such way that the school obtains useful information for the elaboration and evaluation of intervention proposals for the improvement of the quality of coexistence, as well as they can be used by education networks, in order to provide information for their children school units and guide Public Policies.MestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Vinha, Telma Pileggi, 1968-Zechi, Juliana Aparecida MatiasTognetta, Luciene Regina PaulinoMoro, AdrianoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMissori, Letícia Lavorini, 1986-20212021-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 286 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641408MISSORI, Letícia Lavorini. A convivência como promotora da autonomia moral : construção de instrumentos de avaliação em escolas de ensino médio. 2021. 1 recurso online ( 286 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641408. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164704Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-21T11:25:24Zoai::1164704Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-21T11:25:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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