Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922 |
Resumo: | Orientador: Ernesta Zamboni |
id |
UNICAMP-30_050d0fd007f7f4b5c70ecf78bb4aba4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::449519 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivelEducational discourses in the construction of citizen subjectivities and implications in history teaching : a possible jazzEnsino de históriaCidadaniaJovensCulturaSubjetividadeHistory teachingCitizenshipYouthCultureSubjectivitieOrientador: Ernesta ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A tese propõe analisar historicamente os discursos educacionais, que emergiram a partir dos movimentos da abertura política no Brasil, correlacionando à operacionalização desses discursos nos livros didáticos de História indicados para os anos finais do Ensino Fundamental, no Guia do Livro Didático 2005, e, principalmente, as marcas de possíveis agenciamentos de sentidos junto aos estudantes, jovens, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Itajaí, Santa Catarina. Através da metodologia sugerida pela Analise do Discurso busca perceber a construção de subjetividades cidadãs operacionalizadas nesses discursos.Abstract: This thesis proposes an historical analysis about the educational discourses which emerged from political opening in Brazil, in correlation with application of these discourses in History school books indicated to the last years of Basic Education, in the School Books Guide 2005, and, mainly, the impressions of possible meaning managements in the Municipal Basic Education young students from Itaja Municipal Basic Education young students from Itajaí, Santa Catarina. Through the methodology suggested by Discourse Analysis, intends to perceive the construction of citizen subjectivities applied in these discourses.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Gallo, Silvio Donizetti de OliveiraGalzerani, Maria Carolina BovérioBergamashi, Maria AparecidaSouza, Pedro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVenera, Raquel Alvarenga Sena20092009-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf320 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia: um jazz possivel. 2009. 320 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449519porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:36:03Zoai::449519Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:36:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel Educational discourses in the construction of citizen subjectivities and implications in history teaching : a possible jazz |
title |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel |
spellingShingle |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel Venera, Raquel Alvarenga Sena Ensino de história Cidadania Jovens Cultura Subjetividade History teaching Citizenship Youth Culture Subjectivitie |
title_short |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel |
title_full |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel |
title_fullStr |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel |
title_full_unstemmed |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel |
title_sort |
Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel |
author |
Venera, Raquel Alvarenga Sena |
author_facet |
Venera, Raquel Alvarenga Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zamboni, Ernesta, 1939- Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira Galzerani, Maria Carolina Bovério Bergamashi, Maria Aparecida Souza, Pedro de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venera, Raquel Alvarenga Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Cidadania Jovens Cultura Subjetividade History teaching Citizenship Youth Culture Subjectivitie |
topic |
Ensino de história Cidadania Jovens Cultura Subjetividade History teaching Citizenship Youth Culture Subjectivitie |
description |
Orientador: Ernesta Zamboni |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-05-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922 VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia: um jazz possivel. 2009. 320 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922 |
identifier_str_mv |
VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia: um jazz possivel. 2009. 320 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 320 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189011161350144 |