Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venera, Raquel Alvarenga Sena
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922
Resumo: Orientador: Ernesta Zamboni
id UNICAMP-30_050d0fd007f7f4b5c70ecf78bb4aba4c
oai_identifier_str oai::449519
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivelEducational discourses in the construction of citizen subjectivities and implications in history teaching : a possible jazzEnsino de históriaCidadaniaJovensCulturaSubjetividadeHistory teachingCitizenshipYouthCultureSubjectivitieOrientador: Ernesta ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A tese propõe analisar historicamente os discursos educacionais, que emergiram a partir dos movimentos da abertura política no Brasil, correlacionando à operacionalização desses discursos nos livros didáticos de História indicados para os anos finais do Ensino Fundamental, no Guia do Livro Didático 2005, e, principalmente, as marcas de possíveis agenciamentos de sentidos junto aos estudantes, jovens, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Itajaí, Santa Catarina. Através da metodologia sugerida pela Analise do Discurso busca perceber a construção de subjetividades cidadãs operacionalizadas nesses discursos.Abstract: This thesis proposes an historical analysis about the educational discourses which emerged from political opening in Brazil, in correlation with application of these discourses in History school books indicated to the last years of Basic Education, in the School Books Guide 2005, and, mainly, the impressions of possible meaning managements in the Municipal Basic Education young students from Itaja Municipal Basic Education young students from Itajaí, Santa Catarina. Through the methodology suggested by Discourse Analysis, intends to perceive the construction of citizen subjectivities applied in these discourses.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Gallo, Silvio Donizetti de OliveiraGalzerani, Maria Carolina BovérioBergamashi, Maria AparecidaSouza, Pedro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVenera, Raquel Alvarenga Sena20092009-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf320 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia: um jazz possivel. 2009. 320 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449519porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:36:03Zoai::449519Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:36:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
Educational discourses in the construction of citizen subjectivities and implications in history teaching : a possible jazz
title Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
spellingShingle Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
Venera, Raquel Alvarenga Sena
Ensino de história
Cidadania
Jovens
Cultura
Subjetividade
History teaching
Citizenship
Youth
Culture
Subjectivitie
title_short Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
title_full Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
title_fullStr Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
title_full_unstemmed Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
title_sort Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia : um jazz possivel
author Venera, Raquel Alvarenga Sena
author_facet Venera, Raquel Alvarenga Sena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zamboni, Ernesta, 1939-
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Bergamashi, Maria Aparecida
Souza, Pedro de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Venera, Raquel Alvarenga Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Cidadania
Jovens
Cultura
Subjetividade
History teaching
Citizenship
Youth
Culture
Subjectivitie
topic Ensino de história
Cidadania
Jovens
Cultura
Subjetividade
History teaching
Citizenship
Youth
Culture
Subjectivitie
description Orientador: Ernesta Zamboni
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-05-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922
VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia: um jazz possivel. 2009. 320 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922
identifier_str_mv VENERA, Raquel Alvarenga Sena. Discursos educacionais na construção das subjetividades cidadãs e implicações no ensino de historia: um jazz possivel. 2009. 320 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609922. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/449519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
320 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189011161350144