O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berselli, André Marchesi, 1992-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14839
Resumo: Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
id UNICAMP-30_05587a56004dace73a310a067161635c
oai_identifier_str oai::1372807
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmicoThe cultural curriculum of physical education in secondary schools and its potential in a pandemic contextEducação físicaCurrículosEnsino médioRepresentação (Linguística)Physical educationCurriculumHigh schoolRepresentation (Linguistics)Orientador: Mario Luiz Ferrari NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Este estudo tem como objetivos observar e analisar aulas de Educação Física no Ensino Médio, ancoradas pelo Currículo Cultural, a fim de perceber como se dá o seu acontecimento, quais as práticas discursivas que são produzidas em meio às relações de poder que governam condutas e, também, compreender processos que se estabelecem, como problematização, transgressão e ampliação dos discursos de uma determinada representação de prática corporal. Para tanto, realizou-se uma autoetnografia no período de um semestre letivo. Entende-se autoetnografia a partir de Santos (2017) como narrativa pessoal da experiência vivida pelo autor da pesquisa, descrevendo e criticando as crenças culturais, práticas e experiências; reconhecendo e valorizando as relações do pesquisador com os outros sujeitos da pesquisa e visando uma autorreflexão entre o pessoal e o político, o sujeito e o social, o micro e o macro. As análises se deram a partir de referenciais pós-estruturais e de ferramentas conceituais discutidas em Michel Foucault, como representação, poder e governamentalidade. As observações e análises empreendidas propiciaram diversas reflexões e análises, tais como: desconstrução de discursos por parte dos alunos sobre representações e reconstrução de outros, mais abertos à diferença, durante a tematização; possível transgressão dos limites da disciplina de Educação Física, que se aproximou de temas para além das práticas corporais; a relevância de vozes externas à escola em atividades de ampliação dos saberes discentes. Essa autoetnografia também operou como uma ‘tecnologia do eu’ docente, pois atuou no processo de constituição de sua identidade e de novas subjetividades durante essa experiênciaAbstract: This study aims to observe and analyze high school Physical Education classes, anchored by the Cultural Curriculum, in order to understand how they happen, which discursive practices are produced in the midst of the power relations that govern conduct, and also to understand processes that are established, such as problematization, transgression and expansion of the discourses of a particular representation of bodily practice. To this end, an autoethnography was carried out over the course of one academic semester. Autoethnography is understood from Santos (2017) as a personal narrative of the experience lived by the author of the research, describing and criticizing cultural beliefs, practices and experiences; recognizing and valuing the researcher's relationships with the other subjects of the research and aiming at a self-reflection between the personal and the political, the subject and the social, the micro and the macro. The analysis was based on post-structural references and conceptual tools discussed by Michel Foucault, such as representation, power and governmentality. The observations and analyses undertaken led to a number of reflections and analyses, such as: the deconstruction of discourses on representations by the students and the reconstruction of others, more open to difference, during the thematization; possible transgression of the limits of the Physical Education discipline, which approached themes beyond body practices; the relevance of voices from outside the school in activities to broaden the scope of the subject; the importance of voices from outside the school in activities to expand students' knowledge. This autoethnography also operated as a 'technology of the self' for teachers, as it acted in the process of constituting their identity and new subjectivities during this experienceMestradoEducação Física e SociedadeMestre em Educação Física[s.n.]Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-Sá, Kátia Regina deSantos, Ivan Luis dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBerselli, André Marchesi, 1992-20232023-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14839BERSELLI, André Marchesi. O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico. 2023. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14839. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372807Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T15:51:59Zoai::1372807Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-24T15:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
The cultural curriculum of physical education in secondary schools and its potential in a pandemic context
title O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
spellingShingle O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
Berselli, André Marchesi, 1992-
Educação física
Currículos
Ensino médio
Representação (Linguística)
Physical education
Curriculum
High school
Representation (Linguistics)
title_short O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
title_full O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
title_fullStr O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
title_full_unstemmed O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
title_sort O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico
author Berselli, André Marchesi, 1992-
author_facet Berselli, André Marchesi, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Mario Luiz Ferrari, 1964-
Sá, Kátia Regina de
Santos, Ivan Luis dos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Berselli, André Marchesi, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Currículos
Ensino médio
Representação (Linguística)
Physical education
Curriculum
High school
Representation (Linguistics)
topic Educação física
Currículos
Ensino médio
Representação (Linguística)
Physical education
Curriculum
High school
Representation (Linguistics)
description Orientador: Mario Luiz Ferrari Nunes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14839
BERSELLI, André Marchesi. O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico. 2023. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14839. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14839
identifier_str_mv BERSELLI, André Marchesi. O currículo cultural de educação física no ensino médio e suas potencialidades em contexto pandêmico. 2023. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14839. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372807
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189194133667840