Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594438 |
Resumo: | Orientador: Edgar Salvadori De Decca |
id |
UNICAMP-30_05b07cae96577e576c1373c4a7f44f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::286797 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915)Fotografia documentária - Campinas (SP) - Séc. XXArte e fotografiaFotografia - Brasil - HistóriaImagensVida urbanaMemoria - Aspectos sociais - HistóriaOrientador: Edgar Salvadori De DeccaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Este texto objetiva o exame dos percursos, das aproximações, trocas e roptutas existentes na fotografia produzida em Campinas no período de 1900-1915. O estudo concentra-se em dois eixos de análise: o primeiro visa a identificação de distintos campos de linguagens atribuída à fotografia profissional - responsável pela produção de imagens urbanas referenciais, utilizadas nos cartões-postais, nos álbuns da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo, no Almanaque A cidade Campinas em 1900 e, de um fotógrafo amador - representada pela obra precursora de Austero Penteado; o segundo é dedicado à reconstituição dos discursos paralelos às trajetórias desta imagens. A fotografia profissional ao adotar detenninados temas, narrativas, padrões e tendências visuais para construção de uma imagem oficial da cidade, corrobora com a aspiração de cosmopolitização, pronunciada pelo poder público e parcelas da população local, em especial as envolvidas com o projeto republicano. Já o gênero narrativo da fotografia amadora, configura-se com influência dos padrões apresentados pelo movimento fotoclubista internacional e também, como uma tentativa de recuperar valores e situações ameaçadas pelos pressupostos da modernidade. A análise comparativa das coleções em questão permite a reconstituição historicizada de imagens urbanas, de modo a melhor compreender as influências e os interesses determinantes para a construção da identidade visual da cidadeAbstract: This text intends to review the approaches, exchanges and ruptures existing in the production of professional photographers, authors of reverential urban images arising from their utilization for printing postcards, documentation of public works and illustration of the city of Campinas 1900 Almachs, and of an amateur photographer, both photographers categories having operated in Campinas during 1900-1915 period. The study concentrates on two areas of analysis. It seeks to identify different languages, one of them typical of professional photography, which, upon using certam subjects, tales, standards and virtual tendencies for the sake of building up an official image of the city, is a consistent which the aspiration towards a cosmopolitan project, as supported by the Government and a portion of the local population, particularly those involved with the Republican project, and that the narra tive kind of the amateur photography, as represented by Austero Penteado' s work, will be structured subject to the influence of the standards of the international photoclub movement and, on the order hand, as an attempt to recover values and situations threatened by the premises of modernity. At the same time, the comparative study off collections involved allows for a historical reconstitution of urban images, so that the influences and the interests which will be a crucial for building up the city's visual identity may be better understoodDoutoradoDoutor em História[s.n.]De Decca, Edgar Salvadori, 1946-2016Persichetti, SimonettaGuran, MiltonTacca, Fernando Cury deMigliaccio, LucianoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Suzana Barretto20032003-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf207p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594438RIBEIRO, Suzana Barretto. Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora: Campinas (1900-1915). 2003. 207p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594438. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/286797porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:48:26Zoai::286797Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:48:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) |
title |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) |
spellingShingle |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) Ribeiro, Suzana Barretto Fotografia documentária - Campinas (SP) - Séc. XX Arte e fotografia Fotografia - Brasil - História Imagens Vida urbana Memoria - Aspectos sociais - História |
title_short |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) |
title_full |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) |
title_fullStr |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) |
title_full_unstemmed |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) |
title_sort |
Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora : Campinas (1900-1915) |
author |
Ribeiro, Suzana Barretto |
author_facet |
Ribeiro, Suzana Barretto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
De Decca, Edgar Salvadori, 1946-2016 Persichetti, Simonetta Guran, Milton Tacca, Fernando Cury de Migliaccio, Luciano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Suzana Barretto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia documentária - Campinas (SP) - Séc. XX Arte e fotografia Fotografia - Brasil - História Imagens Vida urbana Memoria - Aspectos sociais - História |
topic |
Fotografia documentária - Campinas (SP) - Séc. XX Arte e fotografia Fotografia - Brasil - História Imagens Vida urbana Memoria - Aspectos sociais - História |
description |
Orientador: Edgar Salvadori De Decca |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-08-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594438 RIBEIRO, Suzana Barretto. Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora: Campinas (1900-1915). 2003. 207p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594438. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) RIBEIRO, Suzana Barretto. Percursos do olhar na fotografia profissional e amadora: Campinas (1900-1915). 2003. 207p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594438. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/286797 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 207p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188890153582592 |