O Contrato e a concepção : arquitetura escolar e grupo mandatário em Campinas: 1870-1889

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Munir Abboud Pompêo de, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636188
Resumo: Orientador: Andre Luiz Paulilo
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spelling O Contrato e a concepção : arquitetura escolar e grupo mandatário em Campinas: 1870-1889The Contract and the conception : school architecture and representative group in Campinas: 1870-1889Educação - BrasilArquitetura escolarImperioCampinas (SP) - História - Séc. XIXHistory of educationSchool architectureEmpireCampinas (SP) - History - Séc. XIXOrientador: Andre Luiz PauliloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa insere-se no campo da História da Educação com enfoque nas edificações das instituições de ensino entre 1870 e 1889 em Campinas/SP. Procura-se compreender as discussões sobre educação a partir dos ideais do grupo economicamente mais abastado também detentor do controle das instâncias de decisão política de Campinas, que era o responsável por propostas de construção de edifícios escolares. São trabalhados os colégios Internacional e Culto à Ciência, ambos pensados para a elite e construídos por Guilherme Krug; e as escolas Corrêa de Mello e Ferreira Penteado, ambas pensadas para o povo e construídas por Francisco de Paula Ramos de Azevedo. A análise comparativa das quatro instituições escolares possibilitou a identificação de um processo comum de atuação dos construtores inseridos na sociedade campineira nas décadas finais do Império, dos contratantes envolvidos com a construção das escolas e do público ao qual cada instituição se destinava. Dessa forma, são analisadas as propostas arquitetônicas direcionadas a cada grupo social do período. Metodologias como as desenvolvidas por Escolano, Viñao Frago (2001) e Bencostta (2005) são discutidas como perspectivas para a análise dos espaços escolares, a partir delas compreende-se que os edifícios escolares são possuidores de sentidos próprios vinculados a objetivos educacionais, a públicos específicos e às concepções do indivíduo ou do grupo que os concebiam. Procura-se avançar a partir da crítica à periodização provinda da área da Arquitetura e repercutida pela historiografia da Educação, que afirmou a subvalorização da arquitetura escolar do século XIX e a ausência de edificações escolares especializadas. Isso porque, os materiais reunidos neste trabalho mostraram a importância das escolas edificadas no período examinadoAbstract: This research in History of Education focuses on the buildings of educational facilities dates from 1870 to 1889 built in Campinas, São Paulo, Brazil. The research goes through the discussion about education as based on the ideals of the wealthier social stratum, which also controlled city politics and was responsible for the conceptualization of school construction. The schools analyzed were "Internacional" and "Culto à Ciência" High Schools, both intended to the elite and built by Wiliam Krug; and "Corrêa de Mello" and "Ferreira Penteado" Schools, both for a poor public and built by Francisco de Paula Ramos de Azevedo. The comparative analysis of the four educational institutions enabled the identification of a common process of operation of the builders in Campinas' society in the final decades of the empire, the contractors involved in school construction, and the the target public. In this way, the architectural concepts directed to each social stratum of the period were analyzed. Methodologies such as those developed by Escolano, Viñao Frago (2001) and Bencostta (2005) are discussed as perspectives for the analysis of school spaces; through them it is understood that school buildings had individual senses linked to educational goals, public and idealizers' conception. The reserch intends to move from the criticism of periodization used by Architecture research and reproduced by the historiography of Education, which considered school architecture undervalued in the nineteenth century, accusing the absence of specialized school buildings. The materials gathered for this research showcased the importance of schools built in the examined periodMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Paulilo, André Luiz, 1975-Trevisan, Anderson RicardoRibeiro, Maria Alice RosaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargo, Munir Abboud Pompêo de, 1990-20192019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636188CAMARGO, Munir Abboud Pompêo de. O Contrato e a concepção: arquitetura escolar e grupo mandatário em Campinas: 1870-1889. 2019. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636188. 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