"A cota paulista é mais inteligente" : o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) e o confinamento racial da classe média branca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Danielle Pereira de, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638029
Resumo: Orientador: Armando Boito Júnior
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spelling "A cota paulista é mais inteligente" : o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) e o confinamento racial da classe média branca"São Paulo's cotas is smater" : the merit inclusion program in the paulista public higher education (PIMESP) and the racial confinement of the white middle class  Classe médiaMeritocraciaRacismo institucionalCotas raciaisMiddle classMeritocracyInstitutional racismRacial quotasOrientador: Armando Boito JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente tese analisa o processo que culminou na rejeição, pelos docentes das universidades estaduais paulistas, do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) em 2013. Gestado pelos reitores das três universidades estaduais de São Paulo (Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Júlio de Mesquista, Universidade de São Paulo), em estreita colaboração com o governo do estado de São Paulo, o PIMESP propunha-se a ser um programa inclusivo no ensino superior, mas com o grande diferencial de priorizar o mérito no processo de seleção do público beneficiário. Se, por um lado, o posicionamento contrário à proposta advindo dos docentes das três universidades estaduais paulistas expôs as limitações do PIMESP, por outro, o enquadramento dado ao debate, a partir dos dilemas apresentados pelos docentes como inclusão versus mérito, raça versus classe, políticas universais versus políticas focalizadas, evidenciam a estrutura racista e elitista que informa a prática política daquela fração da classe média branca que ocupa a universidade. Nesse sentido, o principal objetivo na presente tese é evidenciar que a defesa do mérito aliada ao refutamento de políticas de ação afirmativa com recorte étnico-racial, se converteram em estratégias discursivas (re)produzidas pela fração da classe média branca no contexto de avaliação do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior público paulista e que cumpriu uma dupla função: mascarar a hierarquia do trabalho e naturalizar o racismo institucional. Como objetivo secundário, buscaremos também situar o PIMESP inserido em uma lógica que orientou outras políticas de "inclusão" propostas pelas três universidades paulistas entre os anos de 2004 a 2014. A partir das contribuições da abordagem marxista de classe média e do conceito de racismo institucional (Carmichael & Hamilton, 1967), a presente tese buscará explorar de que forma a narrativa da "inclusão" nas universidades estaduas paulistas naturalizam as hierarquias de classe e raçaAbstract: This thesis analyzes the process that led to the rejection, by professors of the state universities of São Paulo, of the Program of Inclusion with Merit in Public Higher Education of São Paulo (PIMESP) in 2013. Gestated by the deans of the three state universities of São Paulo (State University of Campinas , Julio de Mesquista State University, University of São Paulo), in close collaboration with the government of the state of São Paulo, PIMESP proposed to be an inclusive program in higher education, but with the great differential of prioritizing merit in the process. selection of the beneficiary public. If, on the one hand, the position against the proposal coming from the professors of the three state universities of São Paulo exposed the limitations of PIMESP, on the other, the framework given to the debate, based on the dilemmas presented by the teachers as inclusion versus merit, race versus class, universal policies versus focused policies highlight the racist and elitist structure that informs the political practice of that fraction of the white middle class that occupies the university. In this sense, the main objective of the present thesis is to show that the defense of merit, allied to the refutation of affirmative action policies with ethnic-racial approach, became discursive strategies (re) produced by the white middle class fraction in the context of the evaluation of Merit Inclusion Program in the public higher education of São Paulo and which fulfilled a double function: to mask the hierarchy of work and to naturalize institutional racism. As a secondary objective, we will also seek to situate PIMESP inserted in a logic that guided other policies of "inclusion" proposed by the three universities from 2004 to 2014. From the contributions of the Marxist middle-class approach and the concept of institutional racism (Carmichael & Hamilton, 1967), the present thesis will seek to explore how the narrative of "inclusion" in São Paulo state universities naturalize class and race hierarchiesDoutoradoCiência PolíticaDoutora em Ciência Política[s.n.]Boito Junior, Armando, 1949-Guimarães, Antônio Sérgio A.Santos, Gislene Aparecida dosSilva, Mário Augusto Medeiros daCavalcante, SávioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraújo, Danielle Pereira de, 1986-20192019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638029ARAÚJO, Danielle Pereira de. "A cota paulista é mais inteligente": o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) e o confinamento racial da classe média branca. 2019. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638029. 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