Analise de simulação de cruzamento semaforizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzetti, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594089
Resumo: Orientador: Regina Coeli Ruschel
id UNICAMP-30_0639159167bc863ad0ebdcca66e4af5b
oai_identifier_str oai::282310
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise de simulação de cruzamento semaforizadoSegurança de transito - Estudo e ensinoTrânsito urbanoAcidentes de trânsitoMétodos de simulaçãoAnimação por computadorUrban trafficTraffic accidentsSimulation methodsComputer animationOrientador: Regina Coeli RuschelDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia CivilResumo: Da concorrência entre os elementos participantes do sistema de circulação surgem os conflitos, que em seus maiores graus de severidade se transformam em acidentes de trânsito. Estes acidentes devem ser analisados sobre diversos pontos de vista para que sua compreensão possa ajudar em medidas corretivas. Este trabalho visa identificar a influência de painéis dinâmicos de propaganda no tempo de percepção e reação do motorista, na visualização do conjunto semafórico, em cruzamentos com altos Índices de acidentes na cidade de São Paulo, através de simulação animada em 2D em ambiente computacional. Através dos dados sobre acidentes, foi selecionado na cidade de São Paulo, o cruzamento da Av. Rebouças com a Av. Brigadeiro Faria Lima para a simulação, definindo um modelo genérico envolvendo: distância de frenagem e distância percorrida durante os tempos de percepção. Para o teste de hipóteses variadas analisou-se a interferência dos parâmetros velocidade, tempo de percepção e campo de visão do grupo focal. O modelo foi elaborado através dos registros fotográficos do local, sendo gerados 36 filmes. Cada filme representava uma combinação diferente das variáveis. Os filmes foram apresentados para grupos de usuários para a identificação da cor do semáforo: o primeiro na Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP e o segundo na CET - Companhia de Engenharia de Tráfego - SP, totalizando 180 participantes. identificação da cor do semáforo: o primeiro na Faculdade de Engenharia Civil da UNICAMP e o segundo na CET - Companhia de Engenharia de Tráfego - SP, totalizando 180 participantes. Ao se analisar os dados obtidos nota-se que as variáveis com maior significância estatística, na visualização do grupo focal, para o modelo desenvolvido, foram as variáveis velocidade, tempo de percepção e a presença do painel. Surpreendentemente a presença do painel atrás do grupo focal contribui para uma correta identificação do semáforo. Observou-se que para velocidades maiores o nível de indefinição na identificação do semáforo é maior. A adoção de tempos de percepção e reação maiores que dois segundos são recomendáveis. Para o modelo desenvolvido não foram relevantes a familiaridade com o local e o ambiente em que os testes foram aplicados. Percebe-se que uma simulação animada em 2D montada em programa para ambientes de navegação para WWW pode incrementar a análise de segurança viáriaAbstract: Conflicts emerge from the competition between elements participating in the circulation system, when these achieve severe degree traffic accidents occur. These accidents should be analyzed trom various points view so that its comprehension may indicate corrective measures. This work aims to identify the influence of dynamic publicity panels in the perception-reaction time of drivers in the visualization of light signals of intersections with high accidents rates in the city of São Paulo using an animated 2D simulation in a computer environment. The intersection of Rebouças Avenue and Brigadeiro Faria Lima Avenue was selected as the study site in the simulation. A generic model was defined using the breaking and traversed distance during perception time. The interference of the variables speed, perception time and environment behind the light signal was analyzed in the model. The animation was developed using photographs of the site generating 36 different films. Each film represented a different combination of variables. The films were presented to groups of users for their identification of the color of the light signal: the first group at the Faculdade de Engenharia Civil at UNICAMP and the second group at the Compania de Engenharia de Tráfego (CET) at SP, summing up to 180 participants. Data analyses pointed out that the variables with greatest statistical significance in the focal group for the developed model were speed, perception time and presence of the panel. Surprising1y, the presence of the panel behind the focal group contributes for the correct perception of the light signal. It was also observed that in higher velocities the indefinition in identification of the light signal is greater. There for, it is recommended the use of perception-reaction time higher then 2 seconds. In the developed model the variables familiarity with the site and group of users were not relevant. It can be conc1uded that the 2D animated simulation in computer environment increments the ana1ysis of traffic safetyMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Ruschel, Regina Coeli, 1958-Paiva, Cássio Eduardo Lima dePampolha, Vania Maria PessoaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia CivilPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPozzetti, Paulo Henrique20022002-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594089POZZETTI, Paulo Henrique. Analise de simulação de cruzamento semaforizado. 2002. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594089. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/282310porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:46:42Zoai::282310Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:46:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise de simulação de cruzamento semaforizado
title Analise de simulação de cruzamento semaforizado
spellingShingle Analise de simulação de cruzamento semaforizado
Pozzetti, Paulo Henrique
Segurança de transito - Estudo e ensino
Trânsito urbano
Acidentes de trânsito
Métodos de simulação
Animação por computador
Urban traffic
Traffic accidents
Simulation methods
Computer animation
title_short Analise de simulação de cruzamento semaforizado
title_full Analise de simulação de cruzamento semaforizado
title_fullStr Analise de simulação de cruzamento semaforizado
title_full_unstemmed Analise de simulação de cruzamento semaforizado
title_sort Analise de simulação de cruzamento semaforizado
author Pozzetti, Paulo Henrique
author_facet Pozzetti, Paulo Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruschel, Regina Coeli, 1958-
Paiva, Cássio Eduardo Lima de
Pampolha, Vania Maria Pessoa
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzetti, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança de transito - Estudo e ensino
Trânsito urbano
Acidentes de trânsito
Métodos de simulação
Animação por computador
Urban traffic
Traffic accidents
Simulation methods
Computer animation
topic Segurança de transito - Estudo e ensino
Trânsito urbano
Acidentes de trânsito
Métodos de simulação
Animação por computador
Urban traffic
Traffic accidents
Simulation methods
Computer animation
description Orientador: Regina Coeli Ruschel
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594089
POZZETTI, Paulo Henrique. Analise de simulação de cruzamento semaforizado. 2002. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594089. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
POZZETTI, Paulo Henrique. Analise de simulação de cruzamento semaforizado. 2002. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594089. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/282310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188886425894912