Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho-Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de, 1988-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8830
Resumo: Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
id UNICAMP-30_06dc1e9b4bad7ef9a2aa641d9d6758fa
oai_identifier_str oai::1267562
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneasGeo-Escola project in Ribeirão Preto (SP) : dissemination of geological knowledge for groundwater conservationEducação não formalDivulgação científicaGeoconservaçãoAquíferosNon-formal educationScientific disseminationGeoconservationAquífersOrientador: Celso Dal Ré CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Grande parte da população brasileira desconhece as noções mais elementares sobre águas subterrâneas, sua confiabilidade, modos de ocorrência, distribuição no território nacional e tecnologias usuais de captação. Uma explicação plausível para tal situação é o fato de serem "invisíveis", em contraste com as águas superficiais de rios e lagos. Sabidamente, as águas subterrâneas brasileiras constituem um recurso que poderá proteger nossa sociedade de futuras crises hídricas, tal como já ocorreu em anos recentes. A raiz do desconhecimento generalizado repousa na Educação: afeta tanto a população em geral, quanto uma parcela dos gestores e agentes políticos, pois há muito tempo a educação básica deixou de reconhecer e até mesmo valorizar a compreensão da dinâmica do Sistema Terra como parte significativa da formação dos indivíduos. As Geociências jamais foram valorizadas no ensino básico, o que torna impossível conceber políticas públicas, programas ou ações que ajudem a conservar o recurso água. Por outro lado, governos e agências públicas dependem de investimentos em pesquisa para melhorar o conhecimento científico dos aquíferos brasileiros, que é insuficiente e de acesso restrito a poucos especialistas. Esta dissertação resulta de pesquisa sobre as causas da defasagem de acesso ao conhecimento científico pela população da área de estudos, que abrange a região de Ribeirão Preto (SP). Compondo um dos módulos do Projeto Geo-Escola, a área situa-se no domínio do Sistema Aquífero Guarani (SAG). Buscou-se investigar de que maneira a difusão do conhecimento geológico pode contribuir na conservação das águas subterrâneas, empregando-se os seguintes meios: (a) realização de três ciclos de entrevistas sobre a importância das águas subterrâneas e o acesso da sociedade aos conhecimentos especializados. (b) Estudos sobre Geopatrimônio e o papel da Educação como instrumento da Geoconservação. (c) Levantamento de dados com questionários junto a professores para diagnóstico. (d) Oferecimento de aula e atividades práticas em uma escola sobre o Sistema Aquífero Guarani e os aspectos físicos de Ribeirão Preto. A pesquisa revelou que, apesar de existir uma relação íntima do município com o SAG, a população não desenvolveu uma noção de pertencimento. O trabalho transpôs uma barreira importante ao construir com os alunos um modelo de aquífero e permitir a assimilação de conhecimento para além dos livros. Conclui-se que, quando a sociedade desconhece os mecanismos intrínsecos aos processos naturais e os efeitos das atividades antrópicas sobre a natureza, aumenta muito a vulnerabilidade da população a decisões desprovidas de suporte científico, uma vez que a divulgação é um fator crítico na gestão consciente e sustentável dos aquíferosAbstract: A large part of the Brazilian population is unaware of the most basic notions about groundwater, its reliability, modes of occurrence, distribution in the national territory and usual captation technologies. A plausible explanation for this situation is the fact that they are "invisible", in contrast to the surface waters of rivers and lakes. It is known that Brazilian groundwater is a resource that can protect our society from future water crises, as has occurred in recent years. The root of the widespread lack of knowledge lies in Education: it affects both the civilian population and a portion of managers and political agents, since basic education has long failed to understand the dynamics of the Earth System as a significant part to educate and instruct people. The devaluation of Geosciences in basic education makes it impossible to conceive public policies, programs or actions that help conserve the water resource. On the other hand, governments and public agencies depend on investments in research to improve the level of scientific knowledge of Brazilian aquifers, which is too limited. This dissertation is the result of a research on the causes of the lack of access to scientific knowledge by the population of the study area, which covers the region of Ribeirão Preto (SP). Composing one of the modules of the Geo-Escola Project, the area is located in the domain of the Guarani Aquifer System (SAG). We sought to investigate how the dissemination of geological knowledge can contribute to the conservation of groundwater, using the following means: (a) three cycles of interviews on the importance of groundwater and society's access to specialized knowledge. (b) Studies on Geoheritage and the role of Education as an instrument of Geoconservation. (c) Data collection using questionnaires with teachers for a more complete diagnosis. (d) Offering classes and practical activities in a middle basic school on the Guarani Aquifer System and the physical aspects of Ribeirão Preto. The research revealed that, although there is an intimate relationship between the municipality and the SAG, the population has not developed a sense of belonging. The work overcame an important barrier by building an aquifer model with the students and allowing the assimilation of knowledge beyond books. It is concluded that when society is unaware of the intrinsic mechanisms of natural processes and the effects of anthropic activities on nature, the vulnerability of the population to decisions that lack scientific support greatly increases, since disclosure is a critical factor in conscious management and sustainability of aquifersMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestra em Ensino e História de Ciências da TerraCAPES[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Coltri, Priscila PereiraLandim, Paulo Milton BarbosaPerinotto, José Alexandre de JesusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastilho-Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de, 1988-20232023-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (126 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8830CASTILHO-BARBOSA, Isabella Nogueira Bittar de. Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto: difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas. 2023. 1 recurso online (126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8830. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267562Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T16:51:42Zoai::1267562Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-26T16:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
Geo-Escola project in Ribeirão Preto (SP) : dissemination of geological knowledge for groundwater conservation
title Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
spellingShingle Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
Castilho-Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de, 1988-
Educação não formal
Divulgação científica
Geoconservação
Aquíferos
Non-formal education
Scientific dissemination
Geoconservation
Aquífers
title_short Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
title_full Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
title_fullStr Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
title_full_unstemmed Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
title_sort Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto : difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas
author Castilho-Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de, 1988-
author_facet Castilho-Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Coltri, Priscila Pereira
Landim, Paulo Milton Barbosa
Perinotto, José Alexandre de Jesus
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho-Barbosa, Isabella Nogueira Bittar de, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
Divulgação científica
Geoconservação
Aquíferos
Non-formal education
Scientific dissemination
Geoconservation
Aquífers
topic Educação não formal
Divulgação científica
Geoconservação
Aquíferos
Non-formal education
Scientific dissemination
Geoconservation
Aquífers
description Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8830
CASTILHO-BARBOSA, Isabella Nogueira Bittar de. Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto: difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas. 2023. 1 recurso online (126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8830. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8830
identifier_str_mv CASTILHO-BARBOSA, Isabella Nogueira Bittar de. Projeto Geo-Escola em Ribeirão Preto: difusão do conhecimento geológico para conservação de águas subterrâneas. 2023. 1 recurso online (126 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8830. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267562
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (126 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189188788027392