Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Josalba Ramalho, 1964-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588001
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_06e30a02aec516d53693a576fec7b7fe
oai_identifier_str oai::176669
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeiraLeituraPoesia inglesa - Discursos, ensaios e conferênciasAnálise de interação na educaçãoLiteratura inglesa - Estudo e ensinoTeacher educationClassroom interactionEnglish as foreign literatureOrientador: Marilda do Couto CavalcantiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese objetiva investigar como ocorre a co-construção dos sentidos de enunciados metafóricos durante a interação leitores-texto, leitor-leitor, e leitores(alunos)-leitor (especialista). O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experiência de ensino, na qual constatei um alto índice de silêncio e constrangimento por parte de alunos e professores de Letras em relação a textos poéticos. A primeira etapa nesta investigação envolveu a criação de um cenário de pesquisa através de uma proposta de intervenção, em uma sala de aula de literatura em língua estrangeira de um curso de Letras, visando prioritariamente oferecer momentos de leitura de textos poéticos seguidos de discussão em pequenos grupos mediada pela professora e/ou pela professora assistente. A análise de dados descreve os recursos discursivos, cognitivos e sociais utilizados pelos aprendizes durante a co-construção de sentidos dos enunciados metafóricos. Os leitores investigados se utilizam de recursos discursivos envolvidos na resolução de problemas tais como perguntas-teste que se encaminham para o levantamento de investigação de hipóteses interpretativas. Um dos resultados da análise aponta para o fato de que os recursos cognitivos variam de acordo com o tipo de metáfora encontrada. A análise mostrou ainda que o alto nível de indeterminação dos sentidos de termos metafóricos em conjunto com a não-consolidação da tarefa acadêmica analisada forneceram pistas acerca do grau de instabilidade dos papéis durante esses eventos sociais. Além disso, a modificação do cenário de pesquisa, que contou com a minha participação efetiva enquanto professora assistente nas estruturas das tarefas acadêmicas, apontou para conflitos decorrentes de mudanças paradigmáticas tanto no papel da especialista quanto nos papéis dos aprendizes. A mudança paradigmática em relação às visões de leitura se traduziram na negociação do sentido e na socialização das leituras. A partir desses resultados, a tese propõe reflexões acerca do ensino de línguas e literaturas estrangeirasAbstract: This dissertation investigates how the co-construction of meaning within metaphorical assertions takes place during the interaction between reader and text, reader (student) and reader (student) and reader (students) and reader (specialist). The research focus has been defined by my own teaching experience in which I observed a high degree of silence and embarassment concerning poetry reading on the part of both students and teachers in undergraduate teacher trainning programmes (Cursos de Letras). The first step of this inquiry has been the creation of a research setting by means of a critical intervention in an English as foreign literature classroom within a Curso de Letras. The proposal included poetry reading moments followed by oral discussion in small groups mediated by the teacher. Data analysis describes the discursive, cognitive and social procedures used by readers during the co-construction of metaphorical meanings. The learnrs in question use discourse procedures invloved in solution problem issues such as test questions which lead them to raise interpretive hypotheses investigation. One of the cognitives results emphasizes that procedures change according to metaphor type. Analysis has also shown that the high level of meaning indeterminacy of metaphorical terms together with the non-consolidation of the academic task structure have given some c1ues conceming how roles are jeopardized in social events of this kind. Furthermore the environment change, in which I have had an effective participation as teacher assistant, has underlined some paradigmatic conflicts conceming both specialist's and leamers's roles. Paradigmatic changes in realtion to reading approaches are translated by meaning negotiation and by socialization of readings. Taking these results as a starting point, the dissertation proposes further research on the teaching of English as a foreign language and literatureRésumé: Cette these a eu pour objectif de rechercher la maniere dont s'établit la coconstruction du sens d'énoncés métaphoriques lors de l'interaction lecteur-texte, lecteur-Iecteur et lecteur (étudiant) - lecteur (spécialiste). La cible de ce travail a été définie à partir de mon expérience dans l'enseignement, ou j'ai pu constater l'ampleur du silence et de la gêne des étudiants et des enseignants en Lettres, par rapport aux textes poétiques. La premiere partie de cette étude a été donc la création d'un domaine de recherche concernant l'intervention dans une salle de classe de Littérature en Langue Etrangere, dans un cours de Lettres. Cette intervention ayant pour objet principal la lecture de textes poétiques suivie de discussions en petits groupes, par l'entremise de l'enseignant. L'analyse des données permet de décrire les ressources discursives, ognitives et sociales utilisées par les apprenants, lors de la co-construction de sens des énoncés métaphoriques. Les lecteurs analisés s'utilisent de ressources discursives de la resolution des problemes tels quels questions-test pour faire les hypotheses de investigation interpretatives. L'un des résultats cognitives de l'analyse met en relief le fait que ces ressources ont un rapport direct avec le type de métaphore présente dans le texte. L'analyse a encore montré que l'important niveau d'indétermination des sens des termes métaphoriques, associé à la non-consolidation de la tâche académique analysée, a témoigné du degré d'instabilité des rôles dont il était question dans cette type d'evenement social. En outre, la modification du domaine de recherche, qui a compté sur la participation effective de la chercheuse en ce qui concerne les structures des tâches académiques, a relevé les conflits entrainés par les changements paradigmatiques, soit chez le spécialiste, soit chez les apprenants. Des changements paradigmatiques en relation aux abordages de Ia lecture sont traduits par la negociation du sens et par la socialization de lectures. A partir de ces résultats, la these propose une réflexion sur les conséquences possibles de cette recherche pour pour l'enseignement des langues et des littératures étrangeresDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Braga, Denise BértoliGarcez, Pedro de MoraesZanotto, Mara SophiaScaramucci, Matilde Virginia RicardiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Josalba Ramalho, 1964-19991999-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf292p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588001VIEIRA, Josalba Ramalho. Metaforas e conflitos: a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira. 1999. 292p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588001. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176669porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:00:18Zoai::176669Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
title Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
spellingShingle Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
Vieira, Josalba Ramalho, 1964-
Leitura
Poesia inglesa - Discursos, ensaios e conferências
Análise de interação na educação
Literatura inglesa - Estudo e ensino
Teacher education
Classroom interaction
English as foreign literature
title_short Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
title_full Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
title_fullStr Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
title_full_unstemmed Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
title_sort Metaforas e conflitos : a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira
author Vieira, Josalba Ramalho, 1964-
author_facet Vieira, Josalba Ramalho, 1964-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Braga, Denise Bértoli
Garcez, Pedro de Moraes
Zanotto, Mara Sophia
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Josalba Ramalho, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Poesia inglesa - Discursos, ensaios e conferências
Análise de interação na educação
Literatura inglesa - Estudo e ensino
Teacher education
Classroom interaction
English as foreign literature
topic Leitura
Poesia inglesa - Discursos, ensaios e conferências
Análise de interação na educação
Literatura inglesa - Estudo e ensino
Teacher education
Classroom interaction
English as foreign literature
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588001
VIEIRA, Josalba Ramalho. Metaforas e conflitos: a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira. 1999. 292p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588001. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VIEIRA, Josalba Ramalho. Metaforas e conflitos: a leitura de poesia e a discussão em grupo na sala de aula de ingles como literatura estrangeira. 1999. 292p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588001. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
292p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188828895772672