Cheio de dedos : Desvendando o compositor Guinga = Cheio de dedos: Revealing the composer Guinga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639872 |
Resumo: | Orientadores: Paulo José de Siqueira Tiné, Gilson Gimenes Uehara Antunes |
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Cheio de dedos : Desvendando o compositor Guinga = Cheio de dedos: Revealing the composer GuingaCheio de dedos : Revealing the composer GuingaGuinga, 1950-Música brasileiraArranjo (Música)Composição (Música)Música - Análise, apreciaçãoGuingaBrazilian musicArrangement (Music)Composition (Music)Musical analysisOrientadores: Paulo José de Siqueira Tiné, Gilson Gimenes Uehara AntunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho apresenta uma análise de um recorte na carreira do compositor Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, que compreende, de forma geral, o processo de produção do disco Cheio de Dedos, terceiro da discografia de Guinga e que foi lançado pela Gravadora Velas no ano de 1996, e que consiste no tema principal desta pesquisa. Para um melhor entendimento de como se desenvolveu esta fase da carreira de Guinga, foram feitas algumas digressões, como por exemplo um mergulho em aspectos biográficos do compositor, detalhando de que forma teve seus primeiros contatos com a música, através dos seus pais e tios, e também como se deu o contato com alguns dos músicos que mais o influenciaram durante a sua trajetória, como Haroldo Hilário Bessa, Paulinho Cavalcanti, Chiquito Braga, Hélio Delmiro e outros. Além disso, busquei elencar durante o texto de que forma alguns personagens da vida de Guinga foram extremamente importantes para que a sua carreira pudesse alcançar patamares maiores de divulgação, como Paulinho Albuquerque e Aldir Blanc. Para que fosse possível compreender, de forma geral, o cenário em que a carreira de Guinga pôde finalmente desabrochar, a partir do lançamento do disco Cheio de Dedos, procurei trazer alguns pontos relacionados a indústria fonográfica do Brasil dos anos 1990, ou seja, da época de produção e lançamento do disco Cheio de Dedos, de forma que fosse possível entender em qual cenário a Gravadora Velas estava inserida nesta época: um momento de grandes turbulências econômicas no Brasil, que foram muito impactantes para as gravadoras da época, e também onde gêneros musicais como pagode, sertanejo e rock estavam em alta. Entretanto, a entrada de Guinga na Gravadora Velas acabou proporcionando um aumento significativo da divulgação do seu trabalho como violonista e compositor. Por outro lado, procurei elencar alguns aspectos relacionados aos trabalhos de dois artistas nos anos 1980 e 1990: Gilberto Gil e Milton Nascimento, de maneira a compreender um pouco do cenário da MPB no período anterior à entrada de Guinga na Gravadora Velas, ou seja, nos anos 1980. Muitos discos de música brasileira gravados nos anos 1980 e começo dos anos 1990 traziam sonoridades que muitas vezes eram bem artificiais, com sons sintetizados. Embora desde os anos 1970 já existissem efeitos e recursos digitais, no início estes eram caros e poucas pessoas tinham acesso. Nos anos 1980, a disponibilidade de efeitos digitais passou a ser bem maior, e era comum que os produtores muitas vezes exagerassem no seu uso. Neste mesmo período acontecia uma transição do meio pelo qual a música era comercializada: embora no Brasil o CD estivesse disponível desde meados dos anos 1980, no Brasil somente no início da década de 1990 passou a ser consumido em larga escala. O vinil e o cd acabaram convivendo por um certo período. Entre os métodos de investigação, foram realizadas entrevistas com diversos músicos envolvidos nos processos de composição, arranjo e demais etapas da produção do disco Cheio de Dedos. Desta forma, detalhes significativos sobre como os arranjos foram produzidos puderam ser trazidos à tona, assim como significados inerentes aos nomes das composições e elaboração das letras. Além disso, foram realizadas análises melódicas, harmônicas e formais de algumas das músicas presentes no disco, como forma de montar um panorama dos elementos utilizados por Guinga em suas composições para este disco, e de que forma os arranjos foram elaborados e gravados. Ao final, foram compiladas e analisadas diversas resenhas sobre o lançamento do disco Cheio de Dedos como forma de melhor compreender qual a recepção que o disco teve na imprensa, já que o disco Cheio de Dedos passou a ser a principal referência da carreira do compositor GuingaAbstract: This work presents an analysis of a part of the career of the composer Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, called Guinga, between 1993 and 1996, which comprehends, generally, the production process of the album Cheio de Dedos, third of the discography of Guinga and that was released by the record label Velas in the year 1996, which is the main theme of this research. For a better understanding of how Guinga's career developed at that time, some digressions were made, such as a dip in biographical aspects of this composer, detailing how he had his first contacts with music, through his parents and family, and also how he got in touch with some of the musicians who influenced him most during his career, such as Haroldo Hilário Bessa, Paulinho Cavalcanti, Chiquito Braga, Hélio Delmiro and others. In addition, I tried to mention during the text how some friends such as Paulinho Albuquerque and Aldir Blanc were extremely important in Guinga's career so that their it could reach higher levels of publicity. In order to be able to comprehend, generally, the music scene in which the career of Ginga finally began to make relative success, since the release of the album Cheio de Dedos, I tried to bring to this discussion some points related to the brazilian music industry of the 1990s, that is, approximately when Cheio de Dedos was released, so that it was possible to understand in which music scene the record label Velas was inserted at this time: a moment of great economic turbulence in Brazil, which were very impacting for the record companies of the time, and also where musical genres like pagode, sertanejo and rock'n'roll were in high status. However, Guinga's entry into the record label Velas ended up providing a significant increase in the spread of his work as a guitarist and composer. On the other hand, I tried to list some aspects related to the works of two artists in the 1980s and 1990s: Gilberto Gil and Milton Nascimento, in order to understand a bit of the MPB scene in the period before Guinga entered Velas, in the 1980s. Many Brazilian music records in the 1980s and early 1990s featured sounds that were often quite artificial, with synthesized sounds. Although digital effects and resources had existed since the 1970s, they were very expensive in the beginning and a few people had access. In the 1980s, the availability of digital effects became much greater, and it was common for music producers to often exaggerate their use. In this same period there was a transition from the media type through which music was marketed: although the CD existed since the mid-1980s, in Brazil it was only consumed on a large scale in the early 1990s. Vinyl and CDs ended up living together for a certain period. Among the research methods, interviews were conducted with several musicians involved in the processes of composition, arrangement and other stages of the production of Cheio de Dedos. In this way, significant details about how the arrangements were produced could be revealed, as well as meanings inherent in the names of the compositions and the elaboration of the letters. In addition, we performed melodic, harmonic and formal analysis of some of the songs on the disc, as a way of show which elements was used by Guinga in his compositions for this CD, and in what way the arrangements were elaborated and recorded. In the end, several reviews talking about the release of Cheio de Dedos were compiled and analyzed on as a way to better understand the reception that the album had in the press, since the album Cheio de Dedos became the main reference of the career of the composer GuingaMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-Antunes, Gilson Uehara Gimenes, 1972-Gomes, Marcelo SilvaCarvalho, José Alexandre Leme LopesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarasnevicius, Ivan Daniel, 1979-20192019-08-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639872BARASNEVICIUS, Ivan Daniel. Cheio de dedos: Desvendando o compositor Guinga = Cheio de dedos: Revealing the composer Guinga. 2019. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639872. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157192Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T18:12:16Zoai::1157192Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-29T18:12:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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