Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, João Jose Ifarraguirre de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610853
Resumo: Orientador: Itamar Ferreira
id UNICAMP-30_07f6bfc4e37a709441a99701aa3620cf
oai_identifier_str oai::471579
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor dieselFatigue properties and micromechanisms of fracture of an AlSiMg0,6 cast alloy used in diesel engine cylinder headAluminio - FadigaAluminum - FatigueOrientador: Itamar FerreiraDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: O crescente uso das ligas alumínio-silício fundido na indústria automotiva deve-se principalmente a redução de peso, consumo de combustível e níveis de emissões. Isto inclui a liga de alumínio-silício EN AlSi7Mg0,6, equivalente a liga ASTM A357.0, que é empregada em cabeçotes de motores Diesel. É importante conhecer o impacto na integridade e confiabilidade deste componente na presença de defeitos intrínsecos dos processos de fundição convencional como a de molde permanente. Tais defeitos, como porosidades e filmes de óxidos, quando localizados na superfície, ou próxima a esta, são nucleadores de trincas de fadiga. Neste estudo é analisado o impacto na resistência à fadiga e nos micromecanismos de fratura pelo ensaio de corpos-de-prova fresados com dimensões de 7x14x60mm, retirados do cabeçote da linha de produção e submetidos a ensaio de flexão em três pontos. As superfícies de fratura dos espécimes foram analisadas em microscópio eletrônico de varredura (MEV) a fim de caracterizar os micromecanismos de fratura e o local de iniciação da trinca de fadiga. A resistência à fadiga média, para 1 milhão de ciclos, foi determinada como sendo ao redor de 140MPa. Foi observado na superfície de fratura dos espécimes testados, um claro contraste entre o micromecanismo da zona de fadiga (estrias) e zona final de fratura (alvéolos), sendo que o fator predominante para nuclear trincas de fadiga foram poros próximos da superfície.Abstract: The increase usage of casting aluminum-silicon alloys in the automotive industry is due to reduce weight, fuel consumption, and emissions level. This includes the aluminum-silicon cast alloy EN AlSiMg0.6 (ASTM A357.0) which is used to make Diesel engine cylinder head. It is important to know the impact on the integrity and reliability of this component in the presence of intrinsical defects of conventional casting parts produced on permanent mold process. Such defects, as porosity and oxide film, when locate on the surface or subsurface of casting parts, could be a fatigue crack initiators. In this paper is analyzed the impact on the fatigue strength and micromechanisms of fracture, by using 7x14x60mm specimens machined from cylinder head drew from production assembly line, and submitted to three point bending tests. Fracture surface of the specimens were observed by SEM to characterize the micromechanisms and the initiation fracture local. The average fatigue strength, based on 1 million of cycles, is about 140MPa. It was observed on the fracture surface of fatigue test specimens, a clear contrast between the micromechanisms of fatigue zone (striations) and the final fracture zone (dimples) and fatigue crack initiation occurs at the porosities near the surface.MestradoMateriaisMestre em Engenharia Automobilística[s.n.]Ferreira, Itamar, 1952-Zoqui, Eugênio JoséTokimatsu, Ruis CamargoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMattos, João Jose Ifarraguirre de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf131 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610853MATTOS, João Jose Ifarraguirre de. Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel. 2009. 131 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610853. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471579porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-13T11:55:50Zoai::471579Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-13T11:55:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
Fatigue properties and micromechanisms of fracture of an AlSiMg0,6 cast alloy used in diesel engine cylinder head
title Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
spellingShingle Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
Mattos, João Jose Ifarraguirre de
Aluminio - Fadiga
Aluminum - Fatigue
title_short Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
title_full Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
title_fullStr Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
title_full_unstemmed Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
title_sort Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel
author Mattos, João Jose Ifarraguirre de
author_facet Mattos, João Jose Ifarraguirre de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Itamar, 1952-
Zoqui, Eugênio José
Tokimatsu, Ruis Camargo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, João Jose Ifarraguirre de
dc.subject.por.fl_str_mv Aluminio - Fadiga
Aluminum - Fatigue
topic Aluminio - Fadiga
Aluminum - Fatigue
description Orientador: Itamar Ferreira
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610853
MATTOS, João Jose Ifarraguirre de. Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel. 2009. 131 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610853. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610853
identifier_str_mv MATTOS, João Jose Ifarraguirre de. Propriedades de fadiga e micromecanismos de fratura da liga de aluminio-silicio AlSi7Mg0,6 utilizada em cabeçote de motor diesel. 2009. 131 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610853. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/471579
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189020014477312