A Embraer e a questão nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte-Cardoso, Artur, 1984-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633773
Resumo: Orientador: Plínio Soares de Arruda Sampaio Junior
id UNICAMP-30_088d6b08063dc6d41173bbf6713e1d99
oai_identifier_str oai::1014538
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A Embraer e a questão nacionalEmbraer and the national questionEMBRAEREstado NacionalDesenvolvimento econômicoCadeias globais de valorNational stateDevelopment economicGlobal value chainsOrientador: Plínio Soares de Arruda Sampaio JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de EconomiaResumo: Esta tese tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre a Embraer e a economia brasileira da perspectiva do desenvolvimento nacional. Para esta discussão, aborda-se a relação entre o grande capital e o Estado brasileiro levando-se em consideração a natureza dos vínculos entre ele e o espaço econômico nacional. Apesar de originariamente estatal, a Embraer surge como parte do capital nacional e será discutida enquanto tal, considerando suas particularidades. Desta forma, a hipótese do trabalho é que a burguesia vinculada à Embraer é associada e subordinada ao capital internacional. Com bases precárias para o estímulo endógeno da acumulação e a socialização do excedente, a empresa se afirma em conflito com o Estado nacional. Os resultados podem ser organizados em quatro dimensões: i) a Embraer, dentro da cadeia de valor da indústria aeronáutica, se moveu para um processo de reforço de sua especialização internacional em projeto, gestão de fornecedores, montagem, comercialização e serviços pós-venda; essa especialização lhe permitiu ganhar escala e potencializar os ganhos da reestruturação produtiva, ao mesmo tempo em que desqualificou o trabalho e enfraqueceu os laços com a indústria brasileira; a posição na divisão do trabalho dentro da cadeia corresponde ao das demais empresas integradoras sem, porém, contar com uma base nacional de grandes fornecedores qualificados, como em outras regiões; ii) a privatização ampliou a influência do capital financeiro no controle e no financiamento; o Estado permaneceu como acionista minoritário e proprietário de golden shares, como financiador de projetos e das exportações e ainda como cliente de produtos militares; iii) a Embraer fortaleceu os vínculos com o mercado internacional, seja por instalações comerciais e de serviços, seja por instalações produtivas próximas a mercados estratégicos, limitando seus vínculos com o Brasil ao trabalho direto e indireto, em um padrão crescentemente associável a um enclave de alta tecnologia da indústria aeronáutica internacional dentro do país; iv) reforçaram-se os elos com centros externos de decisão ¿ mercados internacionais e seus padrões técnicos e financeiros e com acionistas privados ¿; salvo uma participação menor do mercado brasileiro e a influência dos trabalhadores e de acionistas nacionais e do Estado ¿ mobilizado em função da empresa, com algumas iniciativas recentes na área militar ¿, há uma nítida deterioração das relações com centros internos de decisão. A pesquisa conclui que a liderança da Embraer no mercado é relativa e que ela não representa um capital nacional, pois ela: não almeja o desenvolvimento de uma indústria nacional, fragiliza as bases preexistentes e não cresce apoiada no mercado nacional; estabelece uma relação menos hierárquica com os fornecedores internacionais, o que diminui sua capacidade de apropriação do valor agregado; carrega o legado positivo da empresa estatal e reorienta o conteúdo das relações com Estado em seu benefício; enfraquece os vínculos em geral com o espaço econômico nacional; tem forte orientação para o resultado financeiro e remuneração dos acionistas; e está passiva de reversão por desnacionalização, como atestam as recentes negociações com a Boeing, em dezembro de 2017. A Embraer se tornou, assim, uma instância do capital internacional no Brasil que enfraquece, ativa ou passivamente, o Estado nacional, contribuindo para o reforço do processo de reversão neocolonialAbstract: This thesis aims to analyze the relations established between Embraer and the Brazilian economy from the perspective of national development. For this discussion, the relationship between the great capital and the Brazilian State is considered taking into account the nature of the links between it and the national economic space. Although originally state-owned, Embraer appears as part of the national capital and will be discussed as such, considering its particularities. In this way, the hypothesis of this work is that the bourgeoisie linked to Embraer is associated and subordinated to international capital. With precarious bases for the endogenous stimulus of accumulation and the socialization of surplus, the company asserts itself in conflict with the national state. The results can be organized in four dimensions: i) Embraer, within the aeronautical industry value chain, has moved to a process of strengthening its international specialization in design, supply chain management, assembly, marketing and after-sales services; this specialization allowed it to gain scale and increase the gains of productive restructuring, while disqualifying work and weakening ties with Brazilian industry; the position in the division of labor within the value chain corresponds to that of the other integrating companies, without, however, having a national base of large qualified suppliers, as in other regions; ii) privatization has increased the influence of financial capital on control and financing; the State remained a minority shareholder and owner of golden shares, a financier of projects and exports and a customer of military products; (iii) Embraer has strengthened its links with the international market, either through commercial and service facilities or through production facilities close to strategic markets, limiting its ties with Brazil to direct and indirect labor, in a pattern increasingly associated with an enclave of high technology of the international aeronautical industry inside Brazil; iv) the links with external decision centers were reinforced ¿ international markets and their technical and financial standards and with private shareholders ¿; except for a smaller share of the Brazilian market and the influence of the workers and national shareholders and of the State ¿ mobilized by the company, with some recent initiatives in the military area - there is a clear deterioration of relations with internal decision centers. This research concludes that Embraer's leadership in the market is relative and that the company does not represents a national capital, since it: does not aim at the development of a national industry, weakens the pre-existing bases and does not grow supported in the national market; establishes a less hierarchical relationship with the international suppliers, which diminishes its capacity of appropriation of the added value; carries the positive legacy of the state enterprise era and redirects the content of relations with the State to its benefit; weakens its ties with the national economic space in general; has a strong focus on financial results and shareholder remuneration; and is passive of reversion through denationalization, as evidenced by the recent negotiations with Boeing in December 2017. Embraer has become an instance of international capital in Brazil that weakens, actively or passively, the National State, contributing to the strengthening of the process of neocolonial reversionDoutoradoTeoria EconômicaDoutor em Ciências EconômicasCAPES006469/201509Funcamp[s.n.]Sampaio Junior, Plinio Soares de Arruda, 1957-Moraes, Lívia de Cássia GodoiHadler, João Paulo de Toledo CamargoFerreira, Marcos José BarbieriPereira, Edgard AntonioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de EconomiaPrograma de Pós-Graduação em Ciências EconômicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonte-Cardoso, Artur, 1984-20182018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 346 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633773MONTE-CARDOSO, Artur. A Embraer e a questão nacional. 2018. 1 recurso online ( 346 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633773. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014538Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T21:35:51Zoai::1014538Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-04-28T21:35:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Embraer e a questão nacional
Embraer and the national question
title A Embraer e a questão nacional
spellingShingle A Embraer e a questão nacional
Monte-Cardoso, Artur, 1984-
EMBRAER
Estado Nacional
Desenvolvimento econômico
Cadeias globais de valor
National state
Development economic
Global value chains
title_short A Embraer e a questão nacional
title_full A Embraer e a questão nacional
title_fullStr A Embraer e a questão nacional
title_full_unstemmed A Embraer e a questão nacional
title_sort A Embraer e a questão nacional
author Monte-Cardoso, Artur, 1984-
author_facet Monte-Cardoso, Artur, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio Junior, Plinio Soares de Arruda, 1957-
Moraes, Lívia de Cássia Godoi
Hadler, João Paulo de Toledo Camargo
Ferreira, Marcos José Barbieri
Pereira, Edgard Antonio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia
Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte-Cardoso, Artur, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv EMBRAER
Estado Nacional
Desenvolvimento econômico
Cadeias globais de valor
National state
Development economic
Global value chains
topic EMBRAER
Estado Nacional
Desenvolvimento econômico
Cadeias globais de valor
National state
Development economic
Global value chains
description Orientador: Plínio Soares de Arruda Sampaio Junior
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633773
MONTE-CARDOSO, Artur. A Embraer e a questão nacional. 2018. 1 recurso online ( 346 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633773. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633773
identifier_str_mv MONTE-CARDOSO, Artur. A Embraer e a questão nacional. 2018. 1 recurso online ( 346 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633773. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014538
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 346 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138525886545920