Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertan, Levino
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581765
Resumo: Orientador: João Francisco Regis de Morais
id UNICAMP-30_08cf1553a9cb646216260baf8ea52b2a
oai_identifier_str oai::80143
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990Educação - Brasil - História - 1930-1990Ensino - Legislação - Brasil - 1930-1990Liberalismo - Brasil - 1930-1990LiberdadeOrientador: João Francisco Regis de MoraisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa situa-se na área da Filosofia e História da Educação, interpretando os aspectos da trajetória do ideal de liberdade na educação brasileira, no período de 1930 a 1990. O primeiro capítulo, Perspectiva Ontológica da Liberdade, parte da premissa de que existe empiricamente um valor universal para a nossa consciência histórica que é a idéia de valor da liberdade. Apesar de todos os condicionamentos, dificuldades e ameaças, a liberdade, característica básica do ser humano, existe não como algo dado, mas como conquista do homem, de um povo e de uma nação. A liberdade é considerada de forma efetiva, concreta, pertencente ao homem, como atributo inerente à imanência do seu ser, na sua existência, captada, transcendentalmente, como parte do sujeito ôntico, isto é, do existente como ele é. É a liberdade vivida e real, presente na vida do homem brasileiro.O segundo capítulo, A Liberdade na Legislação da Educação, demonstra que as disposições legais da educação brasileira têm como pano de fundo o liberalismo. O liberalismo que passa a ser um fato, um dado, não só da lei, como também convicção da maioria do povo brasileiro. A concepção da liberdade nada mais é do que o reflexo dos condicionantes históricos, políticos e econômicos. A prática escolar é conseqüência de uma doutrina liberal, que defende a liberdade e os interesses individuais, numa sociedade em que se direciona para os meios de produção, como justificativa do sistema capitalista. A filosofia liberal trabalha o conceito de liberdade, abstrata e metafisicamente, como característica natural, comum a todos os homens, onde a garantia é dada através da lei: "Todos os homens são livres e iguais perante a lei". O terceiro capítulo, A Liberdade nas Tendências da Educação Brasileira, focaliza as tendências: tradicional, escola nova, tecnicista, libertária, libertadora e histórico-crítica. Essas tendências mostram que, embora haja aspectos comuns a algumas delas, ou aspectos que se completam, existem pontos divergentes quanto à interpretação da liberdade. Todas as práticas pedagógicas refletem uma concepção de liberdade, conseqüência da visão de homem que cada uma delas procura transmitir e formarDoutoradoFilosofia e História da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Morais, Régis de, 1940-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertan, Levino19941994-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[128]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581765BERTAN, Levino. Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990. 1994. [128]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581765. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/80143porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:16:21Zoai::80143Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:16:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
title Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
spellingShingle Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
Bertan, Levino
Educação - Brasil - História - 1930-1990
Ensino - Legislação - Brasil - 1930-1990
Liberalismo - Brasil - 1930-1990
Liberdade
title_short Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
title_full Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
title_fullStr Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
title_full_unstemmed Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
title_sort Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990
author Bertan, Levino
author_facet Bertan, Levino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Régis de, 1940-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertan, Levino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil - História - 1930-1990
Ensino - Legislação - Brasil - 1930-1990
Liberalismo - Brasil - 1930-1990
Liberdade
topic Educação - Brasil - História - 1930-1990
Ensino - Legislação - Brasil - 1930-1990
Liberalismo - Brasil - 1930-1990
Liberdade
description Orientador: João Francisco Regis de Morais
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581765
BERTAN, Levino. Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990. 1994. [128]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581765. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BERTAN, Levino. Aspectos da trajetoria do ideal de liberdade na educação brasileira 1930-1990. 1994. [128]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581765. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/80143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[128]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138309186781184