Potencial da intermodalidade rodo-ferroviaria na mitigação das emissões de CO2 : o caso do setor de transporte de cargas do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galbieri, Rodrigo, 1977-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609838
Resumo: Orientadores: Andre Felipe Simões, Arnaldo Cesar da Silva Walter
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spelling Potencial da intermodalidade rodo-ferroviaria na mitigação das emissões de CO2 : o caso do setor de transporte de cargas do estado de São PauloPotential of the rail-road intermodality in mitigating CO2 emissions : the case of São Paulo state's cargo transport sectorMudanças climáticasCarbonoEfeito estufa (Atmosfera)Climate changeCarbonAtmospheric greenhouse effectOrientadores: Andre Felipe Simões, Arnaldo Cesar da Silva WalterDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: No ano de 2005, no Brasil, cerca de 58% das cargas foram transportadas através de rodovias, enquanto o modal ferroviário transportou apenas 26% das cargas. O desbalanceamento da matriz de transporte de cargas paulista é ainda mais crítica, pois cerca de 88,6% das cargas que circularam pelo Estado de São Paulo foram através de rodovias e apenas 9,5% através de ferrovias. Esse desbalanceamento em favor do modal rodoviário, mais energo-intensivo, causa inúmeros problemas econômicos, sociais e ambientais para o Brasil e para o Estado de São Paulo, destacando-se: maior consumo de combustíveis fósseis (óleo Diesel), conseqüentemente maiores índices de emissões de poluentes, frete mais caro e congestionamentos. Em relação ao Estado de São Paulo, o problema dos congestionamentos que atualmente já é grave, tende a piorar no médio e longo prazo, muito devido ao crescimento econômico e aumento das taxas de motorização. Tendo como base os estudos de implementação das obras de infra-estrutura do Plano Diretor da Secretária de Transportes do Estado de São Paulo (PDDT-Vivo 2000/2020), o principal objetivo desse Trabalho é mostrar o potencial em economia de combustível (óleo Diesel) e diminuição das emissões de CO2 que uma implementação efetiva da intermodalidade rodo-ferroviária no transportes de cargas dentro do Estado de São Paulo pode gerar. A economia de óleo Diesel pode chegar a mais de 6,89 milhões de m3 e as emissões evitadas de CO2 pode chegar a mais de 17,59 milhões de toneladas entre 2009 e 2029. Esse Trabalho analisa as características que um projeto envolvendo intermodalidade rodo-ferroviária deve possuir para conseguir aprovação no Executive Board da UNFCCC, a fim de se tornar um projeto ligado ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, e também aborda as principais barreiras que o mesmo possa enfrentar.Abstract: In 2005 about 58% of cargoes, in TKU, were transported from highways in Brazil; while the modal railway carried only 26% of cargo (PNLT, 2007). The imbalance of the São Paulo state's transportation matrix is even more critical: about 88.6% of the cargoes that circulated on this state used roads as means and only 9.5% of this transportation was made through railways. This imbalance in favor of the road model, more energy-intensive, causes many economic problems; social and environmental impacts for Brazil and for the Sao Paulo state. Namely, this causes higher consumption of fossil based fuels (Diesel), therefore causing higher rates of pollutants emissions. In addition, this kind of transportation is more expensive than the railway model and subjected to uncertainties such as traffic jams. In the São Paulo state, the traffic jams issue is currently quite severe and tends to get worse in the medium and long terms, mainly due to the economic growth and due to the increasing rates of motorization. Using as basis the studies for the infrastructure implementation, from the Master Plan of the Secretary of Transportation of the State of São Paulo, this work's main goal is to show the potential for fuel economy (Diesel) and therefore the reduction of CO2 emissions that can be accomplished by an effective implementation of the road-rail intermodal model within of São Paulo. The diesel economy can be more than 6.89 million m3, and the avoided CO2 emission may reach more than 17.59 million tons between 2009 and 2029. Also, this work discuss the necessary characteristics for a road-rail intermodal project to get the Executive Board of the UNFCCC approval, and the most common obstacles for such kind of project.MestradoMestre em Planejamento de Sistemas Energéticos[s.n.]Simões, André Felipe, 1969-Walter, Arnaldo César da Silva, 1957-Cavaliero, Carla Kazue NakaoGuimarães, Carlos Alberto BandeiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas EnergéticosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGalbieri, Rodrigo, 1977-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf159 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609838GALBIERI, Rodrigo. Potencial da intermodalidade rodo-ferroviaria na mitigação das emissões de CO2: o caso do setor de transporte de cargas do estado de São Paulo. 2009. 159 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609838. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/448839porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:24Zoai::448839Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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