Política educacional na Era FHC (1995-2002) : juventude, trabalho e a influência dos organismos multilaterais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayara Gregoracci, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640257
Resumo: Orientador: Fabiana de Cássia Rodrigues
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Teve por objetivo identificar as relações do projeto educacional do período com a agenda neoliberal e as concepções político-ideológicas das diretrizes dos organismos multilaterais para a América Latina ao final do século XX. Para a realização da pesquisa, destacou-se a análise das seguintes fontes: os planos de governo e as legislações promovidas para educação básica e o ensino profissional durante a era FHC, junto a três documentos provenientes do Banco Mundial, da CEPAL/UNESCO e do BID, extraindo deles as concepções de educação, trabalho e juventude direcionadas às agendas dos países subdesenvolvidos. Identificou-se na análise que tais projetos orientados por organismos internacionais influenciaram diretamente na construção das políticas locais de educação e trabalho, impactando a realidade material, educacional e política da juventude brasileira. Nas políticas de FHC observou-se o aprofundamento e a sistematização da dualidade estrutural na educação, bem como a aplicação da Teoria do Capital Humano (TCH). Sob novas roupagens e em um contexto de desindustrialização e globalização, houve a intensificação da orientação da juventude para o ensino profissional e técnico em detrimento do ensino geral (propedêutico). Ademais, as políticas voltaram-se à construção do sujeito flexível às transformações e às incertezas do mundo do trabalho. Tratou-se de formar o jovem responsável por si mesmo, segundo a lógica do produtivismo, da competitividade e da meritocracia, logo, adaptável às demandas do "mercado modernizado" e do progresso técnico. Assim, objetivou-se contribuir para o entendimento das perspectivas de educação e da formação para o trabalho que se desenharam para a juventude no período indicadoAbstract: This master's dissertation sought to analyze the educational political project aimed at youth during the Fernando Henrique Cardoso (FHC) governments between 1995 and 2002. The focus was on the formation of working-class youth and the contradictions of the processes of transformation of the work, in a historical-dialectic materialistic perspective. It aimed to identify the relationship of the educational project of the period with the neoliberal agenda and the political-ideological conceptions of the guidelines of multilateral organizations for Latin America at the end of the 20th century. To carry out the research, the analysis of the following sources was highlighted: government plans and legislation promoted for basic education and professional education during the FHC era, together with three documents from the World Bank, ECLAC / UNESCO and the IDB, drawing from them the concepts of education, work and youth, directed to the agendas of underdeveloped countries. It was identified in the analysis that such projects guided by international organizations directly influenced the construction of local education and work policies, impacting the material, educational and political reality of Brazilian youth. In FHC's policies, the deepening and systematization of structural duality in education and the theory of human capital (TCH) was observed. Under new guises and in a context of deindustrialization and globalization, there was an intensification of youth orientation towards professional and technical education compared to general education (propaedeutic). In addition, policies have focused on the construction of the flexible subject to the transformations and uncertainties of the world of work. It was a question of training the young man responsible for himself, according to the logic of productivism, competitiveness and meritocracy, therefore, adaptable to the demands of the "modernized market" and technical progress. Thus, the aim of the work was to contribute to the understanding of the perspectives of education and training for work that were designed for youth in the period indicatedMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Rodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-Zan, Dirce Djanira Pacheco ePronko, Marcela AlejandraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Mayara Gregoracci, 1991-20202020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640257SANTOS, Mayara Gregoracci. Política educacional na Era FHC (1995-2002): juventude, trabalho e a influência dos organismos multilaterais. 2020. 1 recurso online ( 158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640257. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157995Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-03T10:31:16Zoai::1157995Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-02-03T10:31:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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