A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdu, Mateus Barbosa, 1988-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961
Resumo: Orientador: Marcelo Vicentin
id UNICAMP-30_09b0a3ba9a912a4c01382ca60f107060
oai_identifier_str oai::1257868
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A pedagogia do conceito de Deleuze e GuattariLa pédagogie du Concept de Deleuze avec GuattariGuattari, Felix, 1930-1992Deleuze, Gilles, 1925-1995Pedagogia críticaEducação dos sentidosIntuiçãoDeleuze, GillesGuattari, FelixCritical pedagogyEducation of the sensesIntuitionOrientador: Marcelo VicentinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: "Pedagogia do conceito" é um termo presente em O que é a filosofia?, última obra conjunta de Deleuze e Guattari e que expõe a característica da tarefa filosófica como atividade eminentemente pedagógica. Trata-se, contudo, de uma percepção pedagógica sobre a produção conceitual, no entanto, como poderia esta proposta ser analisada tendo em vista a própria atividade pedagógica de forma genérica, ou seja, como a criação de conceitos e os passos que esse processo persegue podem contribuir com a percepção de uma ação pedagógica pautada pelo compromisso de provocar uma nova imagem do pensamento, em detrimento de uma imagem dogmática da razão. Em Diferença e repetição, Deleuze analisa o sentido da palavra "forma" e propõe como substituto "criação" e dá claros sinais de que a amarração entre o ensinar e o aprender tem por passagens uma "pedagogia dos sentidos". Neste sentido poderíamos pensar que Deleuze e Guattari, tanto em suas obras particulares como na produção comum, foram perversores das tradicionais normas da educação. Críticos veementes do "fazer como", atitude que implica modos corretos de aprender, ambos propõem linhas de fuga a essa ideia conservadora e instauram a noção de uma "pedagogia do conceito" e do "fazer com", alertando-nos para a imprevisibilidade caótica do acontecimento, da aprendizagemAbstract: "Pedagogy of the concept" is a term present in What is philosophy?, Deleuze and Guattari's last joint work and which exposes the characteristic of the philosophical task as an eminently pedagogical activity. It is, however, a pedagogical perception about conceptual production, however, how could this proposal be analyzed in view of the pedagogical activity itself in a generic way, that is, how the creation of concepts and the steps that this process pursues can contribute to the perception of a pedagogical action guided by the commitment to provoke a new image of thought, in detriment of a dogmatic image of reason. In Difference and Repetition, Deleuze analyzes the meaning of the word "form" and proposes "creation" as a substitute, and gives clear signs that the tying between teaching and learning has as its passages a "pedagogy of the senses. In this sense we could think that Deleuze and Guattari, both in their particular works and in their common production, have been perverters of the traditional norms of education. Vehement critics of the "doing as", an attitude that implies correct ways of learning, both propose lines of escape from this conservative idea and establish the notion of a "pedagogy of the concept" and of "doing with", alerting us to the chaotic unpredictability of the event, of learningMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES011[s.n.]Vicentin, Marcelo  La Salvia, Andre LuisVinci, Christian Fernando Ribeiro GuimarãesUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVerdu, Mateus Barbosa, 1988-20222022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961VERDU, Mateus Barbosa. A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257868Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T18:08:54Zoai::1257868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-01-09T18:08:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
La pédagogie du Concept de Deleuze avec Guattari
title A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
spellingShingle A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
Verdu, Mateus Barbosa, 1988-
Guattari, Felix, 1930-1992
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Pedagogia crítica
Educação dos sentidos
Intuição
Deleuze, Gilles
Guattari, Felix
Critical pedagogy
Education of the senses
Intuition
title_short A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
title_full A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
title_fullStr A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
title_full_unstemmed A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
title_sort A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
author Verdu, Mateus Barbosa, 1988-
author_facet Verdu, Mateus Barbosa, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicentin, Marcelo  
La Salvia, Andre Luis
Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdu, Mateus Barbosa, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Guattari, Felix, 1930-1992
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Pedagogia crítica
Educação dos sentidos
Intuição
Deleuze, Gilles
Guattari, Felix
Critical pedagogy
Education of the senses
Intuition
topic Guattari, Felix, 1930-1992
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Pedagogia crítica
Educação dos sentidos
Intuição
Deleuze, Gilles
Guattari, Felix
Critical pedagogy
Education of the senses
Intuition
description Orientador: Marcelo Vicentin
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961
VERDU, Mateus Barbosa. A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961
identifier_str_mv VERDU, Mateus Barbosa. A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257868
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138574564589568