A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961 |
Resumo: | Orientador: Marcelo Vicentin |
id |
UNICAMP-30_09b0a3ba9a912a4c01382ca60f107060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1257868 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia do conceito de Deleuze e GuattariLa pédagogie du Concept de Deleuze avec GuattariGuattari, Felix, 1930-1992Deleuze, Gilles, 1925-1995Pedagogia críticaEducação dos sentidosIntuiçãoDeleuze, GillesGuattari, FelixCritical pedagogyEducation of the sensesIntuitionOrientador: Marcelo VicentinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: "Pedagogia do conceito" é um termo presente em O que é a filosofia?, última obra conjunta de Deleuze e Guattari e que expõe a característica da tarefa filosófica como atividade eminentemente pedagógica. Trata-se, contudo, de uma percepção pedagógica sobre a produção conceitual, no entanto, como poderia esta proposta ser analisada tendo em vista a própria atividade pedagógica de forma genérica, ou seja, como a criação de conceitos e os passos que esse processo persegue podem contribuir com a percepção de uma ação pedagógica pautada pelo compromisso de provocar uma nova imagem do pensamento, em detrimento de uma imagem dogmática da razão. Em Diferença e repetição, Deleuze analisa o sentido da palavra "forma" e propõe como substituto "criação" e dá claros sinais de que a amarração entre o ensinar e o aprender tem por passagens uma "pedagogia dos sentidos". Neste sentido poderíamos pensar que Deleuze e Guattari, tanto em suas obras particulares como na produção comum, foram perversores das tradicionais normas da educação. Críticos veementes do "fazer como", atitude que implica modos corretos de aprender, ambos propõem linhas de fuga a essa ideia conservadora e instauram a noção de uma "pedagogia do conceito" e do "fazer com", alertando-nos para a imprevisibilidade caótica do acontecimento, da aprendizagemAbstract: "Pedagogy of the concept" is a term present in What is philosophy?, Deleuze and Guattari's last joint work and which exposes the characteristic of the philosophical task as an eminently pedagogical activity. It is, however, a pedagogical perception about conceptual production, however, how could this proposal be analyzed in view of the pedagogical activity itself in a generic way, that is, how the creation of concepts and the steps that this process pursues can contribute to the perception of a pedagogical action guided by the commitment to provoke a new image of thought, in detriment of a dogmatic image of reason. In Difference and Repetition, Deleuze analyzes the meaning of the word "form" and proposes "creation" as a substitute, and gives clear signs that the tying between teaching and learning has as its passages a "pedagogy of the senses. In this sense we could think that Deleuze and Guattari, both in their particular works and in their common production, have been perverters of the traditional norms of education. Vehement critics of the "doing as", an attitude that implies correct ways of learning, both propose lines of escape from this conservative idea and establish the notion of a "pedagogy of the concept" and of "doing with", alerting us to the chaotic unpredictability of the event, of learningMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES011[s.n.]Vicentin, Marcelo La Salvia, Andre LuisVinci, Christian Fernando Ribeiro GuimarãesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVerdu, Mateus Barbosa, 1988-20222022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961VERDU, Mateus Barbosa. A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257868Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T18:08:54Zoai::1257868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-01-09T18:08:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari La pédagogie du Concept de Deleuze avec Guattari |
title |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari |
spellingShingle |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari Verdu, Mateus Barbosa, 1988- Guattari, Felix, 1930-1992 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Pedagogia crítica Educação dos sentidos Intuição Deleuze, Gilles Guattari, Felix Critical pedagogy Education of the senses Intuition |
title_short |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari |
title_full |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari |
title_fullStr |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari |
title_sort |
A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari |
author |
Verdu, Mateus Barbosa, 1988- |
author_facet |
Verdu, Mateus Barbosa, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicentin, Marcelo La Salvia, Andre Luis Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdu, Mateus Barbosa, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guattari, Felix, 1930-1992 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Pedagogia crítica Educação dos sentidos Intuição Deleuze, Gilles Guattari, Felix Critical pedagogy Education of the senses Intuition |
topic |
Guattari, Felix, 1930-1992 Deleuze, Gilles, 1925-1995 Pedagogia crítica Educação dos sentidos Intuição Deleuze, Gilles Guattari, Felix Critical pedagogy Education of the senses Intuition |
description |
Orientador: Marcelo Vicentin |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961 VERDU, Mateus Barbosa. A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961 |
identifier_str_mv |
VERDU, Mateus Barbosa. A pedagogia do conceito de Deleuze e Guattari. 2022. 1 recurso online (79 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6961. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1257868 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (79 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822253542910459904 |