Orégano em pizza e ciclovias em São Paulo possuem algo em comum? : infraestruturas cicloviárias de São Paulo de 2013 a 2019
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639851 |
Resumo: | Orientador: Rafael de Brito Dias |
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Orégano em pizza e ciclovias em São Paulo possuem algo em comum? : infraestruturas cicloviárias de São Paulo de 2013 a 2019Do oregano on pizza and bike lanes in São Paulo have anything in common? : cycling infrastructures in São Paulo from 2013 to 2019CicloviasTransporte urbano - São Paulo (SP)Planejamento urbanoMovimentos sociaisPolitica de transporte urbanoBike lanesUrban transport - São Paulo (SP)Social movementsUrban transportation policyOrientador: Rafael de Brito DiasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O título da tese se inspira em falas do Prefeito do Município de São Paulo, Bruno Covas (abril, 2018-2020, PSDB) ao se referir aos 400 quilômetros de vias para circulação exclusiva de bicicleta implementadas na gestão anterior, de Fernando Haddad (PT, 2013-2016) como "feitas na cidade como você coloca orégano na pizza: jogado de forma aleatória". Embora tais trechos de malha cicloviária já constavam em planos das décadas de 1990 e 2000 e foram novamente debatidas dentro do contexto do Plano de Mobilidade Urbana do município em 2015, Covas é apenas um dos atores que se opuseram a consolidação das ciclovias e ciclofaixas implementadas na gestão de Haddad. Esta tese apresenta uma análise tanto da implementação quanto do processo de revisão da malha cicloviária paulistana entre os anos 2013 a início de 2020 buscando responder as seguintes perguntas: quais processos foram determinantes na organização da infraestrutura cicloviária da cidade de São Paulo? Como atores se mobilizaram buscando moldar esses processos a partir de seus interesses e condições? Quais os resultados desses processos em termos da infraestrutura que conformaram e das dinâmicas sociotécnicas que produziram? A pesquisa levantou diferentes momentos de inclusão da bicicleta na agenda pública anteriores ao ano de 2013 e como, nesses períodos, diferentes atores e coalizões mobilizaram conhecimentos e tecnologias para a elaboração de planos cicloviários que nem sempre resultaram na construção de infraestruturas. A pesquisa utilizou de revisão bibliográfica, coleta de dados em documentos, mídia, blogs e observação em eventos, reuniões e audiências públicas, articulando-os com conceitos dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e do paradigma das novas mobilidades nas ciências sociais. As conclusões apontam para a consolidação de um enquadramento sociotécnico para a consolidação e expansão da malha cicloviária paulistana que inclui a bicicleta como mais um elemento de disputa pelo espaço viário de forma a priorizar infraestruturas de interferência mínima na forma como esse espaço é construído e compreendido na manutenção do sistema de transportes paulistano, porém também destaca a atuação de movimento sociais na agenda da bicicleta nos espaços participativos formais e fora deles. Embora se concentre no recorte temporal de 2013 a 2019, a pesquisa foi concluída em julho de 2020Abstract: Bruno Covas, the mayor of the municipality of São Paulo (Brazilian Social Democratic Party, 2018-2020), said that the 400 kilometers of roads for exclusive bike circulation in the city of São Paulo "were spread at the city as you put oregano on pizza: played at random". Covas refers to the bike lanes and cycle tracks implemented in the previous management, by mayor Fernando Haddad (Worker's Party, 2013-2016), who implemented cycling infrastructures that had already been in plans since the 1990s and which were again discussed within the context of the city's Urban Mobility Plan in 2015. Covas is just one of the actors who opposed to the consolidation of these infrastructures implemented in Haddad's management. This thesis presents an analysis of both the implementation and the review process of the São Paulo bike path network between the years 2013 to early 2020, seeking to answer the following questions: which processes were determinant in the organization of the bicycle path infrastructure of the city of São Paulo? How did the actors mobilize to shape these processes based on their interests and conditions? What are the results of these processes, in terms of the infrastructure they designed/redesigned and built and the socio-technical dynamics they produced? The research also included a bibliographic survey on the construction of the road and car-oriented transportation system, to demonstrate how bicycles were marginalized in this paradigm and its relationship with the socio-spatial inequality of the capital of São Paulo. The research also raised different moments of inclusion of the bicycle in the public agenda and how, in these periods, different actors and coalitions mobilized knowledge and technologies for the elaboration of bicycle paths plans that did not always result in the construction of infrastructure. The research used bibliographic review, data collection in documents, media, blogs, and observation in events like social movements meetings and public forums for consultation, articulating them with concepts of Social Studies of Science and Technology and the mobility turn in the social sciences. The conclusions point out that the construction of bicycle infrastructure includes the bicycle as another element of dispute for road space without changing how this space is built and understood within the road paradigm of the São Paulo transport system, but also highlights the role of social movement throughout the process and how these movements manage to influence the bicycle agenda on forums and committees for consultation about the cycling policy and outside them. Although it focuses on the time frame from 2013 to 2019, the research was completed in July 2020DoutoradoPolítica Científica e TecnologicaDoutora em Política Científica e TecnológicaCAPES001FAEPEX[s.n.]Dias, Rafael de Brito, 1982-Campos, Cristina deToledo, Rodrigo AlbertoAndrade, Thales Haddad Novaes deCruz, Silvia Regina StuchiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFarias, Luciana de, 1990-20202020-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (252 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639851FARIAS, Luciana de. Orégano em pizza e ciclovias em São Paulo possuem algo em comum?: infraestruturas cicloviárias de São Paulo de 2013 a 2019. 2020. 1 recurso online (252 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639851. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157167Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T21:12:39Zoai::1157167Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-10-27T21:12:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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