Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Roberta, 1972-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621778
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_0a90b04a2ee8a206d276a2bcceb2a356
oai_identifier_str oai::919011
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escolaMaze of questions : reflections on the teachers' formation on and from the schoolCoordenação pedagógicaProfessores - FormaçãoCotidiano escolarSaberes do docentePedagogical coordinationTeachers' formationSchool routineTeachers' knowledgeOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Tematizar a coordenação pedagógica em um processo de formação na e a partir da escola é o propósito da investigação. Com o intuito de articular trabalho e formação, a pesquisa tem como tema a formação continuada de professores e como foco de estudo a coordenação pedagógica e a formação no contexto escolar. Realizou-se em uma escola de educação básica da rede privada de ensino de Campinas/SP, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Fundamental, apoiando-se na abordagem qualitativa através de um caso em estudo com a metodologia da investigação narrativa, constituída a partir da reflexão sobre as produções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - GEPEC - da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, a que a presente investigação está filiada. A pesquisa beneficiou-se das experiências profissionais com o cotidiano da escola em uma investigação do próprio trabalho: de uma professora-coordenadora e seus saberes e- fazeres na escola. Os materiais produzidos por ela e pelos professores (assumidos como dados da pesquisa), seja nas reuniões pedagógicas e formativas e/ou nos encontros de atendimento individual, bem como registros elaborados coletivamente, revistas, publicações de experiências pedagógicas, fotografias, dentre outros, constituem uma materialidade escolar que é tomada para compreender em que se caracteriza o trabalho da professora-coordenadora, bem como, investigar que formação é possível em contexto escolar. Das lições aprendidas no viver e fazer a pesquisa, enfatizamos aquelas vinculadas às dimensões da ação da coordenação pedagógica para a qual se propõe o conceito de professor-coordenador, que, por sua vez, atuará como professor-formador, exercerá uma gestão co inspirativa, constituir-se-á em sujeito-referência promovendo rupturas na rotina do cotidiano escolar, o que configura o que indicaremos como evidência possível de uma formação na, com a e a partir da escola.Abstract: The main purpose of the investigation is to broach the pedagogical coordination and the formation group process in a school. The research has the objective to show the possibility of matching the job as a pedagogical coordinator and the continuing study from teachers in a school context. The research has been done in a private Elementary School in Campinas - SP. It happened in the kindergarten course and in some grades from Elementary School. It has been done according to some studies about productions realized at GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Continuada) - UNICAMP, which the present investigation is related to. The research has received help from professional experiences in the daily school routine based on a teacher and coordinator in her day by day experiences at work. The materials produced by her and for others teachers (research data), such as in pedagogical meetings, individual talks, magazines, specific pedagogy materials, photos and others, belong to the school data which helps to understand better the pedagogical coordinator functions at school, as well, it shows that it is possible to improve your studies in a school context. From lessons learned in living and being part of the research, we have to emphasize the ones who the pedagogical coordinator is also a regular teacher Who show the possibility of improving your studies in a school context having the school support.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Cunha, Renata Cristina de Oliveira BarricheloSampaio, Carmen Diolinda da Silva SanchesRodrigues, Nara CaetanoCruz, Rúbia CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Cláudia Roberta, 1972-20132013-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf274 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621778FERREIRA, Cláudia Roberta. Labirinto de perguntas: reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola. 2013. 274 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621778. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919011porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:11:52Zoai::919011Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:11:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
Maze of questions : reflections on the teachers' formation on and from the school
title Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
spellingShingle Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
Ferreira, Cláudia Roberta, 1972-
Coordenação pedagógica
Professores - Formação
Cotidiano escolar
Saberes do docente
Pedagogical coordination
Teachers' formation
School routine
Teachers' knowledge
title_short Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
title_full Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
title_fullStr Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
title_full_unstemmed Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
title_sort Labirinto de perguntas : reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola
author Ferreira, Cláudia Roberta, 1972-
author_facet Ferreira, Cláudia Roberta, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Cunha, Renata Cristina de Oliveira Barrichelo
Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches
Rodrigues, Nara Caetano
Cruz, Rúbia Cristina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cláudia Roberta, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Professores - Formação
Cotidiano escolar
Saberes do docente
Pedagogical coordination
Teachers' formation
School routine
Teachers' knowledge
topic Coordenação pedagógica
Professores - Formação
Cotidiano escolar
Saberes do docente
Pedagogical coordination
Teachers' formation
School routine
Teachers' knowledge
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-08-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621778
FERREIRA, Cláudia Roberta. Labirinto de perguntas: reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola. 2013. 274 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621778. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621778
identifier_str_mv FERREIRA, Cláudia Roberta. Labirinto de perguntas: reflexões sobre a formação de professores na e a partir da escola. 2013. 274 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621778. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
274 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189109830254592