Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marco Antonio
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589272
Resumo: Orientador: Gilda Figueiredo Portugal Gouvea
id UNICAMP-30_0ae488bdf5326eb46a1d209f9c70553f
oai_identifier_str oai::201179
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São PauloProfessores - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)Escolas publicas - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)Orientador: Gilda Figueiredo Portugal GouveaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O estudo de base sociológica, procurou levantar o perfil dos professores da rede pública estadual paulista sob os aspectos: Condição sócio-econômicocultural, Participação Institucional intra e extra-escolar, Formação Profissional, Atuação no Magistério e Concepção sobre seu Trabalho, e como esses elementos constituintes influenciam sua visão profissional na unidade escolar. A pesquisa foi realizada com uma amostra de cento e treze pessoas dentro do estabelecimento de ensino, distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno, em vinte escolas que mantinham o Ensino Médio no ano de 1997, na cidade de Carapicuiba, Região Metropolitana da Grande São Paulo. A análise dos dados evidenciaram que a maioria dos professores mantinham uma relação de frente de trabalho com a educação escolar. Concluímos que o conceito de Intelligentsia utilizado por Karl Mannheim se aplica, em parte, ao corpo docenteAbstract: The study of sociological base, it tried to raise the São Paulo State School teachers profile under a set of features, namely: socio-economic-cultural conditions, intra and extra schooling participation, professional background, schooling involvement, work representation, and, consequently, how all these constituent elements influence their professional conceptions at the school setting. The research was carried out taking into consideration a sample of hundred and thirteen individuals from twenty educational establishments, distributed in the morning, afternoon and evening periods which maintained high school classes in the year of 1997; these schooling contexts are located in the city of Carapicuiba, Greater São Paulo metropolitan region. The data analysis made evident that the majority of school teachers keep a relation of work front with the schooling education. We conclude that the concept of Intelligentsia utilized by Karl Mannheim apply, partly, to the teaching staffMestradoMestre em Sociologia[s.n.]Gouvea, Gilda Figueiredo Portugal, 1944-Camargo, Dulce Maria Pompêo deRus Perez, José RobertoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSoares, Marco Antonio20002000-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589272SOARES, Marco Antonio. Professores da Escola Publica de Carapicuiba: um estudo da periferia da Grande São Paulo. 2000. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589272. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/201179porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:15:37Zoai::201179Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
title Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
spellingShingle Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
Soares, Marco Antonio
Professores - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)
Escolas publicas - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)
title_short Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
title_full Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
title_fullStr Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
title_full_unstemmed Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
title_sort Professores da Escola Publica de Carapicuiba : um estudo da periferia da Grande São Paulo
author Soares, Marco Antonio
author_facet Soares, Marco Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouvea, Gilda Figueiredo Portugal, 1944-
Camargo, Dulce Maria Pompêo de
Rus Perez, José Roberto
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)
Escolas publicas - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)
topic Professores - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)
Escolas publicas - São Paulo, Região Metropolitana de (SP)
description Orientador: Gilda Figueiredo Portugal Gouvea
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-12-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589272
SOARES, Marco Antonio. Professores da Escola Publica de Carapicuiba: um estudo da periferia da Grande São Paulo. 2000. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589272. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SOARES, Marco Antonio. Professores da Escola Publica de Carapicuiba: um estudo da periferia da Grande São Paulo. 2000. 201p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589272. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/201179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138351166521344