Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Junior, Admir Soares de, 1969-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621850
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_0c0542ec53ac529c934d304cb65b37f4
oai_identifier_str oai::919662
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação físicaPhoto and graphy : narratives and knowledge of teachers the physical educationNarrativasSaberes do docenteEducação física - - Estudo e ensinoNarrativesKnowledge teachersPhysical education - Study and teachingOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese toma como referência as narrativas (visuais, orais e escritas) produzidas por professores/as de educação física para evidenciar e discutir os saberes produzidos pelos mesmos no cotidiano escolar. A questão que mobilizou a produção deste estudo foi: Quais saberes docentes são evidenciados nas narrativas (visuais, orais e escritas) produzidas por professores/as de educação física? Neste trabalho, as imagens fotográficas ocupam um papel estratégico no processo de produção das narrativas dos docentes. No tocante aos saberes produzidos pelos docentes, as narrativas expressam um conjunto de saberes que se constroem a partir do reconhecimento da condição sociocultural dos estudantes. Pode-se perceber um movimento por parte dos docentes de considerarem os estudantes como sujeitos que também produzem saberes nas aulas. Portanto, parece que é a partir desse ponto - o reconhecimento e a centralidade da condição sociocultural dos estudantes - que se configuram os processos de ensino das práticas corporais e consequentemente de produção de saberes docentes. Dentre os saberes evidenciados destacam-se aqueles relacionados ao processo de ressignificação de diferentes práticas corporais no contexto das aulas. Além disso, o processo de produção de narrativas também possibilitou a assunção de novas modalidades de saberes relacionados ao saber-ver, saber ouvir e saber observar.Abstract: This thesis takes as reference the narratives (visual, oral and written) produced by teachers / the physical education to highlight and discuss the knowledge produced by them in the school routine. The question which involved the production of this study was: What teacher knowledge are evident in the narratives (visual, oral and written) produced by teachers / the physical education? In this paper, the images occupy a strategic role in the production process of the narratives of teachers. With regard to knowledge produced by teachers, the narratives expressed a set of knowledge that are constructed from the recognition of students' socio-cultural conditions. One can see a movement on the part of teachers to consider students as subjects who also produce knowledge in the classroom. So it looks like it is from this point - the recognition and the centrality of socio-cultural conditions of the students - who make up the processes of teaching and therefore the body practices of knowledge production teachers. Among the knowledge shown include those related to the process of redefinition of different bodily practices in the context of the lessons. Moreover, the process of production of narratives also enabled the assumption of new forms of knowledge related to learn-see, observe and learn how to listen.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Vago, Tarcísio MauroBracht, ValterSoares, Carmen LúciaAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida Junior, Admir Soares de, 1969-20112011-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf493 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621850ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares de. Foto e grafias: narrativas e saberes de professores/as de educação física. 2011. 493 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621850. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919662porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:12:32Zoai::919662Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:12:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
Photo and graphy : narratives and knowledge of teachers the physical education
title Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
spellingShingle Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
Almeida Junior, Admir Soares de, 1969-
Narrativas
Saberes do docente
Educação física - - Estudo e ensino
Narratives
Knowledge teachers
Physical education - Study and teaching
title_short Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
title_full Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
title_fullStr Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
title_full_unstemmed Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
title_sort Foto e grafias : narrativas e saberes de professores/as de educação física
author Almeida Junior, Admir Soares de, 1969-
author_facet Almeida Junior, Admir Soares de, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Vago, Tarcísio Mauro
Bracht, Valter
Soares, Carmen Lúcia
Ayoub, Eliana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Junior, Admir Soares de, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Saberes do docente
Educação física - - Estudo e ensino
Narratives
Knowledge teachers
Physical education - Study and teaching
topic Narrativas
Saberes do docente
Educação física - - Estudo e ensino
Narratives
Knowledge teachers
Physical education - Study and teaching
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621850
ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares de. Foto e grafias: narrativas e saberes de professores/as de educação física. 2011. 493 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621850. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621850
identifier_str_mv ALMEIDA JUNIOR, Admir Soares de. Foto e grafias: narrativas e saberes de professores/as de educação física. 2011. 493 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621850. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
493 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189109993832448