Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038 |
Resumo: | Orientador: Lucila Chebel Labaki |
id |
UNICAMP-30_0c2ca0aa98d7a44beb05f62f5057bddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1129022 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguosThermal comfort in classrooms : the contribution of contiguous transitional spacesConforto térmicoAvaliaçãoSimulação (Computadores)Thermal comfortEvaluationComputer simulationOrientador: Lucila Chebel LabakiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Os espaços de transição contribuem para o conforto dos ambientes internos através de técnicas passivas de condicionamento, ao funcionar como barreiras para a radiação solar direta, além de proporcionar um espaço de interação social e, consequentemente, colaborar com uma melhor receptividade do usuário ao meio. Em edifícios escolares os espaços de transição formam um local convidativo à troca de informações, mediam a entrada ao ambiente de ensino e contribuem com a redução do consumo energético. Deste modo, o principal intuito do trabalho é analisar o conforto térmico em salas de aula com espaços de transição contíguos. Para tanto, adotou-se uma combinação dos métodos analítico e de simulação computacional em duas escolas da rede pública estadual da cidade de Campinas, São Paulo. No método analítico foram realizadas medições e aplicados questionários aos alunos nas estações de verão e inverno, completando 24 dias de medições, com dados de temperatura do ar, temperatura radiante média, velocidade do ar e umidade relativa do ar. Os questionários foram realizados com crianças e adolescentes, totalizando 5164 votos de preferência e sensação térmica. Os dados das medições in loco foram relacionados com simulações dos espaços internos, inicialmente com a forma original e em seguida com diferentes configurações: remoção dos espaços de transição e alteração de profundidade (1 metro, 2 metros, 3 metros e 4 metros de largura), resultando em sete diferentes situações. Os resultados de ambos os métodos são comparados, avaliando-se as melhores situações de conforto térmico passivo para o ambiente em estudo. A pesquisa possibilita o entendimento de como os espaços transicionais contíguos contribuem para o conforto térmico passivo interno dos ambientesAbstract: Transitional spaces contribute to the comfort of indoor environments through passive conditioning techniques. These areas act as barriers to direct solar radiation and collaborate for a better receptivity of the user to the environment. In addition, they provide space for social interaction and rest. In school building, the transitional spaces are an inviting place to exchange information, mediate the entry into the teaching environment and contribute to reducing energy consumption. Thus, the main purpose of this work is to analyze thermal comfort in classrooms with contiguous transition spaces. In order to accomplish them, a combination of analytical and computer simulation methods was adopted in two public schools in the city of Campinas, São Paulo. In the analytical method, measurements were made and questionnaires were applied to students in summer and winter seasons, totaling 24 days for collecting data on air temperature, mean radiant temperature, air speed and relative air humidity. The questionnaires were carried out with children and adolescents, totaling 5164 votes about thermal preference and thermal sensation. The obtained data were related to simulations of the internal spaces, with different configurations of the transition areas: removal of transition spaces or spaces of different shapes were proposed (1 meter, 2 meters, 3 meters and 4 meters width), resulting in seven different situations. The results of both methods are compared, allowing to evaluate the best situations for passive thermal comfort for the studied environments and enabling a better understanding of how the contiguous transitional spaces contribute to the passive thermal comfort of the internal environmentsMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestra em Arquitetura, Tecnologia e CidadeCAPES05-P-04795-2019[s.n.]Labaki, Lucila Chebel, 1943-Fontes, Maria Solange Gurgel de CastroDuarte, Denise Helena SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLiguori, Iara Nogueira, 1991-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 136 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038LIGUORI, Iara Nogueira. Conforto térmico em salas de aula: a contribuição de espaços de transição contíguos . 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129022Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-26T15:15:05Zoai::1129022Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-26T15:15:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos Thermal comfort in classrooms : the contribution of contiguous transitional spaces |
title |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos |
spellingShingle |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos Liguori, Iara Nogueira, 1991- Conforto térmico Avaliação Simulação (Computadores) Thermal comfort Evaluation Computer simulation |
title_short |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos |
title_full |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos |
title_fullStr |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos |
title_full_unstemmed |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos |
title_sort |
Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos |
author |
Liguori, Iara Nogueira, 1991- |
author_facet |
Liguori, Iara Nogueira, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Labaki, Lucila Chebel, 1943- Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro Duarte, Denise Helena Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liguori, Iara Nogueira, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conforto térmico Avaliação Simulação (Computadores) Thermal comfort Evaluation Computer simulation |
topic |
Conforto térmico Avaliação Simulação (Computadores) Thermal comfort Evaluation Computer simulation |
description |
Orientador: Lucila Chebel Labaki |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038 LIGUORI, Iara Nogueira. Conforto térmico em salas de aula: a contribuição de espaços de transição contíguos . 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038 |
identifier_str_mv |
LIGUORI, Iara Nogueira. Conforto térmico em salas de aula: a contribuição de espaços de transição contíguos . 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129022 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 136 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189161046900736 |