Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liguori, Iara Nogueira, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038
Resumo: Orientador: Lucila Chebel Labaki
id UNICAMP-30_0c2ca0aa98d7a44beb05f62f5057bddb
oai_identifier_str oai::1129022
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguosThermal comfort in classrooms : the contribution of contiguous transitional spacesConforto térmicoAvaliaçãoSimulação (Computadores)Thermal comfortEvaluationComputer simulationOrientador: Lucila Chebel LabakiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Os espaços de transição contribuem para o conforto dos ambientes internos através de técnicas passivas de condicionamento, ao funcionar como barreiras para a radiação solar direta, além de proporcionar um espaço de interação social e, consequentemente, colaborar com uma melhor receptividade do usuário ao meio. Em edifícios escolares os espaços de transição formam um local convidativo à troca de informações, mediam a entrada ao ambiente de ensino e contribuem com a redução do consumo energético. Deste modo, o principal intuito do trabalho é analisar o conforto térmico em salas de aula com espaços de transição contíguos. Para tanto, adotou-se uma combinação dos métodos analítico e de simulação computacional em duas escolas da rede pública estadual da cidade de Campinas, São Paulo. No método analítico foram realizadas medições e aplicados questionários aos alunos nas estações de verão e inverno, completando 24 dias de medições, com dados de temperatura do ar, temperatura radiante média, velocidade do ar e umidade relativa do ar. Os questionários foram realizados com crianças e adolescentes, totalizando 5164 votos de preferência e sensação térmica. Os dados das medições in loco foram relacionados com simulações dos espaços internos, inicialmente com a forma original e em seguida com diferentes configurações: remoção dos espaços de transição e alteração de profundidade (1 metro, 2 metros, 3 metros e 4 metros de largura), resultando em sete diferentes situações. Os resultados de ambos os métodos são comparados, avaliando-se as melhores situações de conforto térmico passivo para o ambiente em estudo. A pesquisa possibilita o entendimento de como os espaços transicionais contíguos contribuem para o conforto térmico passivo interno dos ambientesAbstract: Transitional spaces contribute to the comfort of indoor environments through passive conditioning techniques. These areas act as barriers to direct solar radiation and collaborate for a better receptivity of the user to the environment. In addition, they provide space for social interaction and rest. In school building, the transitional spaces are an inviting place to exchange information, mediate the entry into the teaching environment and contribute to reducing energy consumption. Thus, the main purpose of this work is to analyze thermal comfort in classrooms with contiguous transition spaces. In order to accomplish them, a combination of analytical and computer simulation methods was adopted in two public schools in the city of Campinas, São Paulo. In the analytical method, measurements were made and questionnaires were applied to students in summer and winter seasons, totaling 24 days for collecting data on air temperature, mean radiant temperature, air speed and relative air humidity. The questionnaires were carried out with children and adolescents, totaling 5164 votes about thermal preference and thermal sensation. The obtained data were related to simulations of the internal spaces, with different configurations of the transition areas: removal of transition spaces or spaces of different shapes were proposed (1 meter, 2 meters, 3 meters and 4 meters width), resulting in seven different situations. The results of both methods are compared, allowing to evaluate the best situations for passive thermal comfort for the studied environments and enabling a better understanding of how the contiguous transitional spaces contribute to the passive thermal comfort of the internal environmentsMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestra em Arquitetura, Tecnologia e CidadeCAPES05-P-04795-2019[s.n.]Labaki, Lucila Chebel, 1943-Fontes, Maria Solange Gurgel de CastroDuarte, Denise Helena SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLiguori, Iara Nogueira, 1991-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 136 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038LIGUORI, Iara Nogueira. Conforto térmico em salas de aula: a contribuição de espaços de transição contíguos . 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129022Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-26T15:15:05Zoai::1129022Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-26T15:15:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
Thermal comfort in classrooms : the contribution of contiguous transitional spaces
title Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
spellingShingle Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
Liguori, Iara Nogueira, 1991-
Conforto térmico
Avaliação
Simulação (Computadores)
Thermal comfort
Evaluation
Computer simulation
title_short Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
title_full Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
title_fullStr Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
title_full_unstemmed Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
title_sort Conforto térmico em salas de aula : a contribuição de espaços de transição contíguos
author Liguori, Iara Nogueira, 1991-
author_facet Liguori, Iara Nogueira, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Labaki, Lucila Chebel, 1943-
Fontes, Maria Solange Gurgel de Castro
Duarte, Denise Helena Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Liguori, Iara Nogueira, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto térmico
Avaliação
Simulação (Computadores)
Thermal comfort
Evaluation
Computer simulation
topic Conforto térmico
Avaliação
Simulação (Computadores)
Thermal comfort
Evaluation
Computer simulation
description Orientador: Lucila Chebel Labaki
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038
LIGUORI, Iara Nogueira. Conforto térmico em salas de aula: a contribuição de espaços de transição contíguos . 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038
identifier_str_mv LIGUORI, Iara Nogueira. Conforto térmico em salas de aula: a contribuição de espaços de transição contíguos . 2020. 1 recurso online ( 136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639038. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129022
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 136 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189161046900736