Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593361 |
Resumo: | Orientador : Angela Bustos Kleiman |
id |
UNICAMP-30_0c3f4c1da8e21b985096e83b794f5efc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::274049 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamentalLivros didáticosImprensa - Poços de Caldas (MG) - HistóriaLeituraOrientador : Angela Bustos KleimanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a inclusão dos gêneros jomalísticos nos livros didáticos de 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental recomendados pelo MEC no Programa Nacional do Livro Didático de 1999 (pNLD/99) e responder as seguintes questões: 1) Qual a forma de apresentação dos gêneros da mídia impressa no livro didático? 2) Que tipos de atividades didáticas estão sendo propostas para os textos de gêneros da mídia impressa? 3) Que implicaçõestais atividades podem trazer para o ensino de leitura? Como fundamentação teórica, segui a perspectiva sócio- interacionista (Bronckart, J-P; Dolz, J. e Schneuwly, B.) que retoma a concepção de gênero de Bakhtin, dando a esta um lugar de destaque nas relações sociais e, principalmente,na área de ensino de língua. A nossa análise nos permitiu constatar que os gêneros da mídia aparecem no LD como o segundo grupo de gêneros mais usados. Contudo, aparecem retextualizados e nas atividades em que eles são usados, não é o gênero que é explorado. Nas atividades de leitura, compreensão e interpretação e também nas de Produção de textos, trabalha-se o tema, havendo também um pouco de exploração da estrutura quando se trata da notícia; no Estudo de tópicos gramaticais, os textos são substitutos para as antigas frases de escritores nos exercícios de gramática tradicional, havendo, em alguns poucos momentos, exploração de mecanismos de textualização que não são relacionados ao gênero em que aparecemAbstract: This work had as objective to investigate the inclusionof journalistic genres found in the 3rd and 4th edition of didactic materials used in elementary through middle school (1st - 8th grade), which are recommended by the Ministry of Education in the National Program of Didactics 1999, (pNLD/99), and to seek answers to the following questions: . How are the genres of the printed media presented in the didactic materiaIs? What kinds of didactic activities are being proposed regarding texts from the printed media genre?.Which implications can these activities bring to the teaching of reading and comprehension skills? As theoretical foundation, I followed the socio-interactionist perspective (Bronckart, J-p; Dolz, 1. and Schneuwly, B.), which is based on ideas and concepts found in Bakhtin, giving it a place of prominence in social relations, mainlyin the area of language teaching. The analysis demonstrates that the gemes of the printed media appear in the didactic materials as the second most prominent group within the gemes most frequently used. However, retextualizations are found, and in the activities where they are used, they are not representing the geme explored. In reading activities, comprehension and interpretation tasks, and also in textual production, main focus is on theme - with little work done involving exploration of the structure in the given news material. In the study of grammatical topics, text segments are substituted with previous phrases of writers in the exercises in traditional grammar, with occasional exploration of mechanisms of textualization that are not related to the gemes where they appearMestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Machado, Anna RachelMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBueno, Luzia, 1968-2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf193p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593361BUENO, Luzia. Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. 2002. 193p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593361. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/274049porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:43:02Zoai::274049Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental |
title |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental |
spellingShingle |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental Bueno, Luzia, 1968- Livros didáticos Imprensa - Poços de Caldas (MG) - História Leitura |
title_short |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental |
title_full |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental |
title_sort |
Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental |
author |
Bueno, Luzia, 1968- |
author_facet |
Bueno, Luzia, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kleiman, Angela, 1945- Machado, Anna Rachel Maher, Terezinha de Jesus Machado Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Luzia, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Imprensa - Poços de Caldas (MG) - História Leitura |
topic |
Livros didáticos Imprensa - Poços de Caldas (MG) - História Leitura |
description |
Orientador : Angela Bustos Kleiman |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593361 BUENO, Luzia. Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. 2002. 193p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593361. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BUENO, Luzia. Generos da midia impressa em livros didaticos para os 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. 2002. 193p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593361. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/274049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 193p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188879870197760 |