O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433 |
Resumo: | Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
id |
UNICAMP-30_0cdd90c6eb67639b6b3d69f84f38ec2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::915749 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escritaThe process of systematization of knowledge to the written languageMediação pedagógicaEnsinoLinguagemEscritaLeituraPedagogic mediationTeachingLanguagemWritingReadingOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho procurou analisar o processo de sistematização de conhecimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita, circunscrito em uma das séries iniciais do Ensino Fundamental. Teoricamente, a pesquisa ancorou-se em duas inspirações - uma no campo das teorias pedagógicas e outra no campo da psicologia do desenvolvimento. A primeira inspiração é tributária dos estudos de Saviani e de Georges Snyders e a segunda dos estudos de Vigotski - três teóricos da educação que, assumindo uma concepção marxista de homem e de sociedade, foram grandes defensores da escola e de seu papel na democratização dos conhecimentos teóricos e científicos. A partir dessa perspectiva teórica, a pesquisa centrou-se na organização do trabalho pedagógico com a escrita, compreendido como as metas definidas pelo professor, as escolhas por ele feitas em termos do que ensinar, do como ensinar e do como monitorar o aprendizado dos alunos; e suas relações com produções realizadas por eles, tomadas como fonte de indicadores de sua compreensão e elaboração dos conhecimentos e das capacidades culturais relativos à escrita. Para tanto, a pesquisa acompanhou o trabalho da professora/pesquisadora em uma turma de quarto ano, de modo a desvelar os procedimentos de sistematização dos conhecimentos da linguagem escrita estabelecidos no contexto da sala de aula, bem como as formas da professora acompanhar as elaborações realizadas pelos alunos através de suas produções escritas em diferentes momentos do ano escolar.Abstract: The present work aims to analyze the process of systematization of knowledge related to the teaching and learning of written language, circumscribed in a series of early elementary school. Theoretically, the research was anchored in two breaths - one in the field of pedagogical theories and another in the field of developmental psychology. The first inspiration is the tributary studies of Saviani and Georges Snyders and second studies of Vigotski - three educational theorists that, assuming a Marxist conception of man and society, were major supporters of the school and its role in the democratization of theoretical knowledge and scientific. From this theoretical perspective, the research focused on the organization of educational work with writing, understood as the goals set by the teacher, by the choices he made in terms of what to teach, how to teach and how to monitor student learning, and its relations with productions undertaken by them, taken as source indicators of their understanding and development of cultural knowledge and skills related to writing. Therefore, the research followed the work of the teacher/researcher in a class of fourth year, in order to unveil the procedures systematization of knowledge of written language developed in the context of the classroom, as well as the ways of monitoring teacher elaborations performed by the students through their written productions at different times of the school year.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestra em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Soares, Carmen LúciaBunzen, Clecio SantosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSchlögl, Michele, 1978-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf267 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433SCHLÖGL, Michele. O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita. 2013. 267 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915749porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:11Zoai::915749Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita The process of systematization of knowledge to the written language |
title |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita |
spellingShingle |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita Schlögl, Michele, 1978- Mediação pedagógica Ensino Linguagem Escrita Leitura Pedagogic mediation Teaching Languagem Writing Reading |
title_short |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita |
title_full |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita |
title_fullStr |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita |
title_sort |
O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita |
author |
Schlögl, Michele, 1978- |
author_facet |
Schlögl, Michele, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952- Soares, Carmen Lúcia Bunzen, Clecio Santos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlögl, Michele, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação pedagógica Ensino Linguagem Escrita Leitura Pedagogic mediation Teaching Languagem Writing Reading |
topic |
Mediação pedagógica Ensino Linguagem Escrita Leitura Pedagogic mediation Teaching Languagem Writing Reading |
description |
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433 SCHLÖGL, Michele. O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita. 2013. 267 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433 |
identifier_str_mv |
SCHLÖGL, Michele. O processo de sistematização de conhecimentos para o aprendizado da linguagem escrita. 2013. 267 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621433. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 267 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189106895290368 |