Olhe bem mais de perto : beleza americana e a personalidade autoritaria em foco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602262 |
Resumo: | Orientador: Laymert Garcia dos Santos |
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Olhe bem mais de perto : beleza americana e a personalidade autoritaria em focoAdorno, Theodor W., 1903-1969Percepção (Filosofia)Cinema - Estados UnidosCinema - ApreciaçãoCinema - EstéticaTeoria críticaOrientador: Laymert Garcia dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Nesta dissertação foram colocados em foco a pesquisa coletiva "A Personalidade Autoritária", da qual participou Theodor W. Adorno, e o filme "Beleza Americana", escrito por Alan Ball e dirigido por Sam Mendes. Objetivou-se percorrer os movimentos do olhar no trabalho sociológico, bem como no produto audiovisual, tendo em vista a primazia histórica do sentido visual no ato de conhecer na cultura ocidental. Buscando destacar a experiência estética do pensamento durante a escritura, apagada na tradição sociológica positivista, interessou seguir o registro de um olhar que, manifesto em outros filmes realizados nos EUA, moveu-se fundamentalmente entre tipos de diagnósticos, de possibilidades ou impossibilidades de superação e de acomodação do american way o/life. Finalmente, a expectativa foi dirigir a atenção ao quadro mais abrangente das disposições epistemológicas da Teoria Crítica e de suas especificidades no campo do pensamento socialAbstract: In this dissertation the collective research "The Authoritarian Personality", in which Theodor W. Adorno has participated, and the movie "Arnerican Beauty", written by Alan Ball and directed by Sam Mendes, have been brought into focus. The aim was to pursue the movements of looking in the sociological work and in the audiovisual product as well, considering the historical primacy ofvisual to the act ofknowing in western culture. Trying to put in relief the aesthetics experience of thinking during the writing, excluded from the positivist sociological tradition, the intent was to follow the register of looking that, manifested in others movies produced in the USA, moved basically among kinds of diagnosis, victory possibilities or impossibilities and arrangement of the american way of life. Finally, the expectation was to drive the attention to the larger :trame of the epistemological dispositions of Critica! Theory and its particularities in the social thinking fieldResumo: Esta tese começou com um desencontro. Diante dos desdobramentos da cibernética, diante de modelos e metáforas, no início estávamos no vestíbulo do futuro do humano onde ouvíamos uma voz se levantar e tratar dos riscos de uma iminente superação do homem pelas máquinas. Fomos conduzidos a pensar o estatuto do humano no Ocidente, e se a metaforização frequentemente apareceu como seu fundamento, não foi de outro modo que encontramos a figura futura de uma Máquina Absoluta, máquina soberana, rainha da produção metafórica, centro de uma nova ordem simbólica, em suma, receptáculo dessa transferência de uma tecnologia linguística que teria marcado o humano e o distinguido até aqui na grande cadeia dos seres. Mas por que teriam as metáforas de passar às máquinas nessa espécie de possibilidade estranha de metaforização sem corpo? Com esse estranhamento, as questões tiveram de ser reabertas, e demos assim um passo atrás antes de qualquer passo à frente, saindo do vestíbulo do futuro do humano. Nesse momento, o encontro. Percorremos espaços, sentimos diferentes velocidades, e a espreita inicial se abriu na total instabilidade do olhar. Menos linguagem verbal, menos apenas o dizível, movemo-nos, no encontro com Foucault e em todos os outros que esse pôde disparar, em meio às vertigens da relação entre dizível e visível. A metáfora perdeu espaço, e através principalmente da pintura acompanhamos a representação se curvar diante das forças. Mais do que a tentativa de mostrarmos uma figura do futuro do humano, uma possível Máquina Total, buscamos acessar com Foucault e Deleuze o plano da disputa de forças através de um espelho virtual, esperando com ambos que uma nova forma não seja pior do que as anteriores, a clássica forma-Deus e a moderna forma-HomemAbstract: This thesis has begun with a mismatch. In front of the unfolding of Cybernetics and its models and metaphors, at the beginning we were in the vestibule of the human future where a voice stood up to deal with the risks of an imminent overrun of man by machines. We were herded into thinking the human's status in Western, and if metaphorization often appeared as its foundation, we have not found otherwise the figure of a future Absolute Machine, sovereign machine, Queen of metaphorical production, center for a new symbolic order, in short, receptacle of the transfer of a linguistic technology that would have marked the humans and distinguished them until here in the Great Chain of Beings. But why would the metaphors have to be transferred to machines on this kind of strange possibility of metaphors without body? Because of this strangeness, questions had to be reopened, and we stepped back before any step ahead, leaving the vestibule of the future of human beings. At this point, the meeting. Going through spaces, we felt different speeds, and the original peep opened in a total instability of the gaze. Less verbal language, less the articulable only, we moved with Foucault and all other meetings provoked by him among the vertigo of the relationship between visible and articulable. Then metaphor lost its space and we observed representation bowing down in face of the forces mainly through painting. More than trying to show a picture of the future of the human, a possible Total Machine, we tried to access the plan of the dispute of the forces through a virtual mirror with Foucault and Deleuze, waiting with them that a new form will not be worse than the previous ones, the classic God-form and the modern Man-formMestradoMestre em Sociologia[s.n.]Santos, Laymert Garcia dos, 1948-Rovai, Mauro LuizCarone, IrayUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASScachetti, Rodolfo Eduardo2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602262SCACHETTI, Rodolfo Eduardo. Olhe bem mais de perto: beleza americana e a personalidade autoritaria em foco. 2006. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602262. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/364004porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:28:12Zoai::364004Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:28:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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