My clean is dirty : erro ou lapso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vivacqua, Maria Victória Guinle, 1967-
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592433
Resumo: Orientador: Carmen Zink Bolognini
id UNICAMP-30_0e4e8c4bbb83feb9c6f599462c982173
oai_identifier_str oai::245254
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling My clean is dirty : erro ou lapso?MetáforaAquisição de linguagemAquisição da segunda linguagemPsicanálise lacanianaAnálise do discursoOrientador: Carmen Zink BologniniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação procurou questionar os pressupostos teórico-metodológicos do que se denomina, tradicionalmente, por erro no processo de aquisição de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE), Inglês, e propor a denominação de lapsos de língua, baseados em Freud e Lacan, para tais ocorrências. Esta denominação implica na concepção de um sujeito falante, que se constitui simultaneamente à linguagem e traz à baila a subjetividade do sujeito-professor e do sujeitoaprendiz. Para vislumbrarmos como essa subjetividade se presentifica na relação de sala de aula de LE, buscamos, através da análise de enunciados, investigar de que maneira os mecanismos de metáfora, metonímia e heteronímia operam na aquisição/aprendizado de LM e de LE, a partir dos trabalhos de Jakobson, Lacan e De Lemos. Recorremos, também, à Análise do Discurso de linha francesa para exemplificarmos como as formações discursivas, do professor e do aluno, são demarcadas pela ideologia que assinala uma relação dissimétrica, segundo Pêcheux, do professor na interpretação do erro/lapso dos enunciados de aprendizes, na aquisição/aprendizado de LE. A partir do diálogo entre as teorias de aquisição da linguagem e da concepção de sujeito da Análise do Discurso e da Psicanálise, esperamos desconstruir o olhar dado ao erro na concepção tradicional, gerativista, estruturalista e comunicativa no processo de awuisição/aprendizado de Inglês, como língua estrangeiraAbstract: This research is aimed to question the methodological and theoretical notion of what is traditionally understood by error in the language acquisition process of the mother tongue (first language) and English, as a second language. We also propose to those phenomena the notion of slip of the tongue, based on concepts by Freud and Lacan. The comprehension of errors as slips of the tongue implies a subject-speaker that is built simultaneously to the language. This fact brings up to the scene the subjectivity of the subject-teacher and the subject-student. In order to see the way this subjectivity is revealed in the second language class, through out the presentation of some statements, we will show how the metaphor, metonymy and heteronymy mechanisms operate on the acquisition of the first and the second languages, based on Lacan, Jakobson and De Lemos. In addition to that, we will be using the Discourse Analysis, the French theory, to illustrate how the discoursive formations of the teacher and the students are marked by the ideology which shows a dissimetric relation, according Pêcheux, in the teacher' s interpretation of students'assertions of errors/slips, on the acquisitionllearning of the second language. Starting from the dialogue between the theories of the language acquisition, and the concept of the subject of the Discourse Analysis and Psychoanalysis, we hope to provi de a different way of understanding the error in the traditional concept, generativist, struturalist and communicative in the process of acquisitionllearning of English as a second languageMestradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Bolonhini, Carmen Zink, 1957-Castro, Maria Fausta Pereira deCoracini, Maria José Rodrigues FariaVeras, Maria Viviane do AmaralUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVivacqua, Maria Victória Guinle, 1967-20022002-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf95 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592433VIVACQUA, Maria Victória Guinle. My clean is dirty: erro ou lapso?. 2002. 95 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592433. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245254porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:37:09Zoai::245254Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:37:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv My clean is dirty : erro ou lapso?
title My clean is dirty : erro ou lapso?
spellingShingle My clean is dirty : erro ou lapso?
Vivacqua, Maria Victória Guinle, 1967-
Metáfora
Aquisição de linguagem
Aquisição da segunda linguagem
Psicanálise lacaniana
Análise do discurso
title_short My clean is dirty : erro ou lapso?
title_full My clean is dirty : erro ou lapso?
title_fullStr My clean is dirty : erro ou lapso?
title_full_unstemmed My clean is dirty : erro ou lapso?
title_sort My clean is dirty : erro ou lapso?
author Vivacqua, Maria Victória Guinle, 1967-
author_facet Vivacqua, Maria Victória Guinle, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Castro, Maria Fausta Pereira de
Coracini, Maria José Rodrigues Faria
Veras, Maria Viviane do Amaral
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vivacqua, Maria Victória Guinle, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Metáfora
Aquisição de linguagem
Aquisição da segunda linguagem
Psicanálise lacaniana
Análise do discurso
topic Metáfora
Aquisição de linguagem
Aquisição da segunda linguagem
Psicanálise lacaniana
Análise do discurso
description Orientador: Carmen Zink Bolognini
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-12-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592433
VIVACQUA, Maria Victória Guinle. My clean is dirty: erro ou lapso?. 2002. 95 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592433. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VIVACQUA, Maria Victória Guinle. My clean is dirty: erro ou lapso?. 2002. 95 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592433. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1592433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/245254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
95 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188871321157632