Modelo experimental de dispersão de anestésico local em bloqueio espinhal : aplicação para ensino médico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2401 |
Resumo: | Orientadores: Alfio José Tincani, Artur Udelsmann |
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Modelo experimental de dispersão de anestésico local em bloqueio espinhal : aplicação para ensino médicoExperimental model of local anesthetic spread in spinal block : applied to medical educationEducação médicaEnsinoMateriais de ensinoRaquianestesiaTreinamento por simulaçãoMedical educationTeachingTeaching materialsSpinal anesthesiaTraining simulationOrientadores: Alfio José Tincani, Artur UdelsmannTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: A complexidade da medicina aumentou e o tempo disponível para o ensino de habilidades práticas ficou restrito. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo experimental para estudo da dispersão de anestésico local no bloqueio subaracnóideo e avaliar sua repercussão no ensino presencial. Métodos: Alunos da graduação da Unicamp do 5º e 6º semestres foram separados por randomização simples, formando dois grupos denominados intervenção e controle. Ambos os grupos responderam a um questionário de qualidade de vida e participaram de uma aula teórica sobre bloqueios subaracnóideos. O objetivo foi avaliar a efetividade do uso do modelo experimental. O grupo intervenção, após a aula, utilizou um modelo experimental que simula a dispersão de anestésico local no bloqueio subaracnóideo. Ao final, os grupos responderam a um questionário sobre bloqueios subaracnóideos. Resultados: Dos 110 alunos convidados, 46 não participaram, resultando em dois grupos com 32 alunos cada. Os grupos foram semelhantes em relação aos domínios e componentes da qualidade de vida avaliada pelo SF-36. Não houve correlação significativa entre o número de acertos no teste de bloqueio e os domínios de componentes da qualidade de vida em nenhum dos grupos. Em relação ao desempenho no teste de bloqueio subaracnóideo, o número total de acertos foi ligeiramente maior no grupo intervenção, porém não houve significância estatística. Conclusão: Não houve diferença significativa no desempenho no teste de bloqueio subaracnóideo quando utilizado o modelo experimental aqui demonstrado. Maior amostragem poderá possivelmente demonstrar impacto benéfico deste modelo experimental no ensino médicoAbstract: Introduction: The complexity of Medicine has increased and the time available for teaching practical skills has become limited. The aim of this study was to develop an experimental model to study local anesthetic spread in spinal blocks and evaluate its repercussion on face-to-face teaching and the proposal for its use in e-learning. Methods: Unicamp graduate students of the 5th and 6th periods were separated into two groups by simple randomization: intervention and control. Both groups responded to a questionnaire on quality of life and participated in a spinal block lecture. The aim was to evaluate the effectiveness of an experimental model. After the lecture, the intervention group used an experimental model that simulates local anesthetic spread in spinal block. At the end, the groups responded to a questionnaire on spinal blocks. Results: Of the 110 students invited, 46 did not participate, resulting in 2 groups with 32 students each. The groups were similar regarding domains and components of quality of life evaluated by the SF-36 and had similar results in the spinal block test, considering the number of correct answers per question. There was no significant correlation between the number of correct answers in the spinal test and domains and components of quality of life in neither group. Conclusion: This study did not demonstrate any statistical significance when using an experimental teaching model. Larger sample will be necessary to demonstrate the benefitDoutoradoFisiopatologia CirúrgicaDoutor em Ciências[s.n.]Tincani, Alfio José, 1954-Udelsmann, Artur, 1949-Hojaij, Flavio CarneiroAquino, Jose Luis Braga deFraga, Gustavo PereiraMartinez, Carlos Augusto RealUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da CirurgiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASColli Neto, José Alexandre, 1986-20212021-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (76 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2401COLLI NETO, José Alexandre. Modelo experimental de dispersão de anestésico local em bloqueio espinhal: aplicação para ensino médico. 2021. 1 recurso online (76 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2401. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235202Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-20T14:33:10Zoai::1235202Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-01-20T14:33:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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