Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906
Resumo: Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_0ed3f65f3ebc5ce95e97d5660e86114e
oai_identifier_str oai::788459
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclosLiteracy and writing : educational practices in the school environment orgazined in cyclesHistória oralAlfabetizaçãoLetramentoCiclos de aprendizagemFormação de professoresOral historyLiteracyLearning cyclesOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta primeira década do século XXI, presenciamos algumas mudanças na organização da escola básica em função da aprovação da lei federal que institui o ensino fundamental de nove anos, inserindo a obrigatoriedade da entrada no primeiro ano das crianças com seis anos de idade. Somado a isso, a proposta da escola ciclada, em oposição à escola seriada, tem sido adotada em número crescente pelos municípios brasileiros. Os estudos do letramento têm se destacado como uma perspectiva que apresenta alternativas para se pensar o processo de alfabetização na escola organizada em ciclos, pois toma o ensino da escrita a partir de sua prática social, haja vista a realidade da rede de ensino municipal de Campinas que aderiu a escola ciclada e teve que se adaptar às mudanças trazidas pela nova lei do ensino de nove anos. Nesta pesquisa trabalhei com os depoimentos de quatro professoras-alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Campinas. O estudo baseia-se na perspectiva teórico-metodológica da história oral - HO. As entrevistas tiveram como objetivo trazer para o foco da discussão, os dizeres dessas professoras-alfabetizadoras referente às suas práticas alfabetizadoras no processo de implementação da escola organizada em ciclos.Abstract: In the first decade of the 21st Century, in Brazil, we have noticed some changes in the organization of comprehensive school due the Federal Act, which states that the comprehensive school should comprises nine years, introducing the compulsory age of six years old for children start attending school. Next to it, the proposition of school working in cycles, instead of series, has been adopted in a crescent number of cities in Brazil. The literacy studies has been highlighted as a perspective that presents opportunities to reflect on the educational process in schools based in cycles, as it takes the literacy from its social practice. Examining the reality of the public education in Campinas, which adopted the new system of cycles, my research focus on the testimony of four instructors of the local government schools. The present study is based on the oral history methodology. The interviews aimed to bring into discussion their speech regarding their literacy practices in the new procedure of a school organized in cycles.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Kleiman, AngelaPaula, Flávia Anastácio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTasca, Danieli Sebastiana Oliveira2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira. Alfabetizar, letrar: práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos. 2010. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/788459porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:12:13Zoai::788459Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:12:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
Literacy and writing : educational practices in the school environment orgazined in cycles
title Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
spellingShingle Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira
História oral
Alfabetização
Letramento
Ciclos de aprendizagem
Formação de professores
Oral history
Literacy
Learning cycles
title_short Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
title_full Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
title_fullStr Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
title_full_unstemmed Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
title_sort Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
author Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira
author_facet Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Kleiman, Angela
Paula, Flávia Anastácio de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv História oral
Alfabetização
Letramento
Ciclos de aprendizagem
Formação de professores
Oral history
Literacy
Learning cycles
topic História oral
Alfabetização
Letramento
Ciclos de aprendizagem
Formação de professores
Oral history
Literacy
Learning cycles
description Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906
TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira. Alfabetizar, letrar: práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos. 2010. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906
identifier_str_mv TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira. Alfabetizar, letrar: práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos. 2010. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/788459
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189050034159616