Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906 |
Resumo: | Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto |
id |
UNICAMP-30_0ed3f65f3ebc5ce95e97d5660e86114e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::788459 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclosLiteracy and writing : educational practices in the school environment orgazined in cyclesHistória oralAlfabetizaçãoLetramentoCiclos de aprendizagemFormação de professoresOral historyLiteracyLearning cyclesOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta primeira década do século XXI, presenciamos algumas mudanças na organização da escola básica em função da aprovação da lei federal que institui o ensino fundamental de nove anos, inserindo a obrigatoriedade da entrada no primeiro ano das crianças com seis anos de idade. Somado a isso, a proposta da escola ciclada, em oposição à escola seriada, tem sido adotada em número crescente pelos municípios brasileiros. Os estudos do letramento têm se destacado como uma perspectiva que apresenta alternativas para se pensar o processo de alfabetização na escola organizada em ciclos, pois toma o ensino da escrita a partir de sua prática social, haja vista a realidade da rede de ensino municipal de Campinas que aderiu a escola ciclada e teve que se adaptar às mudanças trazidas pela nova lei do ensino de nove anos. Nesta pesquisa trabalhei com os depoimentos de quatro professoras-alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Campinas. O estudo baseia-se na perspectiva teórico-metodológica da história oral - HO. As entrevistas tiveram como objetivo trazer para o foco da discussão, os dizeres dessas professoras-alfabetizadoras referente às suas práticas alfabetizadoras no processo de implementação da escola organizada em ciclos.Abstract: In the first decade of the 21st Century, in Brazil, we have noticed some changes in the organization of comprehensive school due the Federal Act, which states that the comprehensive school should comprises nine years, introducing the compulsory age of six years old for children start attending school. Next to it, the proposition of school working in cycles, instead of series, has been adopted in a crescent number of cities in Brazil. The literacy studies has been highlighted as a perspective that presents opportunities to reflect on the educational process in schools based in cycles, as it takes the literacy from its social practice. Examining the reality of the public education in Campinas, which adopted the new system of cycles, my research focus on the testimony of four instructors of the local government schools. The present study is based on the oral history methodology. The interviews aimed to bring into discussion their speech regarding their literacy practices in the new procedure of a school organized in cycles.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Kleiman, AngelaPaula, Flávia Anastácio deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTasca, Danieli Sebastiana Oliveira2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira. Alfabetizar, letrar: práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos. 2010. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/788459porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:12:13Zoai::788459Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:12:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos Literacy and writing : educational practices in the school environment orgazined in cycles |
title |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos |
spellingShingle |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira História oral Alfabetização Letramento Ciclos de aprendizagem Formação de professores Oral history Literacy Learning cycles |
title_short |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos |
title_full |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos |
title_fullStr |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos |
title_sort |
Alfabetizar, letrar : práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos |
author |
Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira |
author_facet |
Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969- Kleiman, Angela Paula, Flávia Anastácio de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tasca, Danieli Sebastiana Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História oral Alfabetização Letramento Ciclos de aprendizagem Formação de professores Oral history Literacy Learning cycles |
topic |
História oral Alfabetização Letramento Ciclos de aprendizagem Formação de professores Oral history Literacy Learning cycles |
description |
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906 TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira. Alfabetizar, letrar: práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos. 2010. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906 |
identifier_str_mv |
TASCA, Danieli Sebastiana Oliveira. Alfabetizar, letrar: práticas alfabetizadoras no contexto da escola organizada em ciclos. 2010. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614906. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/788459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189050034159616 |