Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Patricia Dias
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586597
Resumo: Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão
id UNICAMP-30_0f0911c271d667fe5362c169b592564a
oai_identifier_str oai::135129
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SPCrechesCrianças - FormaçãoEducação de criançasOrientador: Neusa Maria Mendes de GusmãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com o objetivo de investigar as brincadeiras de crianças de O a 3 anos de idade em uma creche pública da cidade de Campinas/SP, de modo a compreender os encontros e desencontros do mundo da infância no âmbito da educação e da cultura, o presente estudo buscou identificar concepções do brincar atribuídas à Educação Infantil para esta faixa etária, partindo da necessidade de reconhecimento das manifestações e das expressões culturais das crianças, que denominarei de crianças pequenininhas (as muito pequenas). Através do estudo de tipo etnográfico conduzi a observação para as crianças brincando isoladamente e em grupos, de forma livre e dirigida, com e sem a participação dos adultos, nas áreas internas e externas da creche, atenta para a miríade de movimentos, gestos, olhares, sorrisos, silêncios, falas e outros elementos do cotidiano e das relações que se estabeleciam entre crianças de uma mesma idade, entre crianças de idades diferentes, entre meninas e meninos e entre crianças e adultos, nas brincadeiras. A partir da análise dos dados coletados foi possível verificar a ambiguidade característica de um espaço de confrontos que, vistos de forma positiva, revelavam o convívio com as diferenças, em que as crianças construíam e produziam seus saberes, estabelecendo múltiplas relações, expressando-se intensamente, sendo capazes de reproduzirem, reelaborarem e também, de inventarem e criarem novas brincadeiras com novos significados. A garantia de oportunidades nas quais estas crianças brasileiras, filhas e filhos de trabalhadoras e trabalhadores, possam ser crianças - vivendo a especificidade infantil, aprendendo a brincar, ensinando suas brincadeiras, relacionando-se com outras crianças e com os adultos, criando e recriando cultura, passa pelo reconhecimento da diversidade sócio-cultural constitutiva da creche e das personagens que a compõem, configurando um espaço de educação de crianças e também de adultos, espaços de se viver a infância, de se produzir novos conhecimentos sobre ela e por ela mesma, contribuindo assim, para a construção da Pedagogia da Educação InfantilAbstract: With the objective of investigating the games of o - 3 year-old-children from a Child Care Center in Campinas/SP, in order to understand the childhood world issues regarding education and culture, the present study aimed at identifying conceptions of playing that are attributed to Early ChiIhood Education within this age group by starting off by the need of acknowIedgement of children's cultural expressions and manifestations. These children wiIl be designated as crianças pequenininhas (the very little kids). Through an ethnographic study I observed children playing separately and in groups, in a free and in a guided way, with and without the participation of adults, indoors and outdoors, by paying special attention to the great variety of movements, gestures, glances, smiles, silences, lines and other everday elements and aspects of the relationships that were estabIished among children of the same age, among children of different age, between girls and boys, and between children and adults, during their pIaying. The analysis of the collected data showed the characteristic ambiguity of a space of confrontations. These confrontations, which were considered positive, revealedthe ability to live with the differences, through which the children constructed and produced their knowledge, by establishing multiple relationships, by expressing themselves intenseIy, by being capable of reproducing, reorganizing and also, of making up and creating new games with new meanings. The assurance of opportunities in which these Brazilian children - workers' offspring, both boys and girls - may actually be children, by learning how to play, by teaching their games, by relating to other çhÜdren and to adults, by creating and re-creating culture, involves the acknowledgement of the constituent socio-cultural diversity of the Child Care Center and of the characters that are part of it, within the make up a space of children education as well as adults, spaces to live the childhood and to produce new knowledge about it and by itself Thus contributting to the construction of the Early Childhood Education PedagogyMestradoCiências Sociais Aplicadas à EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Patricia Dias19981998-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[188]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586597PRADO, Patricia Dias. Educação e cultura infantil em creche: um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP. 1998. [188]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586597. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135129porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T12:01:13Zoai::135129Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T12:01:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
title Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
spellingShingle Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
Prado, Patricia Dias
Creches
Crianças - Formação
Educação de crianças
title_short Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
title_full Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
title_fullStr Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
title_full_unstemmed Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
title_sort Educação e cultura infantil em creche : um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP
author Prado, Patricia Dias
author_facet Prado, Patricia Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Patricia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Crianças - Formação
Educação de crianças
topic Creches
Crianças - Formação
Educação de crianças
description Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586597
PRADO, Patricia Dias. Educação e cultura infantil em creche: um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP. 1998. [188]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586597. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PRADO, Patricia Dias. Educação e cultura infantil em creche: um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP. 1998. [188]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586597. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[188]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188815660646400