Escola publica, letramento e cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610477 |
Resumo: | Orientador: Patrizia Piozzi |
id |
UNICAMP-30_0f13313465229a6af1301ce6cefed81f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::469653 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola publica, letramento e cidadaniaState education, literacy and citizenshipLetramentoCidadaniaDesigualdades socioeducacionaisEducação públicaDireitos sociaisLiteracyCitizenshipInequalities social educationalPublic educationSocial rightsOrientador: Patrizia PiozziDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as questões que envolvem o letramento e suas implicações na prática efetiva da cidadania. Recorrendo aos ideais franceses, originados em fase pré-revolucionária, procuramos evidenciar aspectos subjacentes à pratica cidadã no âmbito das relações sociais, bem como a importância do letramento como condição, ou não, para a atuação consciente dos indivíduos na vida social; analisar a evolução da educação pública brasileira em termos quantitativos e qualitativos, e seu alcance no que diz respeito ao objetivo máximo da ação educativa escolar: formar para o exercício consciente da cidadania.Abstract: This dissertation contemplates questions about literacy and its implications on the effective citizenship practice. Based on french ideals, originated in the pre revolutionary period, this text puts in evidence the underlying aspects related to the citizenship practice in the social relations scope, as well the literacy importance, as a condition, or not, to a conscientious performance of the individuals in their social lives; this text also analyses the Brazilian public education evolution in its qualitative and quantitative terms, and its range in respect to the maximum objective of the school educative action: to form with sights to the conscientious exercise of the citizenship.MestradoCiências Sociais na EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Piozzi, Patrizia, 1949-2015Russef, IvanHöfling, Eloisa de MattosMazza, DéboraMoraes, Reginaldo Carmello Corrêa deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSa, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610477SA, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de. Escola publica, letramento e cidadania. 2009. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610477. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469653porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:40:50Zoai::469653Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:40:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola publica, letramento e cidadania State education, literacy and citizenship |
title |
Escola publica, letramento e cidadania |
spellingShingle |
Escola publica, letramento e cidadania Sa, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de Letramento Cidadania Desigualdades socioeducacionais Educação pública Direitos sociais Literacy Citizenship Inequalities social educational Public education Social rights |
title_short |
Escola publica, letramento e cidadania |
title_full |
Escola publica, letramento e cidadania |
title_fullStr |
Escola publica, letramento e cidadania |
title_full_unstemmed |
Escola publica, letramento e cidadania |
title_sort |
Escola publica, letramento e cidadania |
author |
Sa, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de |
author_facet |
Sa, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piozzi, Patrizia, 1949-2015 Russef, Ivan Höfling, Eloisa de Mattos Mazza, Débora Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sa, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Cidadania Desigualdades socioeducacionais Educação pública Direitos sociais Literacy Citizenship Inequalities social educational Public education Social rights |
topic |
Letramento Cidadania Desigualdades socioeducacionais Educação pública Direitos sociais Literacy Citizenship Inequalities social educational Public education Social rights |
description |
Orientador: Patrizia Piozzi |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610477 SA, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de. Escola publica, letramento e cidadania. 2009. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610477. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610477 |
identifier_str_mv |
SA, Maria Auxiliadora de Oliveira Nogueira de. Escola publica, letramento e cidadania. 2009. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610477. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189016158863360 |