Educação popular na América Latina : percursos de educadoras e educadores populares da geração de 1960 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, César Ferreira da, 1991-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5532
Resumo: Orientador: Nima Imaculada Spigolon
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spelling Educação popular na América Latina : percursos de educadoras e educadores populares da geração de 1960 no BrasilPopular education in Latin America : journeys of popular educators of the 1960s generation in BrazilEducação popular - América LatinaEducação - HistóriaMulheres na Educação - América LatinaEducadores - América Latina - 1960Popular education - Latin AmericaEducation - HistoryWomen in Education - Latin AmericaEducators - Latin America - 1960Orientador: Nima Imaculada SpigolonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A década de 1960 foi marcada pela criação e desenvolvimento de experiências sociais que nos primórdios dos "anos sessenta" receberam nomes como: Movimento de Cultura Popular (MCP), Centro de Cultura Popular (CPC), Movimento de Educação de Base (MEB), Juventude Universitária Católica (JUC), dentre outros. Os processos políticos, pedagógicos e sociais da Educação Popular foram gestados no seio desses movimentos, e posteriormente se espraiaram por todo Brasil e pela América Latina. Esta pesquisa buscou recobrar percursos, experiências e memórias dos principais atores individuais e coletivos reunidos ao redor do que veio a ser a Educação Popular a partir de 1960, reconstruindo suas gêneses históricas, ontológicas e seus antecedentes pelo Brasil e pela América Latina por meio de uma digressão temporal até 1964. Para as análises, elegeu-se o recorte cronológico compreendido entre 1953 a 1964, tendo como marcos históricos a Revolução Cubana e a instauração da Ditadura Militar no Brasil. Para tal empreitada nos ancoramos em grande medida na produção bibliográfica dos professores Educadores(as) Populares que viveram e fizeram parte desta época, tais como, Carlos Rodrigues Brandão (1977; 1986; 2009), Paulo Freire (1967; 1989; 1994), Osmar Fávero (1983; 2001; 2002), Oscar Jara (1984; 2009; 2020), e posterior à essa época Maria Clarisse Vieira (2006) que cedeu um precioso relicário de memórias para trazermos de volta os percursos políticos-pedagógicos do casal Vera Barreto e Zeca Barreto (1992). Adotamos uma metodologia de cunho teórico-bibliográfico, e com os aportes da abordagem qualitativa realizamos as entrevistas com acesso público e gratuito. Do conjunto de documentos analisados, destacam-se as cartilhas de alfabetização e pós-alfabetização do conjunto "Viver é Lutar", dos quais identificamos o MEB como a principal frente de alfabetização nacional de adultos na década de 1960, e como experiência pioneira de "educação a distância no Brasil", por meio de suas escolas radiofônicas. Mapeamos e resgatamos os sentidos e significados ao longo da gênese, história e ontologia do termo "popular - cultura popular - educação popular", além disso encontramos uma grande quantidade de "mulheres protagonistas" ao longo da história da Educação Popular na América Latina, nas linhas de frente dos processos de alfabetização popular em seus países. Outrossim, constatamos que as experiências individuais desses "Educadores(as) da Geração de 1960" se vinculam sempre a experiências coletivas de alfabetização de cunho popular e social. Esta pesquisa encontrou como dado central que esses professores "Educadores(as) Populares" não só são protagonistas da Educação Popular, mas sim, eles são fundantes dos processos da Educação Popular no Brasil e na América Latina, eles não só fazem parte da geração de Educadores(as) Populares da década de 1960, mas também são os próprios fundadores das premissas político-pedagógicas e sociais da Educação Popular, que continua viva por meio deles e através de uma nova geração de Educadores(as) Populares inspirados nessa geração nos dias de hojeAbstract: The 1960s were marked by the creation and development of social experiences that in the beginning of the "sixties" received names such as: Popular Culture Movement (MCP), Popular Culture Center (CPC), Base Education Movement (MEB), Catholic University Youth (JUC), among others. The political, pedagogical and social processes of Popular Education were conceived within these movements, and later spread all over Brazil and Latin America. This research sought to recover the paths, experiences, and memories of the main individual and collective actors gathered around what came to be Popular Education from 1960 onwards, reconstructing its historical and ontological genesis and its antecedents in Brazil and Latin America through a temporal digression until 1964. For the analyses, we chose the chronological period between 1953 and 1964, having as historical landmarks the Cuban Revolution and the establishment of the Military Dictatorship in Brazil. To this end, we anchored ourselves in the bibliographic production of Popular Educator teachers who lived and were part of this period, such as Carlos Rodrigues Brandão (1977; 1986; 2009), Paulo Freire (1967; 1989; 1994), Osmar Fávero (1983; 2001; 2002), Oscar Jara (1984; 2009; 2020), and after that time Maria Clarisse Vieira (2006), who provided us with a precious relic of memories to bring back the political-pedagogical paths of Vera Barreto and Zeca Barreto (1992). We adopted a theoretical and bibliographical methodology, and, with the support of the qualitative approach, we carried out the interviews with public and free access. From the set of documents analyzed, we highlight the literacy and post-literacy primers from the set "Viver é Lutar", from which we identify MEB as the main national adult literacy front in the 1960s, and as a pioneer experience of "distance education in Brazil", through its radio schools. We mapped and rescued the senses and meanings along the genesis, history and ontology of the term "popular - popular culture - popular education", besides that we found a great amount of "protagonist women" along the history of Popular Education in Latin America, in the front lines of popular literacy processes in their countries. We also found that the individual experiences of these "Educators of the 1960 Generation" are always linked to collective literacy experiences of a popular and social nature. This research found as central data that these "Popular Educators" teachers are not only protagonists of Popular Education, but they are founders of the processes of Popular Education in Brazil and in Latin America, they are not only part of the generation of Popular Educators of the 1960s, but they are also the very founders of the political-pedagogical and social premises of Popular Education, which continues alive through them and through a new generation of Popular Educators inspired by this generation todayMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES88887.595557/2020-00[s.n.]Spigolon, Nima Imaculada, 1971-Bryan, Newton Antonio PaciulliHolliday, Oscar JaraDickmann, IvoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, César Ferreira da, 1991-20222022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (305 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5532SILVA, César Ferreira da. Educação popular na América Latina: percursos de educadoras e educadores populares da geração de 1960 no Brasil. 2022. 1 recurso online (305 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5532. 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