Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584449 |
Resumo: | Orientador: Edson Bim |
id |
UNICAMP-30_1118e19198bbe84ba55d7bdf9f51de61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::114564 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitosMotores elétricos - Corrente continuaImãs permanentesMétodo dos elementos finitosOrientador: Edson BimDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: : Este trabalho realiza a análise eletromagnética do Motor de Partida através da aplicação do Método dos Elementos Finitos bidimensional. Para a simulação, é utilizado o "software" comercial FLUX 2D, dedicado à análises de fenômenos magnéticos. O motor em estudo é de corrente contínua, seu estator apresenta ímãs permanentes e desenvolve uma potência nominal de 1,1KW. A essência do método consiste em transformar equações diferenciais em um conjunto de equações algébricas através da discretização da geometria do dispositivo em pequenos elementos geométricos. Os valores referentes às perdas rotacionais do motor, resistência elétrica de armadura e das escovas constituem-se em dados de entrada para o modelo e foram obtidas através de ensaios de laboratório. O método fornece características eletromagnéticas do motor tais como: conjugado e fluxo magnéticos, densidade de fluxo e intensidade de campo. O modelo bidimensional sofre ajustes a fim de compensar as diferenças de comprimento entre armaduras imãs. Para a validação do modelo em Elementos Finitos foram realizados ensaios em laboratório que, confrontados com os obtidos em simulação, apresentaram resultados concordantes. Uma vez validado, foi possível a análise das grandezas magnéticas do motor, identificando-se as regiões de saturação magnética. Ao final, investiga-se a influência de alterações geométricas no desempenho do motor. A partir dos resultados de simulação, constata-se que a espessura do entreferro pouco altera o conjugado magnético do motor, enquanto que o aumenta da espessura da carcaça e da largura do ímã provocam melhoras significativas no desempenho do mesmoAbstract: This work has the aim of making an electromagnetic analysis of the Starting Motor using a two-dimension Finite Element Method application. For computer calculation, a commercial magnetic analysis software called FLUX 2D is employed. The Starting Motor is a direct current motor with permanent magnets on the stator and its nominal power is 1.1 KW. The method essence consists on transforming differential equations on an algebraic equation set using a device geometry discretization on small geometric elements. The values concerning to the motor rotational losses, armature electrical and brushes resistance constitute input date for the model and they had gotten from laboratory tests. The method gives motor electromagnetic characteristics such as : magnetic torque and flux, flux density and magnetic field. The two-dimension model were regulated to correct the armature and magnets length differences. To validated the Finite Element model, laboratory tests were done, their results were compared to simulated ones and they were closed. After that, it was possible to analyse the motor' s magnetic characteristics and to identify magnetic saturation regions. At the end, geometric changes influences on motor performance were investigated. Using the calculates results, we notice the air gap thickness does not alter magnetic torque, otherwise increasing on housing thickness and magnets width provokes significant improvement on motor performanceMestrado[s.n.]Bim, Edson, 1952-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMigliolo Junior, Dalgo Afonso1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf102f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584449MIGLIOLO JUNIOR, Dalgo Afonso. Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos. 1997. 102f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584449. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114564porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:22:48Zoai::114564Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:22:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos |
title |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos |
spellingShingle |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos Migliolo Junior, Dalgo Afonso Motores elétricos - Corrente continua Imãs permanentes Método dos elementos finitos |
title_short |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos |
title_full |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos |
title_fullStr |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos |
title_full_unstemmed |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos |
title_sort |
Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos |
author |
Migliolo Junior, Dalgo Afonso |
author_facet |
Migliolo Junior, Dalgo Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bim, Edson, 1952- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Migliolo Junior, Dalgo Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motores elétricos - Corrente continua Imãs permanentes Método dos elementos finitos |
topic |
Motores elétricos - Corrente continua Imãs permanentes Método dos elementos finitos |
description |
Orientador: Edson Bim |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584449 MIGLIOLO JUNIOR, Dalgo Afonso. Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos. 1997. 102f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584449. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584449 |
identifier_str_mv |
MIGLIOLO JUNIOR, Dalgo Afonso. Analise eletromagnetica do motor de partida atraves da aplicação do metodo de elementos finitos. 1997. 102f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584449. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 102f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188794968047616 |