Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350 |
Resumo: | Orientadores: Manuel Silveira Falleiros, Gilson Uehara Gimenes Antunes |
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Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão soloInterpretative strategies for improvisation in three contemporary works for solo guitarViolãoImprovisação (Música)MúsicaPrática interpretativa (Música)Música contemporâneaGuitarImprovisation (Music)MusicPerformance practice (Music)Contemporary musicOrientadores: Manuel Silveira Falleiros, Gilson Uehara Gimenes AntunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta pesquisa trata do uso da improvisação em obras para violão solo na música de concerto dos séculos XX e XXI. Para isso, foram selecionadas três obras distintas deste repertório: L¿ibericare, de Henri Pousseur, Paisaje Cubano con Tristeza, de Leo Brouwer e For Stella, de Cornelius Cardew. A pesquisa englobou o contexto histórico da música de concerto e como a improvisação é tratada nesse período, tanto do ponto de vista conceitual, como dos compositores e das práticas interpretativas na música de concerto de forma geral e no caso do violão. Foram elaborados exercícios de improvisação para o estudo das obras, sendo que alguns foram propostos especificamente para cada caso e outros retirados de autores que realizaram estudos sobre a improvisação: Tomas Nunn e Tom Hall. Os exercícios foram elaborados para se praticarem em conjunto com o estudo da parte escrita da obra e gravados para serem ouvidos e posteriormente avaliados, aplicando o processo de autoetnografia analítico-interpretativa, proposto por JONES, ADAMS e ELLIS, em Handbook of Autoethnography, publicado em 2013. As impressões sobre o processo de estudo das obras e os resultados obtidos são apresentados na conclusãoAbstract: This research deals with the use of improvisation in works for solo guitar in classical music of the 20th and 21st centuries. For this, three different works of this repertoire were selected: L'ibericare by Henri Pousseur, Paisaje Cubano con Tristeza by Leo Brouwer and For Stella by Cornelius Cardew. The research encompassed the historical context of classical music and how improvisation is dealt with in this period, both from a conceptual point of view, and from composers and interpretive practices in classical music in general and in the case of the guitar. Improvisation exercises were elaborated for the study of the works, some of which were specifically proposed for each case and others are from authors who have done studies on improvisation: Tomas Nunn and Tom Hall. The exercises were designed to be practiced in conjunction with the study of the written part of the work and recorded to be heard and later evaluated, applying the analytical-interpretative autoethnography process, proposed by JONES, ADAMS and ELLIS, in Handbook of Autoethnography, published in 2013. Impressions on the process of studying the works and the results obtained are presented at the conclusionMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Falleiros, Manuel Silveira, 1979-Antunes, Gilson Uehara Gimenes, 1972-Bartoloni, Fábio FigueiredoSchaub, Stéphan OlivierUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCastro, Andrea Paz Muñoz Silva, 1984-20192019-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (72 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350CASTRO, Andrea Paz Muñoz Silva. Estratégias interpretativas para improvisação em três obras contemporâneas para violão solo. 2019. 1 recurso online (72 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638350. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1127031Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-01T14:19:57Zoai::1127031Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-04-01T14:19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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