Maquinário da ilusão : crítica à modernidade em Patrícia Galvão e Luiz Ruffato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8182 |
Resumo: | Orientador: Francisco Foot Hardman |
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Maquinário da ilusão : crítica à modernidade em Patrícia Galvão e Luiz RuffatoMachinery of illusion : critique of modernity in Patrícia Galvão and Luiz RuffatoGalvão, Patrícia, 1910-1962 - Crítica e interpretaçãoRuffato, Luiz, 1961- - Crítica e interpretaçãoTrabalhadoresBrasil - Condições sociais - Séc. XXGalvão, Patrícia - Criticism and interpretationRuffato, Luiz - Criticism and interpretationWorking classBrazil - Social conditions - 20th centuryOrientador: Francisco Foot HardmanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho procura tecer uma análise comparativa entre uma obra modernista – Parque Industrial (1933), de Patrícia Galvão – e uma contemporânea – Inferno Provisório (2016), de Luiz Ruffato –, considerando-se a maneira como a classe operária é encarada como objeto mimético em ambas. Tendo sido escritas e publicadas com um intervalo temporal de mais de oitenta anos, as obras constroem visões ora semelhantes ora díspares acerca da natureza da classe trabalhadora e, principalmente, revelam as nuances do impacto da modernização na configuração dessa parcela social. Com base nessa percepção, estes aspectos analíticos adjacentes se evidenciam e facultam sendas interpretativas: 1) recuperação das linhas conceituais que buscam explicitar a composição característica de tal classe, considerando o substrato sociológico e cultural de formação do operariado; 2) análise bibliográfica que se ocupe da crítica à modernidade e seus impactos desiguais em contexto brasileiro; 3) a contribuição política de ambas as obras no tocante à criticidade que encaram a sociedade burguesa de seus respectivos momentos, apontando as influências desse processo de modernização econômico-industrial na representação da classe operária ao longo do século XX; e 4) a análise formal do universo ideológico engajado de ambos os autores, de maneira a investigar como as diretrizes de tais posturas refletiram na produção de uma literatura preocupada com a classe subalterna em questão. Desse modo, a pesquisa espera que o confronto desses artefatos literários nos permita antever como a classe reagiu ao processo de modernização do país, seja de simples receptáculo das exigências institucionais dos "de cima", seja de vítima da violenta marcha do progressoAbstract: This work seeks to weave a comparative analysis between a modernist work – Parque Industrial (1933), by Patrícia Galvão – and a contemporary one – Inferno Provisório (2016), by Luiz Ruffato –, considering the way in which the working class is seen as an object mimetic in both. Having been written and published with a time span of more than eighty years, the works build views that are sometimes similar and sometimes different about the nature of the working class and, above all, reveal the nuances of the impact of modernization on the configuration of this social segment. Based on this perception, these adjacent analytical aspects become evident and provide interpretative paths: 1) recovery of the conceptual lines that seek to explain the characteristic composition of such a class, considering the sociological and cultural substrate of the working class's formation; 2) bibliographic analysis that deals with the critique of modernity and its unequal impacts in the Brazilian context; 3) the political contribution of both works regarding the criticality that bourgeois society of their respective moments faced, pointing out the influences of this process of economic-industrial modernization in the representation of the working class throughout the 20th century; and 4) the formal analysis of the engaged ideological universe of both authors, in order to investigate how the guidelines of such postures reflected in the production of a literature concerned with the subaltern class in question. In this way, the research hopes that the confrontation of these literary artifacts will allow us to foresee how the class reacted to the process of modernization of the country, whether as a simple receptacle of the institutional demands of those "from above", or as a victim of the violent march of progressMestradoTeoria e Crítica LiteráriaMestre em Teoria e História LiteráriaCAPES88887.614607/2021-00[s.n.]Hardman, Francisco Foot, 1952-Denubila, Rodrigo ValverdeSilva, Rogério SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Alyson Gonçalves, 1995-20232023-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8182CARVALHO, Alyson Gonçalves. Maquinário da ilusão: crítica à modernidade em Patrícia Galvão e Luiz Ruffato. 2023. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8182. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1265945Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-03T13:38:40Zoai::1265945Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-03T13:38:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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