Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584905 |
Resumo: | Orientador: Luiz Carlos de Freitas |
id |
UNICAMP-30_1478872f4110f6f69400652c40123c79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::116179 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grauAprendizagem - AvaliaçãoAvaliação educacionalEnsino de primeiro grauOrientador: Luiz Carlos de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo refere-se a uma pesquisa realizada com alunos de 4ª e 5ª séries do 12 grau de uma escola da Rede de Ensino Pública de Campinas, com o objetivo de detectar a visão desses alunos sobre o processo da avaliação da aprendizagem. Durante um ano letivo (1996), acompanhei duas turmas de alunos, observando-as semanalmente, o que possibilitou a imersão no cotidiano da escola,e a verificação da forma de ocorrência da prática da avaliação nessas séries. Foram realizadas, também, duas séries de entrevistas, com os alunos, uma ao término do primeiro semestre e outra ao final do ano letivo, com a finalidade de captar o fenômeno estudado em diferentes momentos. Por meio das falas dos alunos evidenciou-se uma prática avaliativa classificatória, que seleciona os alunos pelo desempenho escolar, prática essa realizada formal e informalmente durante todo o processo, a qual está imersa em uma prática pedagógica articulada ao modo de organização sócio-econômico da sociedade capitalista. Nesse processo há conflitos de interesses e expectativas, e, no confronto de forças, ou os alunos acabam se adaptando ao sistema, ou sendo eliminados da escola, ou se excluindo. Pensar em mudanças na prática avaliativa necessariamente nos leva a repensar a prática pedagógica, perpassando pelas relações entre professor/aluno, na tentativa de redimensionar o processo de ensino-aprendizagemMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertagna, Regiane Helena19971997-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584905BERTAGNA, Regiane Helena. Avaliação da aprendizagem: a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau. 1997. 192f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584905. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/116179porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:37:35Zoai::116179Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:37:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau |
title |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau Bertagna, Regiane Helena Aprendizagem - Avaliação Avaliação educacional Ensino de primeiro grau |
title_short |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau |
title_full |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem : a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau |
author |
Bertagna, Regiane Helena |
author_facet |
Bertagna, Regiane Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Luiz Carlos de, 1947- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertagna, Regiane Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem - Avaliação Avaliação educacional Ensino de primeiro grau |
topic |
Aprendizagem - Avaliação Avaliação educacional Ensino de primeiro grau |
description |
Orientador: Luiz Carlos de Freitas |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-07-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584905 BERTAGNA, Regiane Helena. Avaliação da aprendizagem: a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau. 1997. 192f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584905. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) BERTAGNA, Regiane Helena. Avaliação da aprendizagem: a visão dos alunos de 4a. e 5a. series do 1o. grau. 1997. 192f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584905. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/116179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 192f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188799049105408 |