Disputando hegemonia no ensino superior e na universidade : a atuação das think tanks liberais brasileiras na academia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641415 |
Resumo: | Orientador: Milena Pavan Serafim |
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Disputando hegemonia no ensino superior e na universidade : a atuação das think tanks liberais brasileiras na academiaFighting for hegemony in higher education : the actions of the Brazilian liberal think tanks in the field of higher education and the academyEnsino superiorUniversidades e faculdadesNeoliberalismoHegemoniaHigher EducationUniversities and collegesNeoliberalismHegemonyOrientador: Milena Pavan SerafimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O objetivo da pesquisa é investigar a atuação das think tanks liberais, por vezes chamadas de institutos liberais, nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com foco nas cs. Em outras palavras, buscamos entender porquê e como os institutos liberais brasileiros atuam nas IES e nas universidades públicas. As seguintes perguntas guiam o estudo: por que as think tanks liberais atuam no campo do ensino superior e da ciência? Quais as motivações e objetivos desta atuação? Como procuram disputar a agenda da formação, da pesquisa, da extensão e da política universitária/acadêmica? Como a atuação dos institutos no campo do ensino superior e da ciência integra-se com o cenário atual de reforço dos projetos ultraliberais e conservadores? Trabalhou-se com a tese de que, principalmente nos últimos dez anos, as think tanks liberais vem expandindo quantitativamente e qualitativamente suas iniciativas voltadas ao campo da educação superior e academia, contribuindo com os processos de mercantilização e privatização do ensino superior e das universidades públicas no Brasil. Metodologicamente, recorreu-se às bibliografias que versam sobre as seguintes temáticas: debate sobre neoliberalismo e história do movimento intelectual neoliberal, com foco na escola austríaca de economia; neoliberalismo no Brasil e a gênese e expansão das think tanks liberais no país; atuação da Rede Liberdade no panorama atual de fortalecimento da agenda e de movimentos liberal e conservadores (por vezes chamados de Nova Direita); além disso, utilizou-se, para fins analíticos, os debates gramscianos relativos à hegemonia, aparelhos de hegemonia e intelectuais orgânicos. Empiricamente, a partir de um levantamento sobre o panorama atual da incidência de think tanks liberais no Brasil, a pesquisa mapeou as iniciativas, por parte destas organizações, que visam atuar nas IES, influenciando a agenda de ensino, pesquisa, extensão e a política universitária/educação superior. A partir deste mapeamento, procedeu-se com dois estudos de caso: o Instituto Mises Brasil, que busca se tornar o principal centro de referência acadêmico sobre escola austríaca de economia no Brasil, e o Students For Liberty Brasil, responsável por treinar lideranças liberais no âmbito da graduação e pós-graduação no país. Os resultados demonstram que os institutos liberais brasileiros, principalmente nos últimos dez anos, vem aumentando sua atuação no campo da educação superior, através de projetos e iniciativas voltadas ao público acadêmico, formação de grupos e clubes de estudo liberais, treinamento de lideranças liberais entre estudantes e docentes, bem como pela criação de novas think tanks a partir destes – no limite, tais elas se aproximam do campo acadêmico a fim de formar e recrutar lideranças políticas, especialistas e intelectuais orgânicos. Além disso, apoiados nas narrativas sobre "doutrinação de esquerda" nas faculdades e universidades, bem como defendendo agendas de privatização no ensino superior e na ciência, as think tanks liberais buscam inserir suas perspectivas teóricas, políticas e ideológicas nas agendas de ensino, pesquisa, extensão e política universitária. Como aparelhos privados de hegemonia, tais organizações contribuem, organicamente, aos processos de mercantilização e privatização do ensino superior e da universidade pública, defendendo projetos de educação e ciência que vão nesta direção.Abstract: This research aims to investigate the actions of liberal think tanks, sometimes called liberal institutes, in Brazilian Higher Education Institutions, focusing on public universities. In other words, we seek to understand why and how Brazilian liberal institutes operate in higher education and science. The following questions guide the study: why do liberal think tanks operate in the field of higher education and science? What are the motivations and objectives of this activity? How do they seek to dispute the training, research, extension and university / academic policy agenda? How does the performance of the institutes in the field of higher education and science integrate with the current scenario of strengthening liberal and conservative projects? We worked with the thesis that, especially in the last ten years, liberal think tanks have been expanding quantitatively and qualitatively their initiatives aimed at the field of higher education and academia, contributing to the processes of commodification and privatization of higher education and public universities in Brazil. Methodologically, we use bibliographies that deal with the following themes: debate on neoliberalism and history of the neoliberal intellectual movement, focusing on the Austrian School of Economics; the neoliberalism in Brazil and the genesis and expansion of liberal think tanks in the country; Rede Liberdade's role in the current scenario of strengthening the agenda of liberal and conservative movements (sometimes called the New Right); in addition, the Gramscian debates concerning hegemony and organic intellectuals were used for analytical purposes. Empirically, from a survey on the current panorama of the incidence of liberal think tanks in Brazil, the research mapped the initiatives that aim to act in the higher education, influencing the teaching, research, extension and university policy agenda. Based on this mapping, we did two case studies: the Instituto Mises Brasil, which seeks to become the main academic reference center for Austrian Economics Schools in Brazil, and Students For Liberty Brasil, responsible for training liberal leaders in the undergraduate and graduate programs in the country. The results demonstrate that the Brazilian liberal institutes, mainly in the last ten years, have been increasing their performance in the field of higher education, through projects and initiatives aimed at the academic public, formation of liberal study groups and clubs, training liberal leaders among students and professors, as well as the creation of new think tanks out of them – at the edge, they approach the academic field in order to train and recruit political leaders, specialists and organic intellectuals. In addition, supported by narratives about "left indoctrination" in colleges and universities, as well as defending privatization agendas in higher education and science, liberal think tanks seek to insert their theoretical, political and ideological perspectives in the teaching, research, university extension and policy. Such organizations have been participating, organically, to the processes of commodification and privatization of higher education and public universities, defending education and science projects that go in this direction.DoutoradoPolítica Científica e TecnologicaDoutor em Política Científica e TecnológicaCNPQ140843/2017-5[s.n.]Serafim, Milena Pavan, 1981-Gitahy, Leda Maria CairaAndrade, Thales Haddad Novaes deChaloub, Jorge Gomes de SouzaFracalanza, Paulo SergioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCristofoletti, Evandro Coggo, 1992-20212021-04-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 398 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641415CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo. Disputando hegemonia no ensino superior e na universidade : a atuação das think tanks liberais brasileiras na academia. 2021. 1 recurso online ( 398 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641415. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164716Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-26T08:21:51Zoai::1164716Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-26T08:21:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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