Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200 |
Resumo: | Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson |
id |
UNICAMP-30_16122778fd3ee964ab252c2618387d93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::425907 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)School of Artificers Apprentices of Minas Gerais, the first school configuration of CEFET-MG, through the voices of its pioner students (1910-1942)Escola de Aprendizes Artifices de Minas GeraisEnsino profissionalCultura escolarHistória oralBrasil - História - República Velha, 1889-1930Poços de Caldas (MG) - HistóriaSchool of Artificers Apprentices of Minas GeraisProfessional educationSchoolar cultureOral historyBrazil - History - Old Republic - 1889-1930Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von SimsonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta investigação de caráter sócio-histórico tem como objetivo geral construir, analisar e inserir fontes de conhecimentos orais, visuais e escritas no campo da História da Educação, por meio das memórias dos alunos pioneiros da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910- 1942), primeira configuração escolar do atual Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET-MG. Os objetivos específicos deste estudo são os seguintes: o primeiro deles é apreender a formação que os alunos pioneiros receberam na Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, para sua posterior trajetória profissional. O segundo é apreender à articulação entre a escola e a cidade, ou seja, o lugar da escola no espaço da cidade e a descoberta da cidade no itinerário da escola. O terceiro é apreender como a escola construiu uma cultura que lhe é própria, ao se constituir historicamente. Assim, privilegiamos a cultura escolar como categoria de análise, a partir de seus elementos fundamentais: os tempos, espaços e materialidades escolares; os conhecimentos escolares e os métodos de ensino e disciplinamento, os sujeitos escolares, suas sensibilidades e valores. Portanto, a abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento deste estudo, de caráter qualitativo, é a História Oral, metodologia de pesquisa que privilegia os testemunhos não escritos, as fontes não hegemônicas e, ao mesmo tempo, dialoga com uma multiplicidade de fontes escritas, visuais e inclusive as oficiais. Portanto, este exercício de reflexão e construção de uma das possíveis versões da história da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, sobretudo por meio das vozes dos seus alunos pioneiros, procura ser um espaço privilegiado de fontes e registros de um saber, proveniente de experiências vividas e ressignificadas por sujeitos sociais das classes popularesAbstract: This investigation has a socio-historical character and its general aim is to build up, analyse and insert oral, visual and written sources of knowledge in the field of the History of Education, through the memories of the pioneer students (1910 - 1942 ), the first school configuration of the current Federal Technological Education Centre of Minas Gerais, the CEFET-MG. The first specific aim is to apprehend the education that pioneer students received at the School of Artificer Apprentices of Minas Gerais, for their subsequent professional trajectory. The second specific aim is to apprehend the relationship between the school of that period and the city, which means, the place of the school in the space of the city and the discovery of the city in the trajectory to school. The third specific aim is to understand how the school built its own culture while being historically constituted. Thus, we emphasize the school culture as a category of analysis, from its basic elements - the use of time, locations and materialities; scholar knowledge and methods of teaching and discipline; the scholar subjects, sensibilities and values. Therefore, the methodological approach chosen for the development of this study, with a qualitative methodology, is the Oral History, method of research that focuses on not written testimony, in other words, not hegemonic sources. But it also considers the dialogue with a wide range of sources that can be written, visual and official. Thus, this exercise of reflection and construction of one of the possible versions for the history of the School of Artificers Apprentices of Minas Gerais was built mainly through the voices of their pioneer students. We tries to build a privileged space with sources and records of a knowledge based on experiences lived and brought to light by social subjects of the popular classesDoutoradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaDoutor em Educação[s.n.]Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-Chamone, Carla SimonePark, Margareth BrandiniGalzerani, Maria Carolina BovérioCastanho, Sérgio Eduardo MontesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Bernardetth Maria20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4381 p. : il. ; + + 1 CD-ROM, 1 DVD.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200PEREIRA, Bernardetth Maria. Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). 2008. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T15:04:46Zoai::425907Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-12T15:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) School of Artificers Apprentices of Minas Gerais, the first school configuration of CEFET-MG, through the voices of its pioner students (1910-1942) |
title |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) |
spellingShingle |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) Pereira, Bernardetth Maria Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais Ensino profissional Cultura escolar História oral Brasil - História - República Velha, 1889-1930 Poços de Caldas (MG) - História School of Artificers Apprentices of Minas Gerais Professional education Schoolar culture Oral history Brazil - History - Old Republic - 1889-1930 |
title_short |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) |
title_full |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) |
title_fullStr |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) |
title_full_unstemmed |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) |
title_sort |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942) |
author |
Pereira, Bernardetth Maria |
author_facet |
Pereira, Bernardetth Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943- Chamone, Carla Simone Park, Margareth Brandini Galzerani, Maria Carolina Bovério Castanho, Sérgio Eduardo Montes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Bernardetth Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais Ensino profissional Cultura escolar História oral Brasil - História - República Velha, 1889-1930 Poços de Caldas (MG) - História School of Artificers Apprentices of Minas Gerais Professional education Schoolar culture Oral history Brazil - History - Old Republic - 1889-1930 |
topic |
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais Ensino profissional Cultura escolar História oral Brasil - História - República Velha, 1889-1930 Poços de Caldas (MG) - História School of Artificers Apprentices of Minas Gerais Professional education Schoolar culture Oral history Brazil - History - Old Republic - 1889-1930 |
description |
Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200 PEREIRA, Bernardetth Maria. Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). 2008. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PEREIRA, Bernardetth Maria. Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). 2008. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed mp4 381 p. : il. ; + + 1 CD-ROM, 1 DVD. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188986485211136 |