Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bernardetth Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200
Resumo: Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson
id UNICAMP-30_16122778fd3ee964ab252c2618387d93
oai_identifier_str oai::425907
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)School of Artificers Apprentices of Minas Gerais, the first school configuration of CEFET-MG, through the voices of its pioner students (1910-1942)Escola de Aprendizes Artifices de Minas GeraisEnsino profissionalCultura escolarHistória oralBrasil - História - República Velha, 1889-1930Poços de Caldas (MG) - HistóriaSchool of Artificers Apprentices of Minas GeraisProfessional educationSchoolar cultureOral historyBrazil - History - Old Republic - 1889-1930Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von SimsonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta investigação de caráter sócio-histórico tem como objetivo geral construir, analisar e inserir fontes de conhecimentos orais, visuais e escritas no campo da História da Educação, por meio das memórias dos alunos pioneiros da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910- 1942), primeira configuração escolar do atual Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o CEFET-MG. Os objetivos específicos deste estudo são os seguintes: o primeiro deles é apreender a formação que os alunos pioneiros receberam na Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, para sua posterior trajetória profissional. O segundo é apreender à articulação entre a escola e a cidade, ou seja, o lugar da escola no espaço da cidade e a descoberta da cidade no itinerário da escola. O terceiro é apreender como a escola construiu uma cultura que lhe é própria, ao se constituir historicamente. Assim, privilegiamos a cultura escolar como categoria de análise, a partir de seus elementos fundamentais: os tempos, espaços e materialidades escolares; os conhecimentos escolares e os métodos de ensino e disciplinamento, os sujeitos escolares, suas sensibilidades e valores. Portanto, a abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento deste estudo, de caráter qualitativo, é a História Oral, metodologia de pesquisa que privilegia os testemunhos não escritos, as fontes não hegemônicas e, ao mesmo tempo, dialoga com uma multiplicidade de fontes escritas, visuais e inclusive as oficiais. Portanto, este exercício de reflexão e construção de uma das possíveis versões da história da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, sobretudo por meio das vozes dos seus alunos pioneiros, procura ser um espaço privilegiado de fontes e registros de um saber, proveniente de experiências vividas e ressignificadas por sujeitos sociais das classes popularesAbstract: This investigation has a socio-historical character and its general aim is to build up, analyse and insert oral, visual and written sources of knowledge in the field of the History of Education, through the memories of the pioneer students (1910 - 1942 ), the first school configuration of the current Federal Technological Education Centre of Minas Gerais, the CEFET-MG. The first specific aim is to apprehend the education that pioneer students received at the School of Artificer Apprentices of Minas Gerais, for their subsequent professional trajectory. The second specific aim is to apprehend the relationship between the school of that period and the city, which means, the place of the school in the space of the city and the discovery of the city in the trajectory to school. The third specific aim is to understand how the school built its own culture while being historically constituted. Thus, we emphasize the school culture as a category of analysis, from its basic elements - the use of time, locations and materialities; scholar knowledge and methods of teaching and discipline; the scholar subjects, sensibilities and values. Therefore, the methodological approach chosen for the development of this study, with a qualitative methodology, is the Oral History, method of research that focuses on not written testimony, in other words, not hegemonic sources. But it also considers the dialogue with a wide range of sources that can be written, visual and official. Thus, this exercise of reflection and construction of one of the possible versions for the history of the School of Artificers Apprentices of Minas Gerais was built mainly through the voices of their pioneer students. We tries to build a privileged space with sources and records of a knowledge based on experiences lived and brought to light by social subjects of the popular classesDoutoradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaDoutor em Educação[s.n.]Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-Chamone, Carla SimonePark, Margareth BrandiniGalzerani, Maria Carolina BovérioCastanho, Sérgio Eduardo MontesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Bernardetth Maria20082008-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4381 p. : il. ; + + 1 CD-ROM, 1 DVD.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200PEREIRA, Bernardetth Maria. Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). 2008. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T15:04:46Zoai::425907Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-12T15:04:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
School of Artificers Apprentices of Minas Gerais, the first school configuration of CEFET-MG, through the voices of its pioner students (1910-1942)
title Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
spellingShingle Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
Pereira, Bernardetth Maria
Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais
Ensino profissional
Cultura escolar
História oral
Brasil - História - República Velha, 1889-1930
Poços de Caldas (MG) - História
School of Artificers Apprentices of Minas Gerais
Professional education
Schoolar culture
Oral history
Brazil - History - Old Republic - 1889-1930
title_short Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
title_full Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
title_fullStr Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
title_full_unstemmed Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
title_sort Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942)
author Pereira, Bernardetth Maria
author_facet Pereira, Bernardetth Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Chamone, Carla Simone
Park, Margareth Brandini
Galzerani, Maria Carolina Bovério
Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bernardetth Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais
Ensino profissional
Cultura escolar
História oral
Brasil - História - República Velha, 1889-1930
Poços de Caldas (MG) - História
School of Artificers Apprentices of Minas Gerais
Professional education
Schoolar culture
Oral history
Brazil - History - Old Republic - 1889-1930
topic Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais
Ensino profissional
Cultura escolar
História oral
Brasil - História - República Velha, 1889-1930
Poços de Caldas (MG) - História
School of Artificers Apprentices of Minas Gerais
Professional education
Schoolar culture
Oral history
Brazil - History - Old Republic - 1889-1930
description Orientador: Olga Rodrigues de Moraes Von Simson
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200
PEREIRA, Bernardetth Maria. Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). 2008. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PEREIRA, Bernardetth Maria. Escola de Aprendizes Artifices de Minas Gerais, primeira configuraçãos escolar do CEFET - MG, na voz de seus alunos pioneiros (1910-1942). 2008. 381 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/425907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed mp4
381 p. : il. ; + + 1 CD-ROM, 1 DVD.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188986485211136