ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cely do Socorro Costa
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063
Resumo: Orientador: Luiz Carlos de Freitas
id UNICAMP-30_1637f440b0422c46a41624eef32109e6
oai_identifier_str oai::99453
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basicaInstituto Superior de Educação do ParaProfessores - FormaçãoEnsino superiorOrientador: Luiz Carlos de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho constitui-se numa análise do Projeto Pedagógico do Curso de Fonnação de Professores para a Pré-Escola e 13 a 43 série do Ensino Fundamental desenvolvido pelo Instituto Superior de Educação do Pará - ISEP, situado na cidade de Belém. Adoto como referência um período singular da história do ISEP (1989/1993), no qual busco refletir como este projeto foi concebido e materializado pela comunidade isepiana. Considerei, para efeito de orientação metodológica, a abordagem qualitativa, optando pelo estudo de caso, por considerar que os objetivos traçados delimitam um espaço singular de investigação e aproximação de uma detenninada realidade, no caso o ISEP. Por ser este trabalho um estudo do projeto pedagógico de uma detenninada instituição de ensino, elegi, como sujeitos da pesquisa, seus partícipes principais: professores, alunos e idealizadores do referido projeto. Para apreender as manifestações, as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado, os dados foram construídos a" partir de três fontes: documentos oficiais da Instituição, entrevistas semi-estruturadas individuais e coletivas e produção teórica sobre a temática fonnação de professores. A análise dos dados, que partiu do cotejamento entre o projeto pensado e vivido, possibilitou apreender as intenções e tensões materializadas naquele processo ensino-aprendizagem. No confronto dessas intenções e tensões emerge uma organização do trabalho pedagógico marcada pelos seguintes traços: dilemas quanto à fonnação desejada tanto dos professores quanto dos alunos, diferentes perspectivas das bases teórico-metodológicas vivenciadas, limites imputados pelas condições institucionais e políticas do Estado. Apesar de tais traços, acredito que é possível investir na continuidade deste projeto pedagógico que, ao privilegiar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa e teoria-prática, diferencia-se qualitativamente das práticas tradicionais de fonnação de professores para as séries iniciais de escolarizaçãoMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Kenski, Vani MoreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Cely do Socorro Costa19951995-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063NUNES, Cely do Socorro Costa. ISEP: intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica. 1995. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99453porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:23:23Zoai::99453Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:23:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
title ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
spellingShingle ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
Nunes, Cely do Socorro Costa
Instituto Superior de Educação do Para
Professores - Formação
Ensino superior
title_short ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
title_full ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
title_fullStr ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
title_full_unstemmed ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
title_sort ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
author Nunes, Cely do Socorro Costa
author_facet Nunes, Cely do Socorro Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luiz Carlos de, 1947-
Kenski, Vani Moreira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cely do Socorro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Instituto Superior de Educação do Para
Professores - Formação
Ensino superior
topic Instituto Superior de Educação do Para
Professores - Formação
Ensino superior
description Orientador: Luiz Carlos de Freitas
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-11-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063
NUNES, Cely do Socorro Costa. ISEP: intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica. 1995. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
NUNES, Cely do Socorro Costa. ISEP: intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica. 1995. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
238f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188781858750464