ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063 |
Resumo: | Orientador: Luiz Carlos de Freitas |
id |
UNICAMP-30_1637f440b0422c46a41624eef32109e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::99453 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basicaInstituto Superior de Educação do ParaProfessores - FormaçãoEnsino superiorOrientador: Luiz Carlos de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho constitui-se numa análise do Projeto Pedagógico do Curso de Fonnação de Professores para a Pré-Escola e 13 a 43 série do Ensino Fundamental desenvolvido pelo Instituto Superior de Educação do Pará - ISEP, situado na cidade de Belém. Adoto como referência um período singular da história do ISEP (1989/1993), no qual busco refletir como este projeto foi concebido e materializado pela comunidade isepiana. Considerei, para efeito de orientação metodológica, a abordagem qualitativa, optando pelo estudo de caso, por considerar que os objetivos traçados delimitam um espaço singular de investigação e aproximação de uma detenninada realidade, no caso o ISEP. Por ser este trabalho um estudo do projeto pedagógico de uma detenninada instituição de ensino, elegi, como sujeitos da pesquisa, seus partícipes principais: professores, alunos e idealizadores do referido projeto. Para apreender as manifestações, as percepções, as concepções e a historicidade do objeto pesquisado, os dados foram construídos a" partir de três fontes: documentos oficiais da Instituição, entrevistas semi-estruturadas individuais e coletivas e produção teórica sobre a temática fonnação de professores. A análise dos dados, que partiu do cotejamento entre o projeto pensado e vivido, possibilitou apreender as intenções e tensões materializadas naquele processo ensino-aprendizagem. No confronto dessas intenções e tensões emerge uma organização do trabalho pedagógico marcada pelos seguintes traços: dilemas quanto à fonnação desejada tanto dos professores quanto dos alunos, diferentes perspectivas das bases teórico-metodológicas vivenciadas, limites imputados pelas condições institucionais e políticas do Estado. Apesar de tais traços, acredito que é possível investir na continuidade deste projeto pedagógico que, ao privilegiar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa e teoria-prática, diferencia-se qualitativamente das práticas tradicionais de fonnação de professores para as séries iniciais de escolarizaçãoMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Freitas, Luiz Carlos de, 1947-Kenski, Vani MoreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Cely do Socorro Costa19951995-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063NUNES, Cely do Socorro Costa. ISEP: intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica. 1995. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99453porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:23:23Zoai::99453Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:23:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica |
title |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica |
spellingShingle |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica Nunes, Cely do Socorro Costa Instituto Superior de Educação do Para Professores - Formação Ensino superior |
title_short |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica |
title_full |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica |
title_fullStr |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica |
title_full_unstemmed |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica |
title_sort |
ISEP : intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica |
author |
Nunes, Cely do Socorro Costa |
author_facet |
Nunes, Cely do Socorro Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Luiz Carlos de, 1947- Kenski, Vani Moreira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Cely do Socorro Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituto Superior de Educação do Para Professores - Formação Ensino superior |
topic |
Instituto Superior de Educação do Para Professores - Formação Ensino superior |
description |
Orientador: Luiz Carlos de Freitas |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-11-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063 NUNES, Cely do Socorro Costa. ISEP: intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica. 1995. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) NUNES, Cely do Socorro Costa. ISEP: intenções, realidades e possibilidades para a formação do professor da escola basica. 1995. 238f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 238f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188781858750464 |