Programas intergeracionais : um estudo sobre as atividades que aproximam as diversas gerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605433
Resumo: Orientador: Zula Garcia Giglio
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spelling Programas intergeracionais : um estudo sobre as atividades que aproximam as diversas geraçõesIntergenerational programs : a study about activities that brig generations togetherRelações entre geraçõesIdososInteraçãoCooperaçãoIntergenerational relationshipsSenior citzenInteractionCooperationOrientador: Zula Garcia GiglioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Este estudo investiga quais recursos, além daqueles dentro do âmbito familiar, promovem melhor interação entre as gerações. Foram observadas, na condução das atividades intergeracionais, quatro atividades diferentes com o objetivo de descrever o processo de interação e de cooperação nas relações entre as diferentes gerações e de analisar a sua importância e implicações no contexto sócio-cultural, na perspectiva dos conhecimentos gerontológicos, que permeiam o envelhecimento ativo. Tendo-se em conta os dados que apontam para uma expectativa de vida cada vez mais alta, os estudos sobre a intergeracionalidade ganham proeminência na literatura e se constituem em um material efetivo para fomentar um envelhecimento ativo e com boa qualidade. Nas relações familiares saudáveis e em algumas situações sociais positivas, os velhos ensinam o conhecimento do envelhecer, transmitem a memória cultural e valores éticos fundamentais do seu grupo, e as outras gerações lhes ensinam os conhecimentos tecnológicos e os colocam em contato com as transformações sociais em curso, o que enfatiza o papel do diálogo entre as gerações como fundamental na prevenção da dependência do idoso e do preconceito etário. Realizamos uma investigação qualitativa, para a qual foram utilizados os seguintes instrumentos: observações diretas, depoimentos orais e entrevistas semi-estruturadas de 40 participantes, de 6 a 81 anos, das atividades do Programa "Gerações" do Sesc-Campinas. Os resultados apontam a geratividade como a maior forma de cooperação que uma geração pode dar à outra. Os programas e atividades intergeracionais são grandes incentivadores para as diversas gerações participarem significativamente, na sua comunidade e no seu mundo; os participantes aprendem a ser sensíveis, compreensivos, respeitosos e podem crescer confortavelmente com as diferenças e semelhanças individuais entre eles e, ao mesmo tempo, enfraquecer qualquer tipo de discriminação. Espera-se que esta pesquisa contribua para a programação de futuros projetos com grupos intergeracionais e amplie os conhecimentos sobre a problemática atual do idoso, principalmente quanto ao preconceito etário e ao menosprezo de que, muitas vezes, os velhos são alvo, frutos de uma sociedade de consumo e da mercantilização das relações sociais presentes em nossa culturaAbstract : This study investigate which resource, besides the family environment, promotes a better interaction between generations when conducting intergenerational activities. Four different activities has been observed with the goal to describe the interaction and cooperation process between different generations relationship and also to analyze the importance of each activity and its implication to the social-cultural context in a gerontology perspective that comes along the active aging process. Considering the data pointing out to higher life expectance, the studies on intergeneration are gaining evidence in the literature and are becoming an effective field to support the quality active aging process. In healthful family relationship and in some positive social relationship, the senior teach the aging knowledge, transmitting the cultural memory and fundamental ethic values of their group, and the other generation, on the other hand, teach them the technological knowledge and put them in contact with the social transformation in course, emphasizing the dialogue role between the generation as a fundamental act on the prevention of the dependency and the aging prejudice. It has been chosen to develop a qualitative investigation, for so the following instruments have been used: direct observation, oral depositions and semi structured interviews of 40 participants from 6 to 81 years old from the Programs ¿Generation¿ of Sesc-Campinas, through which has been researched how a generation views the other, how one develops and change, or not, its conceptions regarding the other. The results point generativity as the major form of cooperation that one generation can give to another. The intergenerativity programs and activities are great incentives for diverse generations to participate significantly, in their communities and their worlds; the participants learn to be sensitive, comprehensive, respectful and can grow comfortably with the differences and individual similarities between them and, at the same time, weaken any type of discrimination. Hoping this research contributes to the programming of future projects with intergenerational groups and amplify its knowledge on the currents aging issues, mainly about the aging prejudice and the disdain that several times the older are target, because of a consuming society and the capitalization of the social relationship that are now present in our cultureMestradoMestre em Gerontologia[s.n.]Giglio, Zula Garcia, 1949-Park, Margareth BrandiniPereira, Fernando Cesar PaulinoGusmão, Neusa Maria Mendes deMadruga, Vera AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Cristina Rodrigues20072007-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf285p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605433LIMA, Cristina Rodrigues. Programas intergeracionais: um estudo sobre as atividades que aproximam as diversas gerações. 2007. 285p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605433. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/406745porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:05Zoai::406745Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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