Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andrea da Paixão, 1972-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618740
Resumo: Orientador: Sonia Giubilei
id UNICAMP-30_168d25abc4a0fb5b030b59ae2f18e155
oai_identifier_str oai::879635
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escolaMemories and social representations of young and adults : resignified remembrances of childhood and school expectations on return to schoolEducação de jovens e adultosEvasão escolarRepresentações sociaisNarrativasEscolasYoung and adults educationSchool dropoutSocial representationsMemoriesNarrativesOrientador: Sonia GiubileiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa ora apresentada objetiva investigar e analisar as memórias dos estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em nível fundamental, e as representações sociais produzidas por esses sujeitos sobre a escola da infância, relacionando-as com as vivências escolares atuais. Para isso, o caminho escolhido permitiu o enveredamento por entre as trilhas de dez escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) que oferecem a modalidade EJA, localizadas na área de abrangência de cada uma das Coordenadorias Regionais de Educação, com a participação de estudantes dessas escolas. Dentre outros atores que vêm pesquisando nas áreas afins desta pesquisa, a fundamentação desse estudo ancora-se em Ecléa Bosi, Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff, Paul Ricouer e Iván Izquierdo no que se refere aos estudos da memória. No campo da Teoria das Representações Sociais, a análise realizada se fundamentou em Serge Moscovici, Denise Jodelet, Celso Sá e Jean-Claude Abric. O caminho pelo campo da EJA teve por base os estudos de Jane Paiva, Sérgio Haddad, Timothy Ireland e as legislações referentes à modalidade de ensino, ampliando-se para a produção de Paulo Carrano, Juarez Dayrell e José Machado Pais. Os instrumentos metodológicos utilizados consistiram em análise dos documentos, tanto os referentes à história da educação carioca e à constituição da oferta de EJA na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, como os documentos escolares (históricos escolares e ficha de matrículas dos estudantes); questionários aplicados aos estudantes e depoimentos orais de estudantes e de gestores. A investigação realizada centrou-se prioritariamente em quatro questões que se constituíram como bases para o desenvolvimento deste trabalho: o que você lembra da escola onde estudou?; por que, naquela época, você saiu da escola?; por que voltou para a escola?; o que espera desta escola onde estuda agora? Outra questão serviu de base para se captar as representações sociais dos sujeitos da EJA sobre a escola pública. Trata-se da pergunta "O que vem a sua mente quando você ouve falar em escola pública?", a qual, aplicando-se a técnica da evocação livre de palavras, foi respondida pelos estudantes. Para o tratamento dessas informações foi utilizado o software Ensemble de programmes permettant l'analyse des evocations (EVOC). As questões que versaram sobre os motivos de saída e de retorno e, também, sobre as lembranças da escola de outrora e as expectativas com a escola de agora foram analisadas utilizando-se a Análise de Conteúdo, fundamentada em Laurence Bardin. Esta pesquisa permite considerar que a escola da EJA se constitui como espaço de referência para as pessoas que a ela retornam e que os eixos temáticos trabalho, aprender, professores e escola se destacam como mais relevantes para a reflexão sobre as relações estabelecidas entre esses jovens e adultos e a escola pública. Também permitiu apreender que estes eixos não são tomados de forma totalmente idealizada, contemplando preocupações e críticas dos sujeitos em relação à sua efetivação.Abstract: The research presented here aims to investigate and analyze the students' memories of the modality Young and Adults Education (EJA) at the fundamental level, and social representations produced by these subjects about the childhood school, connecting them with the current school experiences. For this, the route chosen by pass through between tracks ten public schools of the Municipal Departament of Education of Rio de Janeiro (SME-RJ) that provide the modality EJA, located in the catchment area of each of the Regional Education Coordinations, with the participation of students from these schools. Among other actors who have been researching in related areas of ressearch, this study's foundation is anchored in Ecléa Bosi, Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff, Paul Ricouer and Iván Izquierdo regarding to the study of memory. In the field of Social Representations Theory, the analysis performed relied on Serge Moscovici, Denise Jodelet, Celso Sá and Jean- Claude Abric. The way through the field of young and adults education was based on the studies by Jane Paiva, Sergio Haddad, Timothy Ireland and the laws regarding to the type of education, expanding to the production of Paulo Carrano, Juarez Dayrell and Jose Machado Pais. The methodological instruments used consisted in analysis of documents, referring to both the history of education in Rio, and the establishment of the supply of Young and Adult Education in the Municipal of Rio de Janeiro, such as school documents (transcripts and students enrollment form) questionnaires applied to students and oral testimonies of students and managers of adult education. The investigation carried out focused primarily on four issues that constituted themselves as foundations for the development of this work: what do you remember from the school where you studied?, Why, then, you left school that time?; Why did you decide to go back to school?; what do you expect from this school where you study now? Another questioned as the basis to capture the social representations of young and adult education individuals about the public school. That question is: "What comes to your mind when you hear about public school?", Which, applying the technique of free evocation of words, was answered by the students. To treat this information was used the software Ensemble l'analyze des programmes permettant evocations (EVOC). The questions were about the reasons for departure and return and also about the memories of old school and the expectations about the present school have been analyzed using the Content Analysis, based on Laurence Bardin. This research allows us to consider that the school of adult education constitutes itself as a reference space for young and adults who return to it and that the thematic axes work, learn, teachers and schools stand out as most relevant to the debate on the relations consolidated between these young and adults and public school. It also allowed us to apprehend that these axes are not taken in a completely idealized form, covering concerns and criticisms of the subjects regarding their effectiveness.DoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutor em Educação[s.n.]Giubilei, Sonia, 1938-Paiva, JaneTura, Luiz Fernando RangelJeffrey, Debora CristinaBorges, Zacarias PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Andrea da Paixão, 1972-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf366 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618740FERNANDES, Andrea da Paixão. Memórias e representações sociais de jovens e adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola. 2012. 366 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618740. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879635porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:46:46Zoai::879635Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:46:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
Memories and social representations of young and adults : resignified remembrances of childhood and school expectations on return to school
title Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
spellingShingle Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
Fernandes, Andrea da Paixão, 1972-
Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Representações sociais
Narrativas
Escolas
Young and adults education
School dropout
Social representations
Memories
Narratives
title_short Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
title_full Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
title_fullStr Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
title_full_unstemmed Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
title_sort Memórias e representações sociais de jovens e adultos : lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola
author Fernandes, Andrea da Paixão, 1972-
author_facet Fernandes, Andrea da Paixão, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giubilei, Sonia, 1938-
Paiva, Jane
Tura, Luiz Fernando Rangel
Jeffrey, Debora Cristina
Borges, Zacarias Pereira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andrea da Paixão, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Representações sociais
Narrativas
Escolas
Young and adults education
School dropout
Social representations
Memories
Narratives
topic Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Representações sociais
Narrativas
Escolas
Young and adults education
School dropout
Social representations
Memories
Narratives
description Orientador: Sonia Giubilei
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618740
FERNANDES, Andrea da Paixão. Memórias e representações sociais de jovens e adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola. 2012. 366 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618740. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618740
identifier_str_mv FERNANDES, Andrea da Paixão. Memórias e representações sociais de jovens e adultos: lembranças ressignificadas da escola da infância e expectativas no retorno à escola. 2012. 366 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618740. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/879635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
366 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189086301257728