Avaliação da corrosão da liga fundida A356 e análise da microestrutura e propriedades mecânicas antes e após o tratamento térmico T6

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonetti, Adriano Luis, 1981-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6177
Resumo: Orientadores: Giovana da Silva Padilha, Ausdinir Danilo Bortolozo
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spelling Avaliação da corrosão da liga fundida A356 e análise da microestrutura e propriedades mecânicas antes e após o tratamento térmico T6Corrosion evaluation of the A356 cast alloy and analysis of the microstructure and mechanical properties before and after the T6 heat treatmentLigas de alumínioCorrosão e anticorrosivosMetais - Tratamento térmicoPropriedades mecânicasAluminum alloysCorrosion and anti-corrosivesMetals - Heat treamentMechanical propertiesOrientadores: Giovana da Silva Padilha, Ausdinir Danilo BortolozoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: A liga A356, devido suas propriedades corrosivas e mecânicas, é amplamente utilizada na manufatura de rodas dentro do setor automotivo. O presente trabalho visa dois objetivos principais, sendo: - avaliar a resistência à corrosão da liga A356 sem tratamento térmico, à temperatura ambiente (27±2 oC), na presença e ausência de luz e; - averiguar a influência das variáveis tempo e temperatura aplicados ao tratamento térmico T6 nas propriedades mecânicas e microestruturais da liga A356. A primeira etapa do trabalho foi a retirada dos corpos de prova (CPs) das rodas automotivas manufaturadas, estes CPs foram avaliados quanto ao comportamento à corrosão através do ensaio de imersão em ambiente salino NaCl (3,5%, m/v). Perda de massa e análise superficial foram os parâmetros obtidos em função do tempo de imersão (6072 h, ~8 meses). Além disso, foi realizada análise da solução corrosiva quanto à variação de pH e mudanças visuais de cor e presença de íons. A segunda etapa foi o tratamento térmico T6 das amostras retiradas da roda automotiva pelo processo de solubilização por 300 min à 540°C. Após a solubilização, os CPs foram imediatamente imersos em água à 30°C, 60°C e 80°C, usando recipientes separados. Na sequência foi realizado tratamento de envelhecimento à 160°C (140 min), 180°C, 200°C e 220°C (300 min). Após T6, os CPs foram caracterizados por difratometria de raios X (DRX), calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia eletrônica de varredura (MEV), ensaio mecânico à tração (LRT) e dureza Vickers. Os resultados do comportamento corrosivo mostraram baixa perda de massa, menos de 1%, nas diferentes condições de luz, mas com mudanças morfológicas consideráveis durante o tempo de estudo. Entretanto, não houve variações significativas do pH e aparência da solução corrosiva NaCl após cada retirada dos CPs. Após T6, as análises de DRX e DSC não evidenciam alterações no comportamento ocasionadas pelo tratamento térmico. O processo de envelhecimento após têmpera à 30°C apresentou melhor comportamento em relação às propriedades mecânicas (LRT ~240 MPa e 92 HV). Ao aumentar a temperatura de envelhecimento na tentativa de atingir o superenvelhecimento da liga A356, identificou-se que os CPs envelhecidos à 220°C por 300 min. apresentaram queda no LRT (~206 MPa e na dureza (82 HV), sugerindo ter atingindo o estágio de superenvelhecimento para essas condições. A caracterização da fratura corroborou que o aumento da temperatura de envelhecimento ocasionou perda nas propriedades mecânicas da liga A356Abstract: The A356 alloy, due to its corrosive and mechanical properties, is widely used in the manufacture of wheels within the automotive sector. The present work has two main objectives, namely: - to evaluate the corrosion resistance of the A356 alloy without heat treatment, at room temperature (27±2 oC), in the presence and absence of light and; - to investigate the influence of time and temperature variables applied to the T6 heat treatment on the mechanical properties and microstructural properties of the A356 alloy. The first stage of the work was the removal of specimens (CPs) from the manufactured automotive wheels, these CPs were evaluated for corrosion behavior through the immersion test in saline NaCl environment (3.5%, m/v). Mass loss and surface analysis were the parameters obtained as a function of immersion time (6072 h, ~8 months). In addition, analysis of the corrosive solution was performed for pH variation and visual changes in color and presence of ions. The second step was the T6 heat treatment of the samples taken from the automotive wheel by the solubilization process for 300 min at 540°C. After solubilization, the CPs were immediately immersed in water at 30°C, 60°C and 80°C, using separate containers. Then, aging treatment was carried out at 160°C (140 min), 180°C, 200°C and 220°C (300 min). After T6, the PCs were characterized by X-ray diffractometry (XRD), differential scanning calorimetry (DSC), scanning electron microscopy (SEM), mechanical tensile test (LRT) and Vickers hardness. The corrosive behavior results showed low mass loss, less than 1%, under different light conditions, but with considerable morphological changes during the study time. However, there were no significant changes in the pH and appearance of the NaCl corrosive solution after each PC removal. After T6, the XRD and DSC analyzes do not show changes in behavior caused by the heat treatment. The aging process after quenching at 30°C showed better behavior in relation to mechanical properties (LRT ~240 MPa and 92 HV). By increasing the aging temperature in an attempt to achieve the superaging of the A356 alloy, it was identified that the CPs aged at 220°C for 300 min showed a decrease in LRT (206 MPa and hardness (82 HV), suggesting that they had reached the stage for these conditions. The characterization of the fracture corroborated that the increase in the aging temperature decreased the mechanical properties of the A356 alloyMestradoManufatura de Materiais AvançadosMestre em Engenharia de Produção e de Manufatura[s.n.]Padilha, Giovana da Silva, 1976-Bortolozo, Ausdinir Danilo, 1979-Baldan, RenatoCremasco, AlessandraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de ManufaturaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTonetti, Adriano Luis, 1981-20222022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (86 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6177TONETTI, Adriano Luis. Avaliação da corrosão da liga fundida A356 e análise da microestrutura e propriedades mecânicas antes e após o tratamento térmico T6. 2022. 1 recurso online (86 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6177. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254011Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:20:38Zoai::1254011Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-26T10:20:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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