Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesca, Sara Cecília, 1983-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641369
Resumo: Orientador: Jorge Luiz Schroeder
id UNICAMP-30_17254c51e506318d52038be5a97e1a28
oai_identifier_str oai::1164605
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professoresRevealing and expressive approach in Luigi Pareyson : aesthetic applications in music education and teacher trainingPareyson, Luigi, 1918-1991EstéticaEducação musicalFormação de professoresPareyson, LuigiAestheticsMusic educationTeacher trainingOrientador: Jorge Luiz SchroederTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Num sentido de finalização de um trabalho pensado em duas etapas, cuja primeira encontra agora sua aplicação e complemento, esta tese perfaz a ampliação, o aprofundamento e a conclusão de um longo caminho, cujo insight gerou um mero trabalho de conclusão de graduação, que se tornou substancial como pesquisa teórica e compilação de fontes para uma dissertação, e, se pretende por ora finalizado, com aprofundamento teórico-conceitual acumulado em todo o percurso e demonstrações de aplicações práticas em relatos de experiência. O embasamento teórico de todo este percurso é extraído da filosófica de Luigi Pareyson, de sua teoria estética a sua hermenêutica, cuja aplicabilidade se verifica no contexto da educação musical. No atual percurso dessa pesquisa a presente tese investiga no contexto da educação superior na modalidade à distância as contribuições da estética como disciplina prática voltada para a educação musical. Investiga e analisa as possibilidades da estética pareysoniana como instrumental filosófico no processo de formação de futuros educadores e educadoras musicais. Pautada na hipótese de que por meio de experiências estéticas, discentes em processo de formação quando possuem a oportunidade de vivenciar a atividade artística de modo profundo e particular, podem levar consigo nova compreensão sobre o fazer artístico, um modo diferente de olhar e desempenhar sua função docente, atuando como verdadeiros estetas em sala de aula. A luz dos conceitos revelativo e expressivo foi possível compreender quão significativo consiste a estética como instrumental filosófico na formação docente, possibilitando com que alunos e alunas em processo de formação reconhecessem a partir de suas próprias experiências como artistas e também educadores(as), a importância de um(a) educador(a) musical que tem consciência filosófica dos problemas da estética que permeiam o campo da arte. Seja no ato de conduzir uma aula de apreciação musical, no ato de acompanhar o nascimento de uma obra, de vivenciar o nascimento de sua própria obra, na mediação de diálogos reflexivos, na condução de uma execução ou de uma interpretação, seja no incentivo do novo, o verdadeiro esteta em sala de aula reconhece a presença formativa da obra e daquele que a fazAbstract: Towards the completion of a work thought in two stages, the first of which now finds its application and complement, this thesis completes the expansion, deepening and completion of a long path: whose insight generated a mere graduation final paper, which became substantial as theoretical research and compilation of sources for a dissertation, and which is intended for the moment to be concluded, from the accumulated theoretical-conceptual deepening throughout the course and demonstrations of practical applications verified in experience reports. The theoretical underpinning of this whole path is drawn from Luigi Pareyson's philosophy, aesthetic theory, and hermeneutics, which is applicable in the context of music education. In the current course of this research, this thesis investigates, in the context of higher education in distance learning, the contributions of aesthetics as a practical subject focused on music education. It investigates and analyzes the possibilities of Pareysonian aesthetics as a philosophical instrumental in the formation process of future music educators. Based on the hypothesis that, through aesthetic experiences, when students in the training process have the opportunity to experience artistic activity in a profound and particular way, they can take with them a new understanding of art-making, a different way of looking and performing their teaching function, acting as true aesthetes in the classroom. In the light of the concepts revealing and expressive, it was possible to understand how significant aesthetics is as a philosophical tool in teacher education, enabling students in the process of formation to recognize, from their own experiences as artists and educators, the importance of a music educator who has a philosophical awareness of the problems of aesthetics that permeate the field of art. Be it in the act of conducting a music appreciation class, in the act of accompanying the birth of a work, of experiencing the birth of their work, in the mediation of reflective dialogues, in conducting a performance or interpretation, or in encouraging the new, the real esthete in the classroom recognizes the formative presence of the work and of the one who does itDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutora em Música[s.n.]Schroeder, Jorge Luiz, 1960-Mendes, Adriana do Nascimento AraujoNassif, Silvia CordeiroAlmeida, João Flávio deBarbosa, Maria Flavia SilveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCesca, Sara Cecília, 1983-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (111 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641369CESCA, Sara Cecília. Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson: aplicações estéticas em educação musical e formação de professores. 2020. 1 recurso online (111 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641369. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164605Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-18T08:35:02Zoai::1164605Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-18T08:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
Revealing and expressive approach in Luigi Pareyson : aesthetic applications in music education and teacher training
title Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
spellingShingle Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
Cesca, Sara Cecília, 1983-
Pareyson, Luigi, 1918-1991
Estética
Educação musical
Formação de professores
Pareyson, Luigi
Aesthetics
Music education
Teacher training
title_short Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
title_full Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
title_fullStr Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
title_full_unstemmed Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
title_sort Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores
author Cesca, Sara Cecília, 1983-
author_facet Cesca, Sara Cecília, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schroeder, Jorge Luiz, 1960-
Mendes, Adriana do Nascimento Araujo
Nassif, Silvia Cordeiro
Almeida, João Flávio de
Barbosa, Maria Flavia Silveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesca, Sara Cecília, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Pareyson, Luigi, 1918-1991
Estética
Educação musical
Formação de professores
Pareyson, Luigi
Aesthetics
Music education
Teacher training
topic Pareyson, Luigi, 1918-1991
Estética
Educação musical
Formação de professores
Pareyson, Luigi
Aesthetics
Music education
Teacher training
description Orientador: Jorge Luiz Schroeder
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641369
CESCA, Sara Cecília. Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson: aplicações estéticas em educação musical e formação de professores. 2020. 1 recurso online (111 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641369. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641369
identifier_str_mv CESCA, Sara Cecília. Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson: aplicações estéticas em educação musical e formação de professores. 2020. 1 recurso online (111 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641369. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164605
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (111 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189173627715584