Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5369 |
Resumo: | Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos |
id |
UNICAMP-30_172e6cd5e6f38a3dda041b1b8bfd325b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1247891 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à SaúdeEvaluation of the Balint Paideia method in the training of students for Primary Health CareAtenção primária à saúdeInternato e residênciaEducação médicaAprendizado colaborativoPrimary health careMedical educationInternshipInterdisciplinary placementOrientador: Gastão Wagner de Sousa CamposTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos do Grupo Balint Paideia (GBP) como estratégia de formação para estudantes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS. Trata-se de uma pesquisa de intervenção tipo Apoio com abordagem quanti e qualitativa. Foram realizados GBP com 42 estudantes do 12º período do curso de medicina de uma universidade pública, os quais realizavam estágio na APS. Os grupos tiveram frequência quinzenal durante 6 meses e foram apoiados por docentes do departamento de Saúde Coletiva da mesma instituição dos alunos. Os dados foram produzidos por meio da observação participante e diário de campo dos apoiadores, por meio da avaliação dos projetos terapêuticos singulares (PTS) realizados por duplas de estudantes, pela aplicação de questionário quantitativo que avaliou a percepção dos estudantes sobre suas práticas na APS e por meio da realização de grupos focais no início e final do semestre. A análise dos dados quantitativos foi descritiva e dos dados qualitativos foi realizada por intermédio da construção de narrativas. Considerando-se a percepção dos estudantes sobre suas práticas na APS, notou-se que eles valorizaram diferentes aspectos durante o cuidado do usuário, como idade, gênero, saúde mental, renda, escolaridade e contexto do território em que usuário residia, porém não a rede de apoio e a raça ou cor do usuário, as quais nem sempre foram reconhecidas nas atividades clínicas dos internos. Os estudantes tiveram a oportunidade de trabalhar com 12 categorias profissionais diferentes na APS, sendo que as visitas domiciliares foram reconhecidas pelos estudantes como o cenário mais potente para eles vivenciarem a interdisciplinaridade. Houve pequena valorização, pelos estudantes, das ferramentas de abordagem familiar e comunitária, como genograma e ecomapa, bem como baixa participação em atividades relacionadas à gestão. A combinação entre a prática longitudinal na APS, os GBP e elaboração de PTS foi capaz de propiciar aos estudantes de medicina uma atuação interdisciplinar, a qual foi analisada a partir dos seguintes núcleos argumentativos: entraves e potencialidades para o trabalho em equipe; influência da formação baseada no trabalho para o exercício da atividade colaborativa; e papel dos grupos Balint-Paideia no processo formativo e na aprendizagem de conceitos relevantes para a APS. A pesquisa também analisou três casos discutidos nos GBP que exemplificaram situações corriqueiras da APS, demonstrando a complexidade da vida e a singularidade da experiência, bem como contribuindo para a compreensão do conceito de clínica ampliada. Por fim, considerando a necessidade premente de se colocar em prática as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em medicina e considerando a potência dos GBP como dispositivo de aprendizagem, são sugeridas estratégias para a incorporação dos GBP no internato médicoAbstract: This study aims to evaluate the effects of the Balint Paideia Group (BPG) pedagogical tool as a training strategy for medical students in Primary Health Care (PHC) of the Brazil’s Unified Health System This is an intervention research-support combining quantitative and qualitative evidence. BPG was performed on 42 students of the 6th year of the medical course at a public university, who were interning at PHC. These groups met biweekly for 6 months and were supported by professors of the Public Health Department at the same institution as the students. The data were produced through participant observation and the supporters' field diary, through the evaluation of singular therapeutic projects (STP) made by pairs of students and through focus groups. A quantitative questionnaire evaluated the students' perception of their practices in PHC at the end of the semester. Analysis of quantitative data was descriptive, while qualitative data analysis relied on the construction of narratives. Considering the students' perception of their practices in PHC, it was noted that they valued different aspects during the care of the patient, such as age, gender, mental health, income, schooling and the context of the territory in which the user lived, but not the support network and the race or color of the person, which were not always recognized in the clinical activities of the interns. Medical students had the opportunity to work with 12 different professional categories in PHC, and home visits were recognized by students as the most powerful scenario for them to experience interdisciplinarity. There was little appreciation by students of family and community approach tools, such as genogram and ecomap, as well as lack of participation in management-related activities. The combination of longitudinal practice in PHC, BPG and elaboration of STP provided medical students with an interdisciplinary performance, which was analyzed from the following perspectives: obstacles and opportunities for teamwork; influence of work-based training for the exercise of collaborative activity; and the role of Balint-Paideia groups in the training process and in the learning of concepts relevant to PHC. The study also analyzed three cases discussed in the BPG that exemplified usual situations in PHC, demonstrating the complexity of life and the uniqueness of the experience, as well as contributing to understanding the concept of amplified clinic. Finally, considering the pressing need to put into practice the recommendations of the National Curriculum Guidelines of the undergraduate medical course and considering the power of BPG as a learning device, strategies are suggested for the incorporation of BPG in medical internshipDoutoradoPolítica, Planejamento e Gestão em SaúdeDoutora em Saúde Coletiva[s.n.]Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-Haddad, Ana EstelaCyrino, Eliana GoldfarbSacardo, Daniele PompeiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Elisa Toffoli, 1983-20222022-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5369RODRIGUES, Elisa Toffoli. Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde. 2022. 1 recurso online (171 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5369. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247891Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-19T14:23:58Zoai::1247891Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-08-19T14:23:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde Evaluation of the Balint Paideia method in the training of students for Primary Health Care |
title |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde |
spellingShingle |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde Rodrigues, Elisa Toffoli, 1983- Atenção primária à saúde Internato e residência Educação médica Aprendizado colaborativo Primary health care Medical education Internship Interdisciplinary placement |
title_short |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde |
title_full |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde |
title_fullStr |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde |
title_full_unstemmed |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde |
title_sort |
Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde |
author |
Rodrigues, Elisa Toffoli, 1983- |
author_facet |
Rodrigues, Elisa Toffoli, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952- Haddad, Ana Estela Cyrino, Eliana Goldfarb Sacardo, Daniele Pompei Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elisa Toffoli, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção primária à saúde Internato e residência Educação médica Aprendizado colaborativo Primary health care Medical education Internship Interdisciplinary placement |
topic |
Atenção primária à saúde Internato e residência Educação médica Aprendizado colaborativo Primary health care Medical education Internship Interdisciplinary placement |
description |
Orientador: Gastão Wagner de Sousa Campos |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-06-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5369 RODRIGUES, Elisa Toffoli. Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde. 2022. 1 recurso online (171 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5369. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/5369 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Elisa Toffoli. Avaliação do método Balint Paideia na formação de estudantes para a Atenção Primária à Saúde. 2022. 1 recurso online (171 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5369. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1247891 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189183851331584 |