História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Leandro Sapiensa Galvão, 1983-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20563
Resumo: Orientador: Cristina Meneguello
id UNICAMP-30_1818ccb6e336b3f52bc574389e7bd699
oai_identifier_str oai::1397181
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022History for what? : digital humanities and the National Olympiad in Brazilian History - 2009-2022Olimpíada Nacional em História do BrasilHistória - Estudo e ensinoHumanidades digitaisTecnologias digitais da informação e comunicaçãoHistory - Study and teachingDigital humanitiesDigital information and communication technologiesOrientador: Cristina MeneguelloDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A proposta deste estudo consiste em um trabalho com fontes e interpretação de narrativas historiográficas voltadas para o ensino, examinando possíveis convergências entre a História Digital e as Humanidades Digitais. Como objetos de análise, destacam-se a Olimpíada Nacional em História do Brasil - Unicamp, e as experiências com a organização e orientação de estudos com equipes participantes desde 2009. As discussões historiográficas envolvidas pautam-se por linguagens e referenciais decoloniais, inclusivas das minorias, das periferias, do multicultural e intercultural. Apresentamos reflexões sobre a educação histórica, mediada por recursos digitais, inseridas no campo de estudos sobre mudanças nas formas de ensinar e aprender História. Em diálogo com a teoria crítica, acerca da atualidade dos conceitos de formação e semiformação cultural de Theodor Adorno, fundamentada por estudos mais recentes sobre este pensador, buscamos cruzamentos teóricos que sustentam o caráter insurgente como possibilidade educativa não meramente reprodutiva. Em meio ao debate sobre Humanidades Digitais e o lugar da História na educação, apresentamos apontamentos que aproximam este referencial ao pensamento decolonial. A coleta de dados foi realizada a partir dos materiais do acervo da ONHB, análises sobre estrutura, organização e perspectivas historiográficas do evento. Nesse intento, foram elaborados questionários online, como roteiros estruturados de entrevistas com a coordenação da ONHB, membros da comissão organizadora e equipe técnica. Paralelamente, foi elaborado um formulário digital, destinado a professores e estudantes participantes das edições olímpicas, na busca por informações que corroboraram com a compreensão das hipóteses levantadas por esta pesquisa. Como resultado, as análises realizadas serviram de base para a elaboração de materiais digitais, que foram disponibilizados publicamente por meios digitais, no site/blog "História para quê?". Pretendemos, com essa proposta, estabelecer conexões com outros docentes e estudantes que se voluntariem a colaborar na continuidade do projetoAbstract: The purpose of this study consists in a work with sources and interpretation of historiographical narratives focused on teaching, examining possible convergences between Digital History and Digital Humanities. As objects of analysis, we highlight the National Olympics in Brazilian History - Unicamp, and the experiences with the organization and orientation of studies with participating teams since 2009.The historiographical discussions involved are guided by decolonial languages and references, including minorities, the peripheries, the multicultural and intercultural. We present reflections on historical education, mediated by digital resources, inserted in the field of study about changes in the ways of teaching and learning History. In dialogue with critical theory, about the actuality of Theodor Adorno's concepts of cultural formation and semi-formation, based on more recent studies from this thinker, we seek theoretical intersections that support the insurgent character as an educational possibility not merely reproductive. Amid the debate on Digital Humanities and the place of History in education, we present notes that bring this reference closer to decolonial thought. Data collect was performed using materials from the ONHB collection, analyses of the structure, organization, and historiographic perspectives of the event. For this purpose, online questionnaires were prepared, such as structured interview scripts with the coordination of the ONHB, members of the organizing committee and the technical team. At the same time, a digital form was created, aimed at teachers and students participating in the Olympic editions, in the search for information that corroborated the understanding of the hypotheses raised by this research. As a result, the analyzes carried out served as the basis for the preparation of digital materials, which were made publicly available by digital media, on the website/blog "História para quê?". With this proposal, we intend to establish connections with other professors and students who volunteer to collaborate in the continuity of the projectAbertoMestradoEnsino de HistóriaMestre em Ensino de História[s.n.]Meneguello, Cristina, 1967-Pedro, AlessandraFreitas Neto, José Alves deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeal, Leandro Sapiensa Galvão, 1983-20232023-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/20563LEAL, Leandro Sapiensa Galvão. História para quê?: humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022. 2023. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20563. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1397181Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1397181Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-29T15:59:46Zoai::1397181Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-29T15:59:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
History for what? : digital humanities and the National Olympiad in Brazilian History - 2009-2022
title História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
spellingShingle História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
Leal, Leandro Sapiensa Galvão, 1983-
Olimpíada Nacional em História do Brasil
História - Estudo e ensino
Humanidades digitais
Tecnologias digitais da informação e comunicação
History - Study and teaching
Digital humanities
Digital information and communication technologies
title_short História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
title_full História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
title_fullStr História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
title_full_unstemmed História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
title_sort História para quê? : humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022
author Leal, Leandro Sapiensa Galvão, 1983-
author_facet Leal, Leandro Sapiensa Galvão, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneguello, Cristina, 1967-
Pedro, Alessandra
Freitas Neto, José Alves de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Leandro Sapiensa Galvão, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada Nacional em História do Brasil
História - Estudo e ensino
Humanidades digitais
Tecnologias digitais da informação e comunicação
History - Study and teaching
Digital humanities
Digital information and communication technologies
topic Olimpíada Nacional em História do Brasil
História - Estudo e ensino
Humanidades digitais
Tecnologias digitais da informação e comunicação
History - Study and teaching
Digital humanities
Digital information and communication technologies
description Orientador: Cristina Meneguello
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-04-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/20563
LEAL, Leandro Sapiensa Galvão. História para quê?: humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022. 2023. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20563. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/20563
identifier_str_mv LEAL, Leandro Sapiensa Galvão. História para quê?: humanidades digitais e a Olimpíada Nacional em História do Brasil - 2009-2022. 2023. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20563. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1397181
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1397181
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189200689364992